• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que fazer se eu errar na redação do Enem?

A redação do Enem causa bastante preocupação nos candidatos. Isso porque, caso você a zere, a chance de entrar em um vestibular ou conseguir uma vaga em qualquer programa de educação do governo se acaba.

Grande parte dos candidatos se depara com a dúvida: “e se eu errar na redação? Terei minha nota zerada?” A resposta é não, mas é preciso saber que tipos de falhas são toleradas pelos examinadores e o que não pode existir de forma alguma.

Errei na redação do Enem, e agora?

Em geral, os avaliadores do Enem entendem que uma boa redação não está relacionada a um ou outro erro gramatical. Isso porque ela precisa demonstrar que o estudante entender o tema apresentado e mostrou uma proposta inovadora de intervenção para solucionar o problema.

Se houver fortes argumentos e uma boa construção de texto, errar duas palavras e uma concordância não é considerado uma falha grave. Ainda assim, ele pode obter nota máxima no exame.

É claro que um texto cheio de erros não será tão bem avaliado, mas o que queremos dizer é que, se existem parágrafos com argumentos que estejam bem amarrados, uma solução ao problema e conclusão que deixe a proposta clara, o principal foi atingido.

O Ministério da Educação elaborou uma diretriz que avalia cinco competências na redação. Cada uma delas soma, no máximo 200 pontos, a serem conquistados pelo aluno.

A análise principal que os avaliadores fazem é se o aluno compreendeu o tema da proposta de redação e se ele consegue construir argumentos para sua tese. A capacidade de concluir o texto com uma proposta ética e inovadora de intervenção no problema apresentado também é importante.

Fiz uma rasura na redação do Enem: o que faço?

Você passou a redação a limpo e, nessa hora, cometeu um erro de ortografia ou acentuação? Não se preocupe, pois existem formas de corrigir rasuras caso você erre na redação do Enem.

Se você errou uma palavra, a recomendação é fazer um traço em cima da palavra e escrever corretamente logo em seguida.

Se você errou um acento, também vale fazer um traço simples e curto sobre ele. Assim, o corretor da prova entenderá que você desconsidera o que foi colocado.

Mesmo que errar na redação não seja alvo considerado tão grave, um texto muito rasurado pode dar a impressão de despreparo do candidato. Vale, então, prestar muita atenção no momento de passar o texto a limpo e cuidar para que não haja erros.

A dica para evitar que essas falhas aconteçam é praticar muito. Escreva bastante, leia redações com notas altas no Enem e prepare-se para o grande dia! Há, inclusive, diversos textos online do exame que podem te ajudar.

Veja também

Dicas Para Escrever Uma Redação Nota 1000 No Enem

Como Fazer Uma Redação Sabendo Pouco Ou Nada Do Tema