Prouni 2022: veja os pré-selecionados na lista de espera.

Sonho distante possível:

Estude com 100% de bolsa pelo Prouni

A Descomplica é parceira do programa que facilita a sua formação na faculdade.
Saiba como participar:

Saiba mais

Tire suas dúvidas:

Fique de olho nos links importantes e confira os pré-selecionados na lista de espera.

O que é o Prouni?

Criado pelo Governo Federal em 2004, ​​o Prouni, Programa Universidade Para Todos, oferece bolsas de estudo para quem nunca fez faculdade.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet direto na página do Prouni. Acompanhe o calendário completo no site do programa.

Como é o processo de seleção do Prouni?

Etapa 1: Inscrição

Preencha o formulário no site do Prouni, de graça, usando sua nota do Enem de 2020 ou 2021. Escolha nosso polo de Fortaleza e não se preocupe: você pode trocar de polo na etapa 3.

Saiba mais

Etapa 2: Avaliação

Depois que o Prouni divulga a lista de candidatos classificados, a gente entra em contato por e-mail para pedir a documentação, que deve ser enviada digitalmente.

Veja os documentos

Etapa 3: Seleção

Se toda a documentação estiver correta, você recebe uma confirmação por e-mail e sua bolsa está aprovada. Assim que fizer a matrícula, fique à vontade para escolher o polo mais perto de você.

Quem pode participar?

Conheça quem pode se candidatar à bolsa integral (100%) pelo Prouni para estudar na Descomplica com o benefício do programa:

  • Pessoas que nunca concluíram uma faculdade
  • Com pontuação no Enem de 2020 ou 2021 superior a 450 e redação maior do que zero
  • Com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo (aprox. R$1.818,00 por pessoa)
  • Com ensino médio feito em escola pública ou com bolsa integral em escola privada
  • PCD (pessoas com deficiência) e/ou autodeclarados indígenas, pardos ou pretos
  • Professores da rede pública (para bolsas de licenciatura)

Bora participar da seleção?

Aproveite a chance de concorrer a uma bolsa integral pelo Prouni. Boa sorte!

Perguntas frequentes sobre o Prouni

O que é Prouni e como funciona?

O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo Ministério da Educação, distribui bolsas de estudo em universidades, aumentando a quantidade de estudantes brasileiros de baixa renda na graduação. A seleção de candidatos é feita de acordo com a nota obtida na última edição do Enem. Podem participar do processo seletivo estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O Prouni tem duas edições anuais (uma no primeiro semestre e a outra no segundo) e é composto por uma única fase de inscrição – gratuita e feita apenas online, no site do Prouni.

Qual é o cronograma do Prouni 2022?

O cronograma do Prouni 2022 é o seguinte:

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
1ª chamada: 2 de março
Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril
Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril
Comprovação das informações dos aprovados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Quem pode se inscrever no Prouni e quais são os documentos necessários?

O Prouni é um programa voltado para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Essa é uma condição básica para ter acesso ao benefício. Além disso, para participar do Prouni, é imprescindível ter concluído o Ensino Médio e ter feito a última edição do Enem! O candidato não pode zerar a redação e precisa ter acumulado pelo menos 450 pontos em sua média de notas das provas do exame. Para se inscrever no Prouni, basta apenas ter o seu login de inscrição e a senha do Enem mais recente, feito pelo seu CPF.

Quando começam as inscrições do Prouni 2022?

As inscrições para o Prouni 2022 acontecem de 22 a 25 de fevereiro e são feitas pela internet, no site do programa do Governo Federal. Para fazer a sua inscrição, o candidato deve ter, obrigatoriamente, feito a última edição do Enem. A primeira chamada acontece em 2 de março e a segunda chamada, em 21 de março.

O que são vagas remanescentes no Prouni?

Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ao longo do processo seletivo do Prouni na primeira e na segunda chamada e na lista de espera.

Quais são as cotas do Prouni?

O Prouni reserva bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A quantidade de vagas de cotas é equivalente à porcentagem que cada grupo representa na população do Estado, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Importante: cotistas também devem se enquadrar às demais exigências do Prouni, que incluem limite de renda familiar e ter estudado em escola pública ou particular com bolsa.

O que é nota de corte do Prouni e como ela funciona?

A nota de corte é uma das maiores preocupações dos candidatos ao Prouni. Trata-se da menor nota necessária para estar dentro dos selecionados para uma vaga em determinado curso, instituição, turno e modalidade de concorrência. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema calcula diariamente, de acordo com as notas dos participantes, as notas de corte. É preciso monitorá-la para ter uma noção da sua colocação. A nota de corte do Prouni não invalida a média do Enem exigida para ter acesso ao programa. É preciso obter uma média maior do que 450 pontos em todas as suas notas do Enem e não zerar a redação.

​​Qual é a nota mínima para participar do Prouni?

Existe uma nota mínima exigida para se inscrever no Prouni, sabia? É preciso ter tirado ao menos 450 pontos na edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Além dessa nota, há a nota de corte do Prouni, pontuação mínima exigida para que você tenha acesso a uma bolsa no curso que escolher. Quanto maior a sua nota no Enem, maiores as chances de superar a nota de corte.

Quando sai e como ver o resultado do Prouni 2022?

A primeira chamada com o resultado do Prouni 2022 sai no dia 3 de março. A segunda chamada acontece em 21 de março. Quando chegar a data e você estiver na curiosidade para saber o resultado do Prouni, é só acessar o site oficial do programa, informar os dados de login e senha Gov para ter acesso aos resultados e aos próximos passos para matrículas.

Como funciona a lista de espera do Prouni?

O candidato que não for aprovado na 1ª chamada do Prouni já concorrerá a uma vaga mais uma vez, de forma automática, na 2ª convocação. Se, ainda assim, ele não for aprovado, terá a opção de manifestar interesse na lista de espera, em 4 e 5 de abril, pelo site do Prouni. Os pré-requisitos são os seguintes:

Ter sido reprovado nas duas chamadas regulares;
Ter sido pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Qual a renda máxima do Prouni para concorrer a bolsas de 100%?

Para concorrer a bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (por pessoa da família).

O que acontece se minha renda aumentar? Perco a bolsa?

Os bolsistas do Prouni não precisam comprovar a renda a cada semestre, mas se a renda aumentar substancialmente a recomendação é avisar o Ministério da Educação (MEC), que tomará a decisão sobre o cancelamento ou não da bolsa. O MEC pode investigar a renda do bolsista a qualquer momento e, caso seja comprovada alguma irregularidade, o estudante perde a bolsa. Qualquer pessoa também pode denunciar irregularidades no Prouni pelo telefone 0800 616161.