Uma das maiores preocupações dos estudantes atualmente é a prova do Enem e, com isso, vem a dúvida: O que fazer se eu errar na redação do enem?
Seja para conseguir acessar uma universidade, programas de incentivo do Governo ou conseguir bolsas de estudos, gabaritar o Enem afeta até os estudantes experientes.
Antes de tudo, vale compreender que, apesar de ser uma prova de alta exigência, nem tudo está perdido em caso de erros. Se você está se desesperando, saiba que existem formas de ajustar isso sem afetar o seu resultado. Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso.
Errei na redação do Enem, e agora?
Em geral, os avaliadores do Enem entendem que uma boa redação não está relacionada a um ou outro erro gramatical. Isso porque ela precisa demonstrar que o estudante entende o tema apresentado e mostrou uma proposta inovadora de intervenção para solucionar o problema.
Se houver fortes argumentos e uma boa construção de texto, errar duas palavras e uma concordância não é considerado uma falha grave. Ainda assim, ele pode obter nota máxima no exame.
É claro que um texto cheio de erros não será tão bem avaliado, mas o que queremos dizer é que, se existem parágrafos com argumentos que estejam bem amarrados, uma solução ao problema é ter uma conclusão que deixe a proposta clara.
O Ministério da Educação elaborou uma diretriz que avalia cinco competências na redação. Cada uma delas soma, no máximo 200 pontos, a serem conquistados pelo aluno.
A análise principal que os avaliadores fazem é se o aluno compreendeu o tema da proposta de redação e se ele consegue construir argumentos para sua tese. A capacidade de concluir o texto com uma proposta ética e inovadora de intervenção no problema apresentado também é importante.
Veja também o post: modelos de conclusão de redação
4 dicas para não ser prejudicado caso você erre na redação do Enem
1. Não se desespere!
Antes de tudo, se você cometeu um erro, não lide como se fosse o fim do mundo. Isso pode fazer com que você faça ajustes errados ou cometa novos erros.
Por mais que seja uma prova importante para o seu futuro acadêmico, vale observar com calma para enxergar as melhores opções.
2. Palavra errada? Risque o erro!
Se você errou uma palavra ou escreveu de forma ilegível com o nervosismo da prova, o indicado é fazer um traço por cima da palavra. Em seguida, escreva a palavra corretamente e siga com o desenvolvimento do seu texto.
3. Acento em local impróprio? Faça um traço por cima!
Se você errou no acento ou em alguma pontuação, basta fazer um traço simples e curto sobre ele. Desta forma, o corretor da prova vai avaliar entendendo que você desconsiderou o que foi colocado.
4. Viu os erros no final da prova, o que fazer?
Até então, colocamos algumas dicas de como você pode lidar com um erro logo quando estiver desenvolvendo o texto. Mas o que fazer se eu errar na redação do Enem e identificar isso apenas no final, na última revisão?
Para começar, veja com calma todos os erros não identificados anteriormente para entender o cenário atual.
Em seguida, faça um traço simples por cima da palavra ou termo errado e escreva acima do erro. Escreva da forma mais legível possível e siga pros outros ajustes.
Confira alguns temas de redação para treinar
Como tirar nota máxima no Enem sem sofrimento nem desespero?
Agora que você já viu como consertar os erros, chegou a hora de entender como desenvolver um texto incrível. Para começar, use o rascunho como um aliado na sua missão de tirar 1000 na redação.
Outra dica é ser organizado, seja com as ideias ou com a forma como você vai desenvolver o texto.
Isso ajuda a criar textos melhores, assim como minimiza a chance de erros por nervosismos. Além disso, ser organizado permite que haja um melhor aproveitamento do tempo de prova.
Mas tudo isso você só consegue investindo na prática. Leia com calma as instruções, pratique com testes dos anos anteriores, cronometre o tempo de produção e sempre se mantenha atualizado com estas questões.
Aproveite para assistir o vídeo sobre como escrever uma redação nota 1000
Ah e para você ficar craque não só na redação, mas em todo o conteúdo da prova, que tal conhecer o nosso cursinho preparatório?