Blog Descomplica
pessoa segurando livros para ilustrar o conteúdo sobre como escolher o curso no sisu

Como escolher o curso no SiSU: confira a melhores dicas

Para conseguir uma vaga no SiSU é preciso pensar na esratégia certa. Vem aprender com a gente como escolher o curso no SiSU!

Atualizado em

Compartilhe

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades federais de todo o território brasileiro. 

Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga para o SiSU, sendo a primeira a que tem maior prioridade. É fundamental ter muita atenção no momento de escolher a primeira e segunda opção de curso para o SISU e, para isso, é recomendado adotar uma estratégia.

Quer entender melhor a estratégia de como escolher o melhor curso no SiSU? Se liga nas nossas dicas!

Veja suas chances de passar na faculdade no Simulador SiSU

Como funciona a primeira e segunda opção do SiSU?

As opções do SiSU funcionam da seguinte maneira: cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, sendo a primeira opção com prioridade maior que a segunda para o sistema.

Como já dissemos, o candidato precisa ter muita atenção na escolha das duas opções, já que o candidato que for aprovado na segunda opção não poderá participar da lista de espera da primeira opção. Então, vale ficar de olho!

Dicas para escolher o curso

No momento de optar pelas duas opções de curso no SiSU, é importante ter certeza da sua escolha profissional. Se estiver em dúvida, não deixe a nota de corte decidir por você. Já imaginou ser aprovado para uma vaga em um curso com o qual você não se identifica? É cilada!

Por isso mesmo, se você não tiver uma segunda opção real, a recomendação dos especialistas é deixar a segunda opção em branco. Só preencha a segunda opção com um curso com o qual você se identifica e em uma instituição de ensino em que você realmente pode estudar, beleza?

Dica! É possível selecionar como primeira e segunda opção o mesmo curso na mesma instituição, mas em turnos diferentes.

Outra recomendação é explorar as instituições públicas da sua região. Mantenha sempre como primeira opção o curso em uma instituição que você mais deseja.

Como segunda opção, coloque o curso que você deseja em uma instituição com a nota de corte mais baixa, mas que fique em uma cidade na qual você tenha condições de viver.

Aqui, vale a pena dar uma olhada nas universidades federais da sua região.

Como funciona a segunda opção de curso no SiSU?

É importante reforçar que a segunda opção não pode ser uma escolha aleatória. Caso o participante seja aprovado na segunda opção, ele não poderá participar da lista de espera da primeira opção.

Se o candidato for aprovado na segunda opção, é possível começar a cursar a graduação enquanto estuda para o vestibular do ano que vem, se assim desejar.

A segunda opção também pode ser uma forma de aumentar suas chances de passar para o curso e instituição que você tem certeza de que deseja entrar!

Como já falamos acima, é possível usá-la para o mesmo curso, na mesma instituição, porém em outro turno! Vale a pena prestar atenção a esses detalhes, viu?

Quantas opções de faculdade posso escolher no SiSU?

O SiSU recebe inscrições de interessados de qualquer parte do país, que tenham feito o Enem.

O processo de inscrição para o SISU é virtual. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU, sempre sendo a primeira a sua preferência.

Um dos dados interessantes do SiSU é que, enquanto as inscrições não se encerram, o candidato pode alterar os locais e até o curso pretendido quantas vezes quiser. A última opção é a que será considerada no processo de seleção, sacou?

Como escolher o curso por nota de corte?

No primeiro dia de inscrições para o SiSU, o MEC divulga as vagas para cada curso e instituição, e os candidatos começam a se inscrever. 

No segundo dia, começam a ser divulgadas as notas de corte. O MEC divulga a hora em que a nota é atualizada no sistema, e isso é feito diariamente. Porque, a cada dia, novos candidatos consultam a situação do curso que desejam. Se eles percebem que estão abaixo da nota de corte, muitas vezes partem para outro curso.

Quer um exemplo pra entender melhor? Olha só:

Imagine que um candidato fez 700 pontos e se candidatou ao curso de Psicologia no primeiro dia. Ele, então, olhou no site do SiSU e viu que a nota de corte estava em 750. 

Então, ele preferiu garantir sua vaga e mudou sua primeira opção para Administração, que tinha uma nota de corte de 690. 

Ele garantiu uma vaga, mas fez com que alguém descesse uma colocação. Esse movimento vai tirando pessoas da disputa, mas também pode ser ruim para ele, já que o mesmo pode acontecer para o curso de Psicologia – fazendo com que ele ganhe uma vaga. 

A nota de corte do SiSU pode diminuir, sabia? Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga.

Uma forma legal de ver a nota de corte do SiSU e simular qual é o melhor curso para você é pelo Simulador do SiSU

No simulador do SiSU, você consegue ter uma ideia da nota necessária para determinado curso e instituição com base nas notas do ano anterior. Se estiver de olho no SiSU 2024, é só chegar e usar nossa ferramenta! 

A gente sabe que é um momento de muita apreensão, mas estamos torcendo para que você conquiste a vaga que sempre sonhou! E se bater aquela insegurança, conta com a gente, viu? 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você