Blog Descomplica

Vestibular UERJ: como funciona, dicas para passar e assuntos que mais caem

porDescomplica| 07/04/2011

Compartilhe

O Vestibular UERJ atualmente conta com uma prova que tem na faixa de 60 questões e que possui a pontuação de um ponto e meio pra cada alternativa que for assinada corretamente. 

A redação ao final da prova é uma das que mais contam pontos, fornecendo dez pontos ao candidato que escrever e se sair bem.

Ele é um dos mais concorridos do Brasil estando lado a lado com a USP, Universidade de São Paulo. 

Apesar do vestibular ser o mais comum, hoje em dia não é a única forma de entrar na universidade, podendo-se fazer o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e optar pela alternativa do Sisu. 

Mas, caso faça o Enem, é importante que você esteja ciente que a prova é super concorrida e que, devido a isso, é importante que a sua nota de corte seja alta pra garantir a vaga no curso que deseja, ainda mais em direito ou medicina.

Se você está pensando em fazer o Vestibular UERJ, fique aqui com o Descomplica porque preparamos um guia completo pra te ajudar a entender como ele funciona, os assuntos que mais caem e muito mais. 

E, claro, se tiver alguma dúvida sobre o assunto, basta que você comente aqui conosco pra que possamos te ajudar. 

Como funciona o vestibular UERJ: notas de corte

Estante de madeira com cinco prateleiras de livros para ilustrar o estudo para o vestibular da uerj

Por conter apenas 60 questões, cada uma valendo apenas um ponto e meio, é importante que se esteja ciente de que a nota de corte geralmente é menor que a do Enem, que pode ir até mil. No entanto, o nível de dificuldade é o mesmo

A nota de corte mais alta da universidade está sendo a de medicina, que já conta com cerca de 92 pontos. No entanto, em 2020, estava um pouco mais alto, com 92,5 pontos. 

A segunda maior nota, e das menos esperadas, porque muita gente acreditava que encontraria nessa colocação a advocacia ou outra, é de relações internacionais, que estava em 84 em 2020 e acabou indo pra cerca de 82,5. 

Direito está em apenas quinto lugar, contando com a nota de corte de 80 no ano de 2021 e cerca de 81,25 no ano de 2020. 

No ano de 2020, engenharia mecânica estava entre os maiores destaques, tendo a nota de corte em quase 82. No entanto, teve uma forte recaída no ano de 2021 e foi pra menos de 57. Ou seja, houve uma considerável diminuição de buscas no setor. 

Lista

Curso Nota de Corte 2021 Nota de Corte 2020
Medicina (Rio) 92,00 92,50
Relações Internacionais (Rio) 82,50 84,25
Engenharia de Produção (Rio) 62,75 82,25
Engenharia Mecânica (Rio) 56,75 81,50
Direito (Rio) 80,00 81,25
Design (Rio) 76,25 79,75
História (Rio) 72,75 79,25
Psicologia (Rio) 75,50 79,00
Engenharia Química (Rio) 64,75 78,00
Ciências Econômicas (Rio) 67,25 77,50
Jornalismo (Rio) 74,50 76,75
Ciências da Computação (Rio) 60,00 75,25
Letras: Inglês/Literatura (Rio) 68,00 74,50
Odontologia (Rio) 72,25 74,50
Geografia (Rio) 67,75 73,50
Arquitetura e Urbanismo (Petrópolis) 63,50 73,00

O curso de jornalismo, que chega a custar na faixa de R$ 2 mil em suas mensalidades em instituições privadas, também tem nota de corte elevada, estando por volta de 74. 

Letras está na faixa de 68, estando na lista dos cursos mais concorridos devido à boa reputação da instituição quanto a objetos de estudo e obras antigas pertencentes a grandes autores sob o seu domínio.  

Assuntos que mais caem no Vestibular da UERJ

Ilustração com fórmulas matemáticas para ilustrar o estudo para o vestibular da uerj

Quando estamos falando de biologia, pode-se dizer que um dos assuntos que mais caem é sobre a Segunda Lei de Mendel e a transmissão independente

A estrutura química do metabolismo, como DNA e RNA também são assuntos de destaque, assim como também há leve mistura do DNA com a questão de matemática voltada pra probabilidade. 

É justamente porque há uma interlocução entre os temas abordados na prova que se deve ter sempre em mente que você precisa estudar as matérias sempre em conjunto: história tem, sim, que ser estudada com física e matemática, por exemplo.

Já quando estamos falando de física no vestibular UERJ 2022, é estimado que os assuntos mais solicitados sejam de calor específico e energia cinética, ou seja, quando determinado objeto está em movimento. 

Já em geografia e história, pode-se dizer que os movimentos populacionais e energias renováveis são focos de temas que caem praticamente todo ano. 

A urbanização brasileira e a Era Vargas também podem ser destacados como assuntos fortes e que, com toda certeza, devem ser estudados. Por fim, não esqueça de passar no capítulo do seu livro que fala mais sobre o Estado Novo. 

Inscrição vestibular UERJ

Mulher jovem lendo livro - vestibular uerj

A inscrição pra quem tem interesse em fazer parte da prova e entrar pra universidade dos sonhos no ano de 2022 deverá ser feita através do site específico da instituição. 

Por lá, você tem que realizar a confirmação, pagar a taxa de inscrição ou fazer a solicitação de isenção, caso você seja beneficiário do Bolsa Família e não tenha como realizar o pagamento. 

Dicas para se dar bem na prova e tirar uma nota de corte alta 

Pessoa escrevendo em um caderno para ilustrar o estudo para o vestibular da uerj

Se você está em busca de dicas pra ter um bom desempenho na sua prova e tirar uma boa nota de corte, está no lugar certo: 

  • Conheça o curso do Descomplica que vai te ajudar a se preparar pro Enem e vestibular com assuntos que mais caem e ainda contamos com redação corrigida por especialistas de letras

Nós temos planos que são super flexíveis e que podem te ajudar a se preparar. 

  • Não esqueça de separar uma quantidade de horas em um dia pra estudar. Nada de deixar pra estudar em cima da hora. Estudar em cima da hora somente vai aumentar a ansiedade e não vai trazer retorno. 
  • Descanse ao máximo durante a semana em que for realizar o seu vestibular e durma bem pra garantir que não vai ter nenhum problema quanto a sono e cansaço. 
  • Se alimente muito bem e leve uma garrafa de água pra ficar nutrido. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui quais são as suas dicas pra conseguir passar em um dos vestibulares mais competitivos do Brasil. Caso queira se preparar para o Enem e para os Vestibulares, conheça nosso Curso Preparatório.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica