Use suas notas reais do Enem 2022 e complete suas informações de cadastro; é tudo confidencial, não se preocupe.
Com o Simulador SiSU Descomplica 2023 você usa o resultado do Enem 2022 e descobre as suas chances de aprovação no curso e universidade dos seus sonhos.
O SiSU é coisa séria, e é preciso saber direitinho todas as regras e as melhores estratégias para conseguir sua vaga. A Descomplica não te deixa na mão e traz um simulador para você ficar por dentro das chances de aprovação de acordo com a nota de corte do SiSU 2022. É de graça, e você pode usar quantas vezes quiser!
Use suas notas reais do Enem 2022 e complete suas informações de cadastro; é tudo confidencial, não se preocupe.
Escolha o estado, curso e modalidade: nós vamos te mostrar quais suas chances de aprovação baseadas nas notas de corte do SiSU 2022.
Navegue pelos conteúdos abaixo para saber todas as regras do SiSU, e não perca o Guia Definitivo de Inscrição, com os melhores macetes e estratégias para aumentar suas chances de aprovação!
O SiSU é uma oportunidade incrível para você ingressar em uma universidade em 2023. Antes de realizar a sua inscrição, confira as dicas e as principais dúvidas que separamos sobre o programa.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa criado pelo MEC que viabiliza o ingresso de estudantes nas melhores universidades públicas do País. Com base na nota do Enem, o SiSU tem duas edições anuais e oferece vagas em diferentes modalidades de concorrência e em diversas universidades.
Existem as notas de corte do SiSU, que indicam ao candidato o quanto ele precisa tirar para conseguir uma vaga em seu curso desejado. Cada instituição de ensino pode adotar pesos diferentes para cada área do conhecimento do Enem ou, até mesmo, notas mínimas.
Ainda ficou com alguma dúvida? Saiba muito mais sobre O que é o SiSU em nossa página especial.
O SiSU é um exame realizado duas vezes por ano. A primeira edição acontece, geralmente, no mês de janeiro e a segunda, no segundo semestre do ano.
Ele funciona da seguinte maneira: as universidades que optam por usar o sistema do SiSU para selecionar seus alunos oferecem um certo número de vagas e, ao fim do processo seletivo, serão escolhidos os alunos mais bem classificados.
Na inscrição, o candidato escolhe até duas opções de cursos disponíveis e, ao fim do período de inscrição, são selecionados os candidatos com as melhores classificações de cada curso, dentro do número de vagas disponíveis.
Caso o participante seja aprovado em uma das opções (seja a primeira ou segunda), ele deixa a lista de espera. Por isso, é fundamental pensar bem nas suas escolhas de curso.
Confira nossa página especial caso queira saber mais detalhes sobre como funciona o SiSU.
Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
Resultados: 28 de fevereiro
Notas consideradas: Enem 2022.
Pode se inscrever no SiSU quem fez a última edição do Enem, tirou uma nota acima de zero na redação e não é treineiro.
Um ponto importante é que algumas instituições exigem notas mínimas para inscrição em seus cursos. Durante o processo seletivo, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer a uma vaga, o próprio sistema emitirá uma mensagem. Vale a pena ficar atento a isso.
Veja em nossa página especial outros casos de quem pode se inscrever no SiSU.
É muito fácil se inscrever no SiSU. Basta apenas ter as seguintes informações:
Feito isso, é hora de clicar em Fazer Inscrição na página do SiSU e entrar com o usuário e senha Gov.br.
Então, confirme seus dados e escolha até duas opções de curso (você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso). Depois, escolha a modalidade pretendida, confirme os dados do curso, a documentação exigida pela instituição na matrícula e clique em Confirmar minha inscrição.
Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela Minha inscrição e poderá conferir as informações da opção escolhida, com a possibilidade de, inclusive, alterar suas opções durante o período de inscrições.
Para mais detalhes sobre como se inscrever no SiSU e os documentos necessários, confira a nossa página de dúvidas.
As inscrições vão do dia 16 a 24 de fevereiro de 2023.
O sistema de cotas SiSU é dividido em três tipos, que têm o objetivo de atender a uma parcela da sociedade que é desfavorecida quando o assunto é acesso às universidades.
As cotas do SiSU são as seguintes:
Cotas para alunos de escola pública: todas as instituições públicas federais devem garantir que uma parcela de suas vagas seja destinada a pessoas que se formaram em escolas públicas.
Cotas para pessoas de baixa renda: candidatos cuja renda familiar por pessoa é de até 1 salário mínimo e meio podem concorrer por meio desta cota.
Cotas para ações afirmativas: são as vagas reservadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Aqui, podem entrar também pessoas com deficiências e comunidade quilombola.
Entenda melhor sobre quais são as cotas do SiSU em nossa página.
Boa parte das instituições públicas de Ensino Superior no Brasil participam do SiSU. Como são muitas, fizemos um resumo por região. Entretanto, se você tiver uma instituição em mente, é possível fazer uma busca no site do SiSU, na seção de Vagas.
Quer ver a lista completa aqui no site? A gente te mostra todas as universidades participantes do SISU!
A nota de corte é a menor nota necessária para que o candidato fique entre os potencialmente selecionados no SiSU. Ela serve como uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.
A classificação parcial funciona da seguinte forma: durante o período de inscrição, uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos e só é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
A nota do Enem pode ser usada no SiSU da seguinte forma: quando o candidato faz o login no SiSU, o sistema recupera, automaticamente, suas notas obtidas no Enem válido para o processo seletivo.
Algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Então, quando o candidato se inscreve para um curso com peso diferente, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição.
O resultado do SiSU será divulgado em 28 de fevereiro de 2023. Ele pode pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC (0800-616161).
Se o candidato for selecionado, ele deve, antes de tudo, verificar na instituição de ensino em que foi aprovado a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial e em qual período e horário será permitida a entrega da documentação e demais procedimentos para a matrícula.
O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível na página do SiSU.
Ah, e caso não dê certo este ano, confira o nosso cursinho preparatório para o Enem.
Candidatos que não foram classificados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular, poderão entrar na lista de espera. Para isso, é preciso acessar o site do SiSU e, no boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.
Em seguida, o SiSU disponibiliza as listas de espera para as instituições preencherem as vagas que não foram ocupadas. As próximas chamadas são anunciadas por cada instituição, e não pelo SiSU. Portanto, o candidato precisa acompanhar as informações com a própria universidade para a qual está aguardando uma vaga na lista.
O Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi uma iniciativa criada pelo Governo Federal entre os anos de 2013 e 2015 com o objetivo de facilitar o acesso às vagas para cursos técnicos do programa Pronatec, também extinto.
Desde 2019, o programa de acesso a cursos técnicos e profissionalizantes mudou de nome a passou a se chamar Programa Novos Caminhos. Caso queira entender melhor os programas, veja nosso artigo sobre a mudança do Sisutec para o programa atual.