ilustração

Para começar seu cadastro gratuito, selecione qual é seu curso de interesse:

Continuar cadastro
Fechar

Estude grátis para provas, cursinho, Enem e Vestibulares

Conheça o Descomplica Básico: Acesse nossa super biblioteca, 100% grátis, para te ajudar a se preparar melhor para provas, cursinhos, Enem, vestibulares e, principalmente, para o seu futuro.

Crie uma conta gratuita nova ou acesse a sua abaixo:

Cadastrar grátisEntrar no Descomplica Básico
ilustração

Para começar seu cadastro gratuito, selecione qual é seu curso de interesse:

Continuar cadastro
Fechar

nossas super aulas, 100% grátis

#1

Acesse todas as nossas aulas gravadas

Entre na biblioteca do nosso curso online e estude para provas escolares, cursinho, Enem e/ou Vestibular, com os melhores professores

#2

Aprenda até as matérias mais difíceis

Você poderá assistir a mais de 1500 vídeos, com explicações divertidas e interessantes, para dominar qualquer tópico

#3

Estude onde, como e quando quiser

No seu ritmo, sem perder tempo com matérias que você já sabe, focando só no necessário e garantindo seu notão

Quero estudar grátis
ilustração

Para começar seu cadastro gratuito, selecione qual é seu curso de interesse:

Continuar cadastro
Fechar

arrase com nossos super professores

  • Biologia

    Rubens Oda

    Aprenda sobre: Fundamentos da Ecologia, Ecossistema, Sistema Imunitário, Genética, Bioenergética, DNA e RNA, Angiosperma e muito mais

  • Filosofia e Sociologia

    Lara Castro

    Aprenda sobre: Aristóteles, Sócrates, Platão, Racionalismo, Filosofia e Sociologia contemporânea, Cidadania, Capitalismo e muito mais

  • Geografia

    Claudio Hansen

    Aprenda sobre: Questões Ambientais, Urbanização, Globalização, Geografia Agrária, Industrialização, Climatologia, Energia e muito mais

  • Redação

    Isabel Sodré

    Aprenda a escrever uma redação incrível, descubra quais são os possíveis temas para redação em 2022 e como desenvolver uma super narrativa

  • História

    Renato Pellizari

    Aprenda sobre: Revolução Industrial, Brasil Colonial, Absolutismo, O Ciclo do Ouro, Iluminismo, Martinho Lutero, Idade Média e muito mais

  • Física

    Leo Gomes

    Aprenda sobre: Acústica, Resistores, Mecânica, Eletricidade, Ondulatória, Calorimetria, Óptica, Magnetismo, Termometria e muito mais

Quero estudar grátis

Perguntas Frequentes

Como estudar para o Enem e vestibulares gratuitamente?

Existem várias formas de estudar gratuitamente online, seja através de textos em blogs ou vídeos no YouTube.

Mas a melhor forma continua sendo estudar através de uma plataforma especializada como a Descomplica, que pode te ajudar a focar suas energias em conteúdos realmente necessários para se dar bem tanto no Enem quanto em qualquer prova para vestibular.

Como se preparar para o Enem?

Primeiro, você precisa entender como o Enem funciona.

Atualmente são dois dias de prova: no primeiro dia temos a prova de linguagens, humanas e redação e no segundo dia, temos a prova de matemática e naturezas.

Cada prova possui 45 questões. No primeiro dia o tempo máximo para a realização da prova é de 5h30min e no segundo dia o candidato tem até 5h para concluir as provas.

Depois de saber quais são as matérias abordadas, o próximo passo é criar um planejamento de estudos para conseguir manter o foco e a organização, e não perder tempo com coisas desnecessárias.

Quando começar a estudar para o Enem e vestibulares?

O quanto antes possível.

Seja prestando o vestibular dos seus sonhos ou o Enem 2022, com certeza, essa será uma das provas mais importantes da sua vida, pois vai te ajudar a construir seu futuro.

Então quanto mais cedo você criar um planejamento de estudos, começar a estudar e se preparar, melhor será seu resultado.

Como fazer um planejamento de estudos?

O primeiro passo é saber a data do Enem. Em 2022, as provas ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro. Agora você sabe quanto tempo terá para estudar.

Depois disso, você precisa definir quais matérias vão cair na prova e criar um cronograma, dividindo o tempo de estudo para conseguir abordar o máximo possível.

E então você vai precisar criar uma rotina e estudar todos os dias, realizando simulados e descobrindo seus pontos fracos, para poder superá-los.

Você pode, inclusive, utilizar o nosso Guia do Estudo Perfeito, que foi elaborado especificamente com o propósito de te ajudar a organizar e priorizar seus estudos para se dar melhor ainda nas provas.

Onde estudar online grátis?

Você pode encontrar vídeos ou aulas online, mas o mais recomendado é buscar plataformas especializadas em ensino online, para não perder o foco.

A Descomplica é a maior plataforma para estudos online e tem uma versão totalmente gratuita.

Aqui você pode acessar inúmeras aulas gravadas por professores super especializados, utilizando um método exclusivo que já foi testado e aprovado por milhares de alunos.

Como estudar para uma prova?

Existem diversas formas de estudar para uma prova. Tudo depende de qual disciplina você precisa aprender.

Em geral, o estudo é dividido em duas partes: a teoria e a prática.

Primeiro você assiste aulas, lê e busca explicações para algum assunto, e depois realiza exercícios que testam o conhecimento adquirido.

Algumas matérias exigem mais tempo focado na teoria e outras, na prática.

Como estudar para uma prova de Matemática?

A Matemática faz parte da área de exatas e tem um peso muito grande na prova do Enem, com 50% das questões do segundo dia de prova (são 45 questões).

É uma matéria focada em cálculos e soluções, e grande parte do aprendizado vem da repetição contínua de exercícios em diferentes níveis de dificuldade.

Então, a melhor forma para estudar Matemática é focar em métodos que favoreçam a parte prática.

Como estudar para uma prova de Português?

Já o Português faz parte da área de Linguagens, juntamente com as disciplinas de Língua Estrangeira, Literatura, Arte e Educação Física.

A língua portuguesa, herdada da nossa colonização, é regida por um conjunto de normas que devemos obedecer para falar e escrever corretamente.

Por isso, o Português exige um foco maior na teoria em entender essas regras, através de bastante explicação e leitura, para podermos utilizá-las da melhor forma.

Como funciona a Descomplica?

A Descomplica é uma plataforma de aprendizado online, ou seja, todas as nossas aulas, exercícios, guia de estudos e materiais exclusivos podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora, desde que você tenha acesso à internet.

Tudo o que você precisa é se cadastrar, fazer seu login e começar a estudar!

A Descomplica é boa?

A Descomplica é MUITO boa. Na verdade, somos incomparáveis na qualidade de ensino online.

Nossos professores, além de altamente especializados, são experts em dar aulas divertidas e interessantes, desvendando qualquer matéria chata ou difícil com explicações rápidas e simples.

Além disso, nosso método Hyperlink de ensino favorece o estudo independente, te ajudando a aprender mais rápido e com mais eficácia para alcançar grandes resultados.

A Descomplica é paga?

Temos vários planos disponíveis que oferecem aulas gravadas, aulas ao vivo, guias de estudo, correções de redação, exercícios, análise de vestibulares, materiais exclusivos, etc.

E agora também oferecemos uma versão da Descomplica gratuita, onde você pode acessar milhares de aulas gravadas e estudar com a gente, sem gastar um centavo!

E o melhor de tudo é que você nem precisa estar se preparando para faculdade, pois o que aprende com a gente vai te ajudar até mesmo na escola, principalmente com as nossas monitorias.

A Descomplica substitui um cursinho?

A Descomplica é um cursinho online. É tão boa quanto qualquer cursinho presencial.

E o melhor é que você pode acessar a qualquer hora, quando e como quiser. Milhares de alunos acessam nossa plataforma diariamente, de todos os lugares do Brasil.

Consigo passar no Enem ou vestibular apenas com as aulas da Descomplica?

Sim!

Nós temos vários alunos que passaram nas provas tanto do Enem quanto de vestibulares, estudando apenas com a Descomplica e seguindo o nosso planejamento de estudos, assistindo aulas, fazendo exercícios e simulados.

Também oferecemos monitorias para te ajudar caso tenha alguma dificuldade específica e precise de maiores explicações e auxílio para entender melhor o conteúdo.

Inclusive, temos alunos que passaram em faculdades federais disputadíssimas, conquistando vagas em cursos de Medicina, Odontologia e Engenharia, entre outros.

Preciso pagar para assistir às aulas?

Você não precisa pagar nada para ter acesso às nossas super aulas gravadas.

Elas fazem parte do nosso plano gratuito.

Para ter acesso às aulas ao vivo, planejamento de estudos e outros materiais, aí você precisa assinar um dos nossos planos pagos, que são mais completos.

Vou ter acesso à aulas completas ou apenas um resumo?

Aulas completissimas!

Mesmo sendo um acesso 100% gratuito, você vai poder assistir qualquer aula da nossa biblioteca com explicações super completas e aprofundadas.

São milhares de vídeos, sobre diversos tópicos, especialmente para você. É só pegar o papel e a caneta, e se preparar para as melhores aulas onlines que existem e garantir sua super nota em qualquer prova!

Quantas aulas posso assistir?

Quantas aulas você quiser!

Temos milhares de aulas disponíveis, todas organizadas por matérias e tópicos específicos, te ajudando a criar um planejamento de estudos focando apenas no que você tem mais dificuldade.

Além de ter acesso à qualquer aula, você também pode revê-las quantas vezes quiser para reforçar seu conhecimento.

As aulas servem apenas para quem vai fazer o Enem?

Não. Nossas aulas também podem ser utilizadas para a realização de qualquer prova escolar ou vestibular, além do Enem.

Contanto que você se dedique, você pode utilizar o conhecimento adquirido aqui em qualquer outra prova que precise realizar.

Ainda estou no Ensino Médio, as aulas vão me ajudar?

Com certeza! Temos vários alunos que utilizam nossas aulas como reforço escolar durante o Ensino Médio.

Seja para te ajudar em uma matéria difícil ou escapar de uma temida recuperação ou dependência, nossas aulas cobrem todo o conteúdo do ensino médio.

E o melhor de tudo é que começando seus estudos enquanto ainda está na escola, você já consegue ir praticando e diminuindo a dificuldade de provas como o Enem ou vestibulares.

Assim, você vai poder conhecer melhor seus pontos fracos e dominar vários tópicos, com muito mais tempo disponível do que alunos que começam a estudar em cima da hora.