Blog Descomplica
pessoa escrvendo em m caderno citações para redação do enem

15 citações coringas para tirar um notão na redação do Enem

A redação do Enem representa a pedra no sapato de vários candidatos. Conhecer algumas citações ajuda a escrever um texto mais rico e interessante. Confira a lista com 15 citações coringas.

Atualizado em

Compartilhe

Você lê as redações nota 1000 do Enem e fala: “vixi, de onde essa pessoa tirou essas frases?” Calma que você não está sozinho! Tá cheio de gente que se sente desprovido de inteligência por não saber usar citações na dissertação do exame. E a gente sabe que elas ajudam a levantar a nota, então, bora usá-las, meu povo!

A redação do Enem deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo com proposta de intervenção. Além disso, espera-se que o candidato tenha um bom repertório sociocultural e coloque algumas (ou algumas) citações no texto.

E é exatamente aí que o bicho pega, né não?

A Descomplica entende como ninguém de redação do Enem e pode te ajudar a escolher as melhores citações pra dar aquela impressionada no avaliador. É claro que a frase deve fazer parte de um contexto e não apenas ser jogada ali, então, vale a pena selecionar algumas pra usar no dia da prova!

Saiba tudo sobre as inscrições do Enem 2024!

Citações coringas para a redação Enem

Como nunca se sabe exatamente o tema da redação, é bom estudar e guardar algumas citações pra usar de acordo com o tema proposto. Conheça também as competências exigidas no Enem!

Dá uma olhada nessas que a gente preparou!

1. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Essa citação precisa fazer parte do seu repertório. Ela foi dita por Paulo Freire, patrono da educação brasileira e importante educador. Você pode inseri-la em redações com temas relacionados à educação e seu poder transformador. Massa, né?

2. “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”

Essa também é boa! O autor dessa citação é William Arthur Lewis, economista britânico que ganhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1979.

Se a redação incluir temas relacionados à educação, já sabe. Pode mandar essa pra enriquecer seu texto!

3. “Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias”

Augusto Cury, médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro, é o autor desta frase. Essa citação, fácil de lembrar, pode ser utilizada em temas relacionados à violência, por exemplo. Pode, ainda, ressaltar o poder do conhecimento, se bem utilizado.

4. “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz”

Jean Paul Sartre é o responsável por essa citação, que é bastante utilizada no Enem. Ele foi filósofo, escritor e crítico francês – o mais expressivo do movimento existencialista. 

Esta citação pode ser utilizada em várias situações, como nas propostas de redação sobre meio ambiente, por exemplo, já que fala que as decisões que tomamos todos os dias são uma expressão de nossa liberdade de escolha e trazem consigo consequências, sejam elas boas ou ruins. 

Leia também o texto: Como usar citações na Redação do Enem

5. “Nada é permanente, exceto a mudança”

Heráclito de Éfeso é o autor dessa frase, defendendo que tudo está em constante movimento e transformação. 

Um exemplo utilizado por Heráclito é o fato de não se poder entrar em um mesmo rio duas vezes. Ele explica que, ao retornar, suas águas já estariam diferentes, pois tudo está sempre em transformação.

6. “Só sei que nada sei”

Essa é clássica, né? Dita por Sócrates, essa frase é uma das mais famosas na história da filosofia. Nela, ele destaca a sabedoria contida na ignorância, pois não saber é muito melhor do que saber mal. 

O método socrático prega que a ironia deve ser utilizada para abandonar os preconceitos e falsas certezas. A partir daí, vem o conhecimento verdadeiro.

7. “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados” 

São Tomás de Aquino unia filosofia aristotélica e a religião cristã. Por isso mesmo, ele elaborou provas racionais para a existência de Deus (“Cinco Provas da Existência de Deus”).

Essa citação pode ser utilizada em redações com temas relacionados às redes sociais, busca por popularidade, culto pela beleza e influenciadores digitais, por exemplo.

8. “O ser é e o não-ser não é” 

Esta frase, de Parmênides de Eleia, pode parecer enigmática, mas afirma que, ao contrário do pensamento de Tales e Heráclito, o movimento e a transformação são apenas ilusórios. Assim, tudo é imóvel e imutável; tudo permanece.

9. “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida” 

Segundo Platão, esta frase foi dita por Sócrates após ter sido julgado e sentenciado à morte. Ela traz consigo o porquê da filosofia, o questionamento e a reflexão – todos motores da atitude filosófica. Pega bem colocá-la na redação do Enem.

10. “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados” 

São Tomás de Aquino (1225-1274) buscava fazer uma união entre a filosofia aristotélica e a religião cristã. Assim, ele criou provas racionais para a existência de Deus (“Cinco Provas da Existência de Deus”).

11. “Onde não há lei, não há liberdade”

John Locke acreditava que o Estado surgia para garantir, através das leis, os direitos naturais dos indivíduos, especialmente o direito natural à propriedade. Esta teoria serviu de base para o desenvolvimento do liberalismo e pode ser bem utilizada em redações para falar sobre política, por exemplo.

12. “Existe apenas um único erro inato, que é o de acreditarmos que vivemos para sermos felizes.” 

O filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) sempre foi conhecido como o “filósofo do pessimismo”. Para ele, a vida é sofrimento e a busca pela felicidade é um caminho para a frustração.

A felicidade é, para ele, um momento efêmero em meio ao sofrimento e nunca deve ser entendida como uma constante. O tema pode ser explorado em redações com diversos temas, então, vale a pena deixá-lo no radar!

13. “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes”

Karl Marx foi o responsável pela estruturação da teoria da luta de classes. Para ele, o Estado, historicamente, criou-se a partir do conflito entre grupos sociais antagônicos, privilegiando o interesse das elites.

Uma minoria dominante (a burguesia) controla os meios de produção e, a partir daí, exerce seu poder sobre uma maioria (o proletariado).

14. “Não se nasce mulher: torna-se”

Esta célebre frase de Simone de Beauvoir causou bastante repercussão e discussões acaloradas por estar presente na prova do Enem de 2015.

Para além do feminismo, ela afirma seu pensamento existencialista, reforçando a existência com um caráter condicionante à compreensão do indivíduo.

15. “A única coisa da qual podemos ter certeza é a incerteza” 

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu uma teoria sobre os dias de hoje, abandonando a solidez característica da modernidade anterior.

Para ele, nossas relações foram liquefeitas e vivemos em uma modernidade líquida, com fluidez e fragilidade, em que nada é feito para durar.

Tem muitas outras citações legais para usar na redação do Enem, mas achamos que essas são fáceis de memorizar e podem dar um gás no seu texto, a depender do tema de redação do Enem. Que tal aproveitá-las? 

Quer aprimorar seus conhecimentos e ir bem na prova do Enem? Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem e comece a aprender hoje mesmo!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você