Blog Descomplica
pessoa escrevendo uma redação sobre a cultura do cancelamento

Confira um modelo de redação sobre a cultura do cancelamento

Confira um modelo exemplar de uma redação sobre a cultura do cancelamento.

Atualizado em

Compartilhe

A cultura do cancelamento, um acontecimento que tem ganhado destaque na era das redes sociais, desperta debates e reflexões profundas sobre o poder das palavras e a responsabilidade nas plataformas digitais.

Através de uma redação modelo sobre a cultura do cancelamento, ilustraremos como é possível abordar esse tema com sensibilidade e diálogo, visando a promoção de uma cultura digital mais inclusiva, responsável e respeitosa com as divergências de opinião.

Confira uma redação sobre a cultura do cancelamento escrita por nossos gênios no assunto:

Redação sobre a cultura do cancelamento

A redação exemplar foi feita com base no tema: “As problemáticas acerca do fenômeno da cultura do cancelamento“.

No livro “A coragem de ser imperfeito”, a autora da obra, Brené Brown, fala da importância de vencer a vergonha e de o indivíduo aceitar as próprias vulnerabilidades. Sob essa ótica, aprender com os erros torna-se essencial para a evolução humana; entretanto, com o fenômeno da cultura do cancelamento cada vez mais evidente, errar passou a ser algo inaceitável e, muitas vezes, a punição é desmedida. Nessa perspectiva, a existência dessa cultura, somada à disseminação de discurso de ódio no ambiente virtual, impulsiona a sociedade a ter medo de se posicionar e a lidar com diferentes opiniões, dificultando, assim, a construção de debates que visem ao desenvolvimento da sociedade. 

Em primeira análise, é importante destacar que a possibilidade de ser cancelado pelas nossas atitudes cerceia a liberdade. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Contrariando a visão de Bourdieu, as pessoas, hoje, se silenciam voluntariamente pelo simples medo de serem canceladas nas redes sociais: até mesmo influencers digitais, pessoas formadoras de opinião, capazes de incentivar debates de extrema importância, tais quais questões raciais e sociais, por exemplo, escolhem, frequentemente, não se posicionar politicamente para não sofrerem críticas por suas opiniões pessoais. Dessa forma, a possibilidade de um cancelamento é, portanto, uma forma de censura velada na contemporaneidade.

Em segunda análise, é imprescindível ressaltar que a intensificação dos discursos de ódio é outro fator preocupante para o cenário comunicativo na Era Digital. Tal situação está relacionada ao fato de esse comportamento ser intolerante à pluralidade de pensamentos, o que pode, inclusive, ser positivo para sistemas que busquem a alienação social com o objetivo de manter a sociedade dividida para que os indivíduos estejam mais suscetíveis à manipulação. A cantora Anitta, uma das maiores personalidades brasileiras, foi refém do cancelamento durante muito tempo, pois não se posicionava politicamente. No entanto, no momento em que ela mostrou interesse por questões políticas e sociais, também foi vítima de discurso odioso e de preconceito, mostrando, assim, que o cancelamento é algo paradoxal e colabora para a manutenção de uma sociedade passiva e acrítica.

Fica claro, portanto, que a cultura de cancelar pessoas se mostra uma medida intolerante e ineficaz para solucionar divergências. Nesse sentido, é importante que a mídia, como principal veículo formador de opinião e, também, principal meio em que o discurso de ódio é propagado, levante debates acerca da cultura do cancelamento, por meio de campanhas publicitárias e abordagem em programas de televisão nos quais artistas exponham as consequências que o cancelamento traz para a saúde mental dos indivíduos e, além disso, proponham novos caminhos para que debates aconteçam de forma respeitosa. Dessa forma, é possível que as pessoas sejam influenciadas a aceitarem suas vulnerabilidades e tenham a “coragem de ser imperfeitas”.

Agora que você já tem um modelo de redação sobre a cultura do cancelamento para se inspirar, fica mais fácil caso esse seja o tema da redação no vestibular, né?

Se você vai fazer o Enem, confira sua nota com 92% de assertividade no Gabarito Enem Extraoficial.

Continue estudando com a gente! Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você