Dada a sua notória relevância, a descriminalização do aborto no Brasil é uma temática que pode surgir como proposta de redação em exames como o Enem e diversos vestibulares.
Como somos parceiros dos alunos, nossos monitores fizeram um modelo exemplar de uma redação sobre aborto, fornecendo argumentos sólidos que podem ajudar na construção de um ótimo texto.
Vamos lá?
Redação sobre aborto
A redação exemplar foi feita com base no tema: “A questão da descriminalização do aborto no Brasil“.
“As telenovelas brasileiras são conhecidas mundialmente não só pela qualidade dos roteiros, mas também pela discussão e conscientização de temas polêmicos. Recentemente, a série “Segunda chamada” apresentou uma questão que ainda é um estigma social na realidade do Brasil: o aborto. Uma personagem, mãe de três filhos, que aguardava na fila do SUS a cirurgia de laqueadura, recorreu a uma clínica clandestina para interromper a nova gestação, entretanto, veio a óbito pelas graves sequelas causadas pelo procedimento. Esse cenário reflete a realidade de muitas mulheres e, por isso, deve-se descriminalizar esse procedimento para evitar mais tragédias como as apresentadas nas mídias.
Em primeiro lugar, cabe destacar o elevado número de mortes femininas decorrente de procedimentos ilegais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma mulher morre a cada 2 dias por aborto inseguro. Logo, embora seja proibido, ainda é uma prática que ocorre no Brasil de forma clandestina e insegura. Além disso, as que possuem recursos financeiros viajam para países em que o aborto é legalizado e realizam o procedimento. Esse problema só reflete como a desigualdade social impacta as mulheres precarizadas, pois estão vulneráveis
ao procedimento irregular e aos efeitos da legislação punitiva.
Além disso, outro aspecto importante é o descumprimento da laicidade garantida pela Constituição Federal. O Brasil, por ser um Estado laico – com separação entre Igreja e Estado – não deveria ser influenciado por qualquer credo religioso. Todavia, há uma “bancada evangélica” que comanda o país e atrasa a discussão em relação a temas que são considerados como estigmas sociais, entre eles a descriminalização do aborto e vai de encontro aos pilares da democracia que garantem a liberdade e a igualdade a todos os cidadãos. Dessa forma, interferem no direito de outrem e as mulheres não se tornam livres para realizar o procedimento de forma segura.
Fica evidente, portanto, que a questão da descriminalização do aborto é um assunto urgente a ser resolvido no Brasil. Para isso é necessário que o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde brasileira, forneça apoio hospitalar e psicológico para as pacientes que desejem realizar esse procedimento com segurança e amparo, por meio de consultas com médicos e psicólogos, de modo que possa ser criada uma política de saúde para que o ato não seja banalizado e realizado como método contraceptivo. Dessa forma será possível evitar com que mais mulheres morram em clínicas clandestinas como ocorreu na ficção televisiva“.
Agora que você já tem um modelo de redação sobre aborto para se inspirar, fica mais fácil caso esse seja o tema da redação no vestibular, né?
Se você vai fazer o Enem, confira sua nota com 92% de assertividade no Gabarito Enem Extraoficial.
Continue estudando com a gente! Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem!