Olá, cabecinhas pensantes! Vamos começar os trabalhos pro ENEM?
Bom, no último post eu prometi que falaria sobre a interdisciplinaridade no modelo dissertativo do ENEM.
Vocês se lembram quando eu disse que uma das questões mais importantes deste exame é a aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento pra realização do seu texto?
Pensemos: a prova do ENEM, sendo um exame de nível nacional, tem por objetivo medir o grau de cidadania, senso crítico e responsabilidade social.
Sabemos, também, que se trata de um texto dissertativo-argumentativo, no qual vocês devem analisar, interpretar e relacionar dados e informações, além de, é claro, apresentar suas opiniões valendo-se do recurso da argumentação pra comprovação de hipóteses e teses.
Sendo assim, se a aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento é demandada, nada mais evidente do que utilizar a interdisciplinaridade.
Isso quer dizer, simplesmente, fazer referências a termos de matérias diversas, como a aplicação de conteúdos de história, física ou biologia em sua redação.
O que é interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade é o conceito de misturar ou estudar conteúdos distintos de forma intervalada. Sendo assim, essa seria uma maneira de fazer com que a visão fique mais ampla sobre temas distintos.
De forma prática, aplicar isso aos estudos é mais fácil pra modificar a maneira de romper padrões mais comuns e tradicionais. Essa é uma estratégia pra construir novos conhecimentos, além de melhorar o senso crítico.
Sendo assim, existem variadas formas de incluir a interdisciplinaridade na vida. Inclusive, por meio de técnicas metodológicas, que fazem o uso de vários ramos do saber de forma integrada.
Por exemplo, se pensarmos que o intuito é trazer conscientização sobre um assunto pra determinado grupo, independentemente de qual seja o assunto, se ele for mencionado no âmbito multidisciplinar, pode ter melhor efeito nas pessoas envolvidas.
No final,todos terão aprendido sobre o assunto sobre diversos pontos de vista, o que pode facilitar a tomada de decisão tanto junto quanto separada.
Quais são os objetivos da interdisciplinaridade?
Um dos principais objetivos de saber o que é interdisciplinaridade é entender que isso ajuda a aumentar a visão de mundo. Em muitos dos casos, esse tipo de abordagem pode ser extremamente benéfico pra algumas idades, principalmente de quem está em fase de vestibular.
Misturar assuntos e matérias durante os estudos pode ser algo interessante pra construção do pensamento do aluno. Além disso, facilita a imaginação e a criatividade pra treinar redações argumentativas.
Calma, ninguém está pedindo que vocês discorram profundamente sobre a Revolução Francesa, sobre Calorimetria ou sobre Metabolismo Celular. Isso seria, inclusive, fugir ao tema, um erro grave!
Entretanto, é interessante mostrar que você tem conhecimento sobre as mais diversas matérias e sabe relacioná-las ao tema proposto, seja ele qual for.
Recorramos a um outro exemplo. Em 2004, o ENEM pediu que o candidato fizesse um texto dissertativo-argumentativo sobre “Liberdade e Abusos nos Meios de Comunicação”.
A princípio, poderia parecer descontextualizado inserir conteúdos de Biologia em um texto sobre Meios de Comunicação.
Porém, eis o diferencial! Nos parágrafos de desenvolvimento, o candidato poderia falar sobre os papéis exercidos pelas mais diferentes esferas da Comunicação e da Educação, como a mídia de massa, a imprensa sensacionalista e até mesmo o ensino do jornalismo nas Universidades.
Desta forma, ele mostraria que há muitos responsáveis pela manutenção desse frágil equilíbrio (liberdade x abusos) nos meios de comunicação.
Na conclusão, entretanto, ele poderia se valer do recurso da interdisciplinaridade, mostrando que todos estes campos se relacionam. Observe:
“Dessa maneira, pode-se perceber que, assim como naBiologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro pra sobreviver, é necessária uma mobilização de todas as partes pro combate ao abuso nos meios de comunicação”.
Conceito da interdisciplinaridade
O conceito de interdisciplina começou a ser usado por volta do século 20. Vários autores passaram a falar sobre o assunto e publicaram trabalhos questionando o fato de fragmentar matérias durante o ensino nas escolas.
Sendo assim, ao pensar nas ciências humanas, houve a constatação de que várias temáticas, quando aprendidas ao mesmo tempo, possibilitam mais facilidade em contextualizar assuntos diferentes.
A visão mais ampla do mundo permite pensamentos aleatórios de forma mecânica. Algo que também influencia o foco em métodos de conhecimento especializado.
Grandes pensadores modernos já questionaram o que é a interdisciplina e alegam que é uma forma de se especializar. Além disso, pode ser uma maneira de aprender a influenciar novas correntes de pensamento, tanto de forma mecânica quanto de forma naturalista.
Isso, é claro, preserva sempre a liberdade de expressão. Além disso, é indiscutível que se faz coerente uma reciclagem em todos os setores da comunicação voltada pras massas, para que se possa alcançar não só a preservação, mas a valorização dos princípios fundamentais da ética. Gutenberg, e toda a humanidade, agradecem.”
Sabendo, inclusive, que o título da redação do candidato seria o “Mutualismo”, ficou evidente que ele soube relacionar um assunto aparentemente descontextualizado ao tema proposto. Ele mostrou, assim, mais do que conhecimento em várias áreas, mas também originalidade, ao utilizar-se de um assunto pouco evidente pra construir seu ponto de vista.
Qual a importância de usar esse tipo de metodologia?
Pra quem está em fase de estudo, realizar a metodologia de interdisciplinaridade é uma forma de melhorar o cronograma de estudos. Além disso, muitas instituições de ensino também usam essa forma de ensino.
A dinâmica é melhor pra atualidade e existem várias opções de serviço, inclusive a utilidade pro que se aprende os conteúdos. Nos dias atuais o tempo é algo importante, e estudar dessa maneira pode ser, sim, uma forma de poupar o tempo.
Todo o conhecimento adquirido custa esforço, dedicação, disciplina e tempo. Contudo, aprender o máximo possível até o dia da prova é algo urgente e requer preparação.
Portanto, conseguir se conectar com o mundo pode facilitar na hora de passar em uma prova e garantir uma nova profissão.
Perceberam? Procurem treinar este recurso. Relacione matérias diversas aos temas propostos. Aproveitem que esses conteúdos estão fresquinhos, já que vocês estão prestando vestibular!
Até a próxima e não se esqueçam de deixar suas dúvidas e comentários aqui!
Bom estudo!