Fazer uma redação sobre racismo no Brasil pode te ajudar a praticar mais para fazer a sua prova do Enem, ao mesmo tempo em que vai te auxiliar mais em relação à língua portuguesa, quanto à gramática, ortografia e pontuação.
Por isso, nesse artigo de hoje, a gente preparou um super resumo que vai te ajudar a fazer a sua redação sobre racismo no Brasil.
E, claro, ao final a gente também separou algumas dicas que irão te ensinar a ir muito bem no momento em que for escrever o seu texto dissertativo-argumentativo. Bora lá?
Exemplo de redação sobre racismo no Brasil
Não há dúvidas que o tema Racismo no Brasil é sempre contemporâneo. Infelizmente, mesmo após mais de 100 anos do fim da escravidão no país, o preconceito racial é um realidade cotidiana na sociedade brasileira.
Pensando nisso, separamos pra você este modelo de redação feita pela monitora Bruna Saad. Confira, estude o tema e fique pronto pras provas!
Racismo no Brasil: o árduo caminho em busca de igualdade
O preconceito racial faz parte da estrutura da sociedade brasileira, sem dúvidas, sua principal raiz é a escravidão. Diante desse fato, aproximar as realidades dos negros e brancos continua sendo um enorme desafio. Com o objetivo de amenizar o problema foram criadas políticas que visam combater a desisigualdade social dos negros, uma delas é a lei que criminaliza a discriminação por raça.
A polêmica política de cotas é outra medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade. Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições. No entanto, nota-se o contrário: os estudantes negros provenientes do sistema de cotas são ainda mais dedicados, pois valorizam o fato de estarem em uma faculdade.
Atualmente pode-se dizer que o negro tem oportunidades que seus pais não tiveram, fato que não significa que essas sejam iguais às dos brancos. No mercado de trabalho, a perspectiva de crescimento de um negro é menor do que a de um branco. Outro fator que devemos levar em consideração são os dados que demonstram que os negros estão mais expostos à violência. De acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015, 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras.
Ainda é válido ressaltar a estereotipação da mídia em relação aos personagens afrodescendentes, que estão, na maioria das vezes, ocupando papéis de bandidos, favelados, domésticas e etc. Esse fato demonstra bem o racismo no Brasil, apresentado pelas menores oportunidades que os negros possuem em relação aos brancos, isso em todos os setores, como educação, segurança e saúde.
São visíveis os avanços ocorridos devido às políticas que pretendem promover a igualdade racial. Porém, ainda fica evidente a necessidade ampliação de medidas ao combate à desigualdade. Além dos projetos já em vigor, o governo deve investir no ensino fundamental público, no qual a maioria dos alunos é negra. As escolas e a mídia devem conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre as raças, a fim de promover a integração das minorias à sociedade.
Dicas pra fazer sua redação sobre racismo no Brasil
Abaixo, separamos algumas dicas que irão te ajudar a fazer a sua redação sobre racismo no Brasil.
Respeite os direitos humanos
Querendo você ou não, o Brasil é um país racista, portanto, no momento em que for escrever o seu texto de redação, é preciso que esteja respeitando os direitos humanos pra que não perca pontuação no seu texto.
Os direitos humanos são exigência pra que se tenha um bom desempenho na sua redação do Enem, então, se atente a isso.
Faça uma revisão da redação
Até o melhor escritor está sujeito a cometer erros de gramática e ortografia dentro do texto em que for escrever.
Entretanto, você tem que usar o texto descansar por cerca de 10 minutos pra somente depois voltar nele, ler o que está escrito e, pronto, transcrever pra nova folha já com novas correções.
Passe o seu texto pra nova folha sem que falte uma revisão minuciosa e com pente fino.
Isso poderá fazer com que você não tenha alguns problemas como é o caso de deixar passar erros muito graves que poderão fazer com que pontos já sejam descontados da sua prova.
Inclua dados na redação
Os dados são cruciais porque é através deles que você vai conseguir sustentar algum argumento e até mesmo propor alguma proposta de intervenção na sua conclusão.
Portanto, se atente aos dados. Mas, de onde os tirar?
Muitas vezes a gente não sabe qual é o tema da redação do Enem.
Por isso, acompanhar as notícias do dia a dia é uma forma de se manter atualizado sobre tudo e, ao mesmo tempo, ter uma extensa fonte de dados pra citar dentro do seu artigo, independente do que tenha que falar.
Por isso, acompanhe sempre os jornais e leia, ao menos uma vez de manhã e outra noite, sobre as últimas notícias sobre política e economia.
Enfim, nesse artigo de hoje a gente trouxe uma redação sobre racismo no Brasil de uma das nossas monitoras e mais algumas dicas que você deve levar em conta no momento em que for fazer a sua prova.
Sempre é bom lembrar: utilize estratégias de estudo eficazes, como: 1) Organizar um cronograma semanal de estudos; 2) Usar mapas mentais e outros recursos “mnemônicos”; 3) Rever periodicamente suas anotações e reler os textos mais importantes e 4) Reservar um tempo para lazer e descanso, afinal, ninguém é de ferro, né?
Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Comente aqui com a gente! Se você quiser estudar com os melhores professores conheça o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica.
Pratique e corrija a redação do Enem
Para saber que está escrevendo boas redações nada melhor do que praticar, não é mesmo? E se a gente te disesse que você consegue praticar e ter ajuda de um Corretor de Redação para apontar possíveis erros? Pois é!
Corrigindo a sua redação você garante que está escrevendo de acordo com as diretrizes do Enem e entende onde pode melhorar seu texto. Assim, você pode se aprimorar e tirar uma nota maneira!
Além disso, lá você encontra opções de temas para treinar diferentes redações! Tá esperando o que?
Mas se você pretende continuar estudando por conta própria, o que acha de fazer um simulado do Enem gratuito? Conte com a gente!
Confira sua nota no Gabarito Enem Extraoficial que tem 92% de precisão TRI!