Blog Descomplica
mulher preta para ilustrar o conteúdo sobre redação sobre racismo no brasil

Redação sobre racismo no Brasil: veja exemplo

O Racismo no Brasil, infelizmente, ainda é um tema contemporâneo. Mesmo com políticas que visam diminuir a desigualdade no país, preconceito racial é um realidade. Confira nosso modelo de redação e estudo esse tema super importante para o vestibular!

Atualizado em

Compartilhe

Fazer uma redação sobre racismo no Brasil pode te ajudar a  praticar mais para fazer a sua prova do Exame Nacional no Ensino Médio, ao mesmo tempo em que vai te auxiliar mais em relação à língua portuguesa, quanto à gramática, ortografia e pontuação. 

Por isso, nesse artigo de hoje, a gente da Descomplica preparou um super resumo que vai te ajudar a fazer a sua redação sobre racismo no Brasil.

E, claro, ao final a gente também separou algumas dicas que irão te ensinar a ir muito bem no momento em que for escrever o seu texto dissertativo-argumentativo.

Bora lá? 

Exemplo de redação sobre racismo no Brasil

Não há dúvidas que o tema Racismo no Brasil é sempre contemporâneo. Infelizmente, mesmo após mais de 100 anos do fim da escravidão no país, o preconceito racial é um realidade cotidiana na sociedade brasileira. 

Pensando nisso, separamos pra você este modelo de redação feita pela monitora Bruna Saad. Confira, estude o tema e fique pronto pras provas!

Racismo no Brasil: o árduo caminho em busca de igualdade

O preconceito racial faz parte da estrutura da sociedade brasileira, sem dúvidas, sua principal raiz é a escravidão. Diante desse fato, aproximar as realidades dos negros e brancos continua sendo um enorme desafio. Com o objetivo de amenizar o problema foram criadas políticas que visam combater a desisigualdade social dos negros, uma delas é a lei que criminaliza a discriminação por raça.

A polêmica política de cotas é outra medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade. Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições. No entanto, nota-se o contrário: os estudantes negros provenientes do sistema de cotas são ainda mais dedicados, pois valorizam o fato de estarem em uma faculdade.

Negro e as oportunidades 

Atualmente pode-se dizer que o negro tem oportunidades que seus pais não tiveram, fato que não significa que essas sejam iguais às dos brancos. No mercado de trabalho, a perspectiva de crescimento de um negro é menor do que a de um branco.  Outro fator que devemos levar em consideração são os dados que demonstram que os negros estão mais expostos à violência. De acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015,  71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras.

Ainda é válido ressaltar a estereotipação da mídia em relação aos personagens afrodescendentes, que estão, na maioria das vezes, ocupando papéis de bandidos, favelados, domésticas e etc. Esse fato demonstra bem o racismo no Brasil, apresentado pelas menores oportunidades que os negros possuem em relação aos brancos, isso em todos os setores, como educação, segurança e saúde.

São visíveis os avanços ocorridos devido às políticas que pretendem promover a igualdade racial. Porém, ainda fica evidente a necessidade ampliação de medidas ao combate à desigualdade. Além dos projetos já em vigor, o governo deve investir no ensino fundamental público, no qual a maioria dos alunos é negra. As escolas e a mídia devem conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre as raças, a fim de promover a integração das minorias à sociedade.

Quer aprimorar seus conhecimentos sem gastar nada? Visite nossa página de cursinho gratuito e comece a aprender hoje mesmo!

homem preto para ilustrar o conteúdo sobre redação sobre racismo no brasil

Dicas pra fazer sua redação sobre racismo no Brasil

Abaixo, separamos algumas dicas que irão te ajudar a fazer a sua redação sobre racismo no Brasil. 

Respeite os direitos humanos 

Querendo você ou não, o Brasil é um país racista, portanto, no momento em que for escrever o seu texto de redação, é preciso que esteja respeitando os direitos humanos pra que não perca pontuação no seu texto. 

Os direitos humanos são exigência pra que se tenha um bom desempenho na sua redação do Enem, então, se atente a isso. 

Revisão 

Até o melhor escritor está sujeito a cometer erros de gramática e ortografia dentro do texto em que for escrever. 

Entretanto, você tem que usar o texto descansar por cerca de 10 minutos pra somente depois voltar nele, ler o que está escrito e, pronto, transcrever pra nova folha já com novas correções. 

Passe o seu texto pra nova folha sem que falte uma revisão minuciosa  e com pente fino. 

Isso poderá fazer com que você não tenha alguns problemas como é o caso de deixar passar erros muito graves que poderão fazer com que pontos já sejam descontados da sua prova.

Dados 

Os dados são cruciais porque é através deles que você vai conseguir sustentar algum argumento e até mesmo propor alguma proposta de intervenção na sua conclusão. 

Portanto, se atente aos dados. Mas, de onde os tirar? 

Muitas vezes a gente não sabe qual é o tema da redação do Enem. 

Por isso, acompanhar as notícias do dia a dia é uma forma de se manter atualizado sobre tudo e, ao mesmo tempo, ter uma extensa fonte de dados pra citar dentro do seu artigo, independente do que tenha que falar. 

Por isso, acompanhe sempre os jornais e leia, ao menos uma vez de manhã e outra noite, sobre as últimas notícias sobre política e economia. 

Enfim, nesse artigo de hoje a gente trouxe uma redação sobre racismo no Brasil de uma das nossas monitoras e mais algumas dicas que você deve levar em conta no momento em que for fazer a sua prova. 

Sempre é bom lembrar: utilize estratégias de estudo eficazes, como: 1) Organizar um cronograma semanal de estudos; 2) Usar mapas mentais e outros recursos “mnemônicos”; 3) Rever periodicamente suas anotações e reler os textos mais importantes e 4) Reservar um tempo para lazer e descanso, afinal, ninguém é de ferro, né?

Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Comente aqui com a gente! E, claro, não se esqueça de vir conhecer mais artigos no nosso portal porque temos muitas coisas aqui que falam mais sobre o Enem e sobre a redação. 

Se você quiser estudar com os melhores professores e ter um cronograma de estudos personalizado, conheça o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica.

Mas se você pretende continuar estudando por conta própria, o que acha de fazer um simulado do Enem gratuito? Conte com a gente!

Confira sua nota no Gabarito Enem Extraoficial que tem 92% de precisão TRI!

Comentários

Ana Paula
Ana Paula
23/08/2023 às 16:57

Olá. Gostei muito da redação, também concordo com todas as opiniões, é lamentável nos dias de hj ter tanto preconceito, racismo em nossa sociedade brasileira. Em fim,é um tema muito amplo para ser discutido. Parabéns pela redação, me ajudou muito para minha redação

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
25/08/2023 às 09:28

Olá, Ana Paula! Realmente é triste e lamentável ainda nos dias atuais vivenciarmos tanto preconceito em nossa sociedade. Mas ficamos muito felizes que o conteúdo agregou em seus estudos, viu? Conta com a gente! 💚✨🙏


Kleyson
Kleyson
02/08/2023 às 20:05

Muito bom gostei demais além de ter a redação já pronta é rápido e fácil para se aprender oque tá dizendo na redação

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
04/08/2023 às 10:59

Ei, Kleyson! Estamos aqui para te ajudar mesmo, viu! 😊 Que bom que você achou a gente aqui e partir de agora conta com a gente! Lembrando que em nossa plataforma, temos vários temas de redação para praticar muito! Olha, 👉 http://bit.ly/CentralDeAjudaDescomplica (canto inferior direito) que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos te esperar! 💚


Cristina
Cristina
29/07/2023 às 13:59

O racismo tem se multiplicado muito em todos os lugares sempre tem um caso de racismo .Negro Branco gordo magro idoso pobre.Nos não não podemos nos calar e sim buscar ajuda ir na delegacia e denunciar.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
31/07/2023 às 09:52

Olá, Cristina! Com toda certeza, precisamos sempre nos posicionar diante dos casos ocorridos, como não deixar de denunciarmos. Ficamos felizes que esteja gostando dos nossos post, e ajudando de alguma forma. Conta com a gente! 💚😀


Mariana
Mariana
05/07/2023 às 14:08

Sim essa coisa de você não tem a minha cor , nós não somos iguais tem que acabar , chega de tantas diferencias

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
07/07/2023 às 10:23

Olá, Mariana! Justamente, Mari, precisamos acabar com essas diferenças, ter mais igualdade em nosso meio. O que acha de conhecer nossos planos, e praticar bastante a redação? Olha, 👉 http://bit.ly/CentralDeAjudaDescomplica (canto inferior direito) que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos te esperar! 💚


Maria Victtoria
Maria Victtoria
21/03/2023 às 19:03

É importante acabar com o preconceito

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Laiane de Sousa Oliveira
Laiane de Sousa Oliveira
08/11/2022 às 23:34

Muito boa a sua redação

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Gleison Lopes
Gleison Lopes
05/10/2022 às 10:33

1° Parágrafo- Apresenta o tema, contextualiza e por um último dê sua tese. 2° e 3° Parágrafo- Desenvolvimento,comece com o tópico frasal e argumentos para defender sua tese. 4° Parágrafo- conclusão, mostre uma solução para o tema da redação, colocando formas de intervenção e quem pode fazer e como.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
25/10/2022 às 15:28

Perfeita colocação, Gleison! É isso aí!! 👏💚


Klessia
Klessia
26/02/2018 às 20:22

Quais são as regras da redação

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Roane Cavalcante
Roane Cavalcante
25/07/2017 às 17:46

otima redação ! Parabéns

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

fabricio
fabricio
09/03/2017 às 15:44

gostei da redaçao eu tava precisando muito

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Lucineidy hotts
Lucineidy hotts
02/01/2017 às 16:04

Olha gostei muito isso bom o tema bom eu nao sou racista e acho q nao deveria te este dipo de individo pois todos nos samos filho de Deus a imagens e semelhancia de Deus samos todos iguais nao inporta a cor da pele que vale mesmo eo amor que temos que ter um com os outros amaro peoximo como cristo amor o mundo nos nao somo dono do mundo mais samos filho do dono pra se achar melhor do q os negro se nos vai ter o mesmo destino e a minha opniao.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Diogo
Diogo
15/12/2016 às 12:54

Muito bom,serve de base

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

giovanna correia
giovanna correia
05/12/2016 às 11:35

redação muito boa!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Amanda
Amanda
29/10/2016 às 19:36

O preconceito racial n deveria existir.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

raphael
raphael
04/10/2016 às 19:24

existe muiiiitoooo racismooo!!!!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Ana
Ana
02/10/2015 às 15:17

Gostei mt da redação, é um tema mt amplo e não dá pra abordar toda a sua amplitude em 30 linhas, tem que escolher alguns nortes. Só não gosto quando colocam igualdade de raças, somos todos humanos... sei lá, eu tento evitar...

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você