Blog Descomplica

UFF 2009 – Prova de História

Atualizado em

Compartilhe

Olá, boa noite, meus nerds queridos! 🙂

E aí, como vai a semana de estudos de vocês? Todo mundo conseguindo manter o foco nessa reta final? Vamos lá, galera, falta pouquinho para o ENEM!

Hoje a atividade por aqui vai ser um pouco diferente. Postarei um vídeo, com a resolução do professor Bob, da primeira questão da prova daUFF (Universidade Federal Fluminense)de2009. A questão tematiza sobre o Brasil Imperial e as suas políticas externas, além de explicar direitinho os conflitos na Região Platina. Vale lembrar que a UFF possuía um dos melhores vestibulares do Brasil, e a prova de história era uma referência nacional.

E aí, preparados? Então, vamos lá! 😀

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GWHsTBka1GE[/youtube]

00:00 – História

UFF 2009 – Específica – Questão 1

Professor: Bob

– Questão 1 – História (Prova Específica) – UFF 2009 –

‘’Entre 1851 e 1870, a atuação do Império do Brasil foi marcada, no plano internacional, pelas intervenções militares na região do Rio da Prata, área de grande interesse do Brasil. Esta atuação não era a única direção da política externa imperial, nem com relação aos demais países da América do Sul, onde havia interesses em jogo, e nem, principalmente, com relação aos países europeus e aos Estados Unidos.

a) Explique as grandes linhas de atuação da política externa do Império Brasileiro, apresentando dois motivos pelos quais o governo Imperial adotava tais condutas.

b) Relacione a ação do governo Imperial na Região Platina com os objetivos estratégicos traçados pela política interna do Império e com os interesses de, pelo menos, um dos grupos sociais envolvidos na Questão do Prata.’’

00:15 Bom dia, nós vamos trabalhar hoje as questões específicas da UFF, de história, 2009, e mais a frente as de 2010.

00:25 A primeira questão que nós vamos trabalhar, de 2009, diz respeito, letra A e B, a política externa do Brasil no segundo reinado, no século XIX.

00:40 Na questão A, que é uma questão mais geral, o enunciado pede que se explique como o Brasil se relacionava com os outros países. Existem três partes que devem ser colocadas, o que é uma característica exclusiva da prova da UFF, ou seja, boa parte das questões não são tão objetivas como de outros vestibulares, são mais discursivas no sentido de escrever bastante. Essa questão é um caso delas. E são três relações que teriam que ser respondidas nessa questão.

01:05 A primeira é a relação que o Brasil vai estabelecer com as potências européias e os Estados Unidos. Essas são relações sem grandes conflitos, com exceção de alguns conflitos comerciais com a Inglaterra, mas acabam sendo relações de subordinação do Brasil em termos comerciais e políticos em relação aos Estados Unidos e a Inglaterra.Em relação a outros países da América Espanhola, o Brasil estabelece poucas relações, ou seja, não há relações muito grandes entre o Brasil e esses países. A grande questão, talvez o ponto mais importante, que não poderia nunca deixar de estar na resposta dessa questão, é a questão da região da Prata. O Brasil vai ter algumas relações bastante tensas, em função de tentar ter o domínio sobre a navegação do Rio da Prata, ou pelo menos ter alguma influência sobre essa navegação. Nessa região, o Brasil vai ter muitos conflitos diplomáticos com Uruguai, Argentina e principalmente, com o Paraguai.

02:15 A letra B é quase que um complemento da letra A, pode até as vezes parecer que vocês estão repetindo um pouco o que vocês escreveram na A, mas essa é uma característica da prova da UFF, e quando você achar que está repetindo pode seguir em frente porque muitas das vezes é um complemento mesmo.

02:35 Na letra B, o enunciado pede para especificar um pouco melhor essa questão da Prata, do Rio da Prata, da região da Prata e essa disputa que ocorreu. É bom lembrar, primeiro, que o Brasil fez uma série de intervenções militares nessa região, antes mesmo da chamada Guerra do Paraguai. O Brasil fez intervenções no Uruguai, pelo menos duas, para tirar governos que eram próximos aos interesses do Paraguai, e fez uma intervenção na Argentina também. Então, a política brasileira nessa região do Rio da Prata é tensa no sentido inclusive de intervenções militares que o Brasil vai fazer lá.

03:10 E basicamente, qual é o interesse na região do Prata? O interesse é na questão econômica. O Brasil, de alguma forma, quer ter o controle ou alguma influência sobre a navegação do Rio da Prata. E há o interesse muito grande dos comerciantes brasileiros, principalmente os que fazem atividades de comércio do shark, dos produtos que vão para o sul do Brasil. Então, o grande interesse que existe é desses comerciantes brasileiro.

03:40 E, de alguma forma, há uma disputa de hegemonia dessa região entre Brasil e Paraguai. Tal disputa vai acabar no desdobramento da própria Guerra do Paraguai, do próprio conflito com o Paraguai. Em resumo, há um interesse muito grande nessa região em função dos comerciantes e esses interesses resultam em intervenções militares do Brasil na Argentina e no Uruguai, e, mais a frente, no conflito com o Paraguai.

*

E aí, galera, descomplicou? Espero que tenha ajudado! 🙂

Se quiserem ver a continuação desse módulo no Descomplica, com os vídeos da resolução das outras questões dessa prova, é só clicar aqui!

Bons estudos e até a próxima! 🙂

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você