Se você pesquisar sobre o Oriente Médio neste momento, com certeza encontrará inúmeras matérias recentes falando sobre refugiados, conflitos entre israelenses e palestinos, etc. De fato, um barril de pólvora.
Mas você sabe por que esses conflitos no Oriente Médio estão acontecendo? Não? Então você precisa ler esse resumo!
ESTUDE MELHOR: INCLUA ESTA MATÉRIA NO SEU PLANEJAMENTO SEMANAL
Fragmentação do Império Islâmico
Apesar das diferentes etnias que ocupam esta região, existem elementos que lhes dão uma identidade comum, como a língua árabe e a religião islâmica, professada por algumas sociedades.
O islamismo, uma das três maiores religiões monoteístas do mundo, possui grande expressividade no Oriente Médio.
Por isso, para entender os conflitos na Palestina, é necessário entender como se deu a fragmentação do Império Islâmico, também chamado de Império Turco-Otomano, ocorrida no pós-Primeira Guerra Mundial, com o fim da chamada Era dos Impérios.
Início dos conflitos no Oriente Médio
Com o desmembramento do Império, nem todos os países tiveram sua independência reconhecida, como foi o caso do Iraque e da nossa protagonista, Palestina, que ficaram sob a tutela da Inglaterra.
Essa dependência potencializará conflitos entre os povos do Oriente Médio a partir de um importante episódio: a criação do Estado de Israel.
Com certeza você já ouviu falar que algum lugar parece a Faixa de Gaza, né? Aqui, no Rio de Janeiro, por exemplo, essa expressão já virou usual para se referir a zonas de conflitos entre a polícia e narcotraficantes.
A Faixa de Gaza é uma região do Oriente Médio disputada por árabes e israelenses e marcada por intensos conflitos.
Com precárias condições de vida, a região não possui infra-estrutura adequada e, consequentemente, tem a economia debilitada. Prova disso é que apenas 13% das terras situadas na Faixa de Gaza são aráveis.
E, por mais que não ofereça condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra. A população é marcada pela religião islâmica, como citamos acima e, mais de 99% dos habitantes são fiéis muçulmanos.
É importante ressaltar que o território é extremamente conflituoso, é disputado e ocupado militarmente por outros países também. O clima de tensão que habita o local é nítido, já que possui correntes de conflito.
Essa região não é reconhecida como parte que integra algum país soberano, ela está cercada por muralhas nas divisas com Israel e Egito. Contudo, a Autoridade Nacional Palestina reivindica a região como território que pertence somente aos palestinos.
Principais conflitos no Oriente Médio
Os conflitos no Oriente Médio tiveram início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses.
Em 2005, Israel ocupou militarmente a região. Atualmente, Israel ainda é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.
Atualmente, o grupo extremista islâmico Hamas controla a Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, controla entradas e saídas de suprimentos.
Além disso, Israel mantém colônias ilegais na região da Cisjordânia, habitada por palestinos, provocando ataques do Hamas.
Desse modo, o panorama atual na região ainda é de tensões e conflitos.
Se você ainda tem dúvidas sobre os conflitos no Oriente Médio, continue a leitura nesse post!
Partiu abrir o leque e aprender sobre importantes conflitos que ocorreram no Oriente Médio?
Ocupações e disputas territoriais no Oriente Médio
- Os Talibãs no Afeganistão – grupo fundamentalista islâmico, que desde adécada de 90 controlava o país. Em 2001, foi retirado do poder numa ação entre Estados Unidos e Reino Unido. Refugiaram-se, mas continuaram na região..
Com a decisão americana de retirar as tropas, após 20 anos na região, o grupo Talibã conseguiu retomar o país em 2021, impondo duramente suas leis ao povo e anulando liberdades e direitos, especialmente das mulheres.
- A Turquia e os curdos – Os curdos são a 4ª etnia mais numerosa do Oriente Médio, porém, assim como os palestinos, não possuem território próprio. Há décadas ocorrem ofensivas entre os dois povos.
- Guerra Civil no Iêmen – A região sofre com a guerra civil desde 2014. Com conflitos entre sunitas e xiitas e resultados da Primavera Árabe. A região sofre grave crise humanitária.
- Guerra Civil na Síria – Começou em 2011, também na Primavera Árabe. O estado islâmico domina territórios, resultando em milhões de mortos.
No ano de 1923, o Tratado de Lausanne estabeleceu apenas as fronteiras da Turquia. A Palestina seguiu na mesma condição, sem território.
Conflitos no Oriente Médio e países africanos
A localização geográfica das regiões de fronteira do Oriente Médio ajudou a gerar outros conflitos, como a Primavera Árabe. Uma das regiões é a Turquia e a outra ao norte do Egito. O Oriente Médio fica predominantemente na Ásia Ocidental.
Essas regiões do Oriente Médio também foram palco de conflitos, como veremos já já. 🙂
Foram reações pela liberdade, contra a opressão e a corrupção de governos antidemocráticos.
Pra algumas regiões, os conflitos trouxeram resultados positivos na esfera dos direitos humanos. Caíram ditadores como Hosni Mubarak (Egito) e Muamar kadhafi (Líbia).
Grupos étnicos e os conflitos no Oriente Médio
Os principais grupos étnicos que deram origem aos habitantes do Oriente Médio foram: os semitas, os persas e os turcos:
- Os semitas deram origem a duas descendências: árabes e judeus. Atualmente, os semitas habitam a península arábica e a costa do mar mediterrâneo;
- Os persas são originários de grupos nômades. Atualmente no Irã;
- Os turcos ocuparam o norte do Oriente Médio, migrando da Ásia Central. Formaram por séculos o império turco-otomano, que como vimos, teve seu fim após a Primeira Guerra Mundial.
Há dezenas de grupos étnicos no Oriente Médio. Da mesma forma, as maiores religiões, Islamismo e Judaísmo, se subdividem em diversos grupos.
Continue lendo nossos posts e confira esse vídeo sobre o Oriente Médio, que apesar dos conflitos, é um importante centro