Blog Descomplica

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dá uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história! <3
porDescomplica| 23/06/2017

Compartilhe

conflitos no oriente médio

Se você pesquisar sobre o Oriente Médio neste momento, com certeza encontrará inúmeras matérias recentes falando sobre refugiados, conflitos entre israelenses e palestinos, etc. De fato, um barril de pólvora.

Mas você sabe por que esses conflitos no Oriente Médio estão acontecendo? Não? Então você precisa ler esse resumo!

ESTUDE MELHOR: INCLUA ESTA MATÉRIA NO SEU PLANEJAMENTO SEMANAL

Fragmentação do Império Islâmico

Apesar das diferentes etnias que ocupam esta região, existem elementos que lhes dão uma identidade comum, como a língua árabe e a religião islâmica, professada por algumas sociedades.

O islamismo, uma das três maiores religiões monoteístas do mundo, possui grande expressividade no Oriente Médio.

Por isso, para entender os conflitos na Palestina, é necessário entender como se deu a fragmentação do Império Islâmico, também chamado de Império Turco-Otomano, ocorrida no pós-Primeira Guerra Mundial, com o fim da chamada Era dos Impérios.

Início dos conflitos no Oriente Médio

Com o desmembramento do Império, nem todos os países tiveram sua independência reconhecida, como foi o caso do Iraque e da nossa protagonista, Palestina, que ficaram sob a tutela da Inglaterra.

Essa dependência potencializará conflitos entre os povos do Oriente Médio a partir de um importante episódio: a criação do Estado de Israel.

Com certeza você já ouviu falar que algum lugar parece a Faixa de Gaza, né? Aqui, no Rio de Janeiro, por exemplo, essa expressão já virou usual para se referir a zonas de conflitos entre a polícia e narcotraficantes.

A Faixa de Gaza é uma região do Oriente Médio disputada por árabes e israelenses e marcada por intensos conflitos.

Com precárias condições de vida, a região não possui infra-estrutura adequada e, consequentemente, tem a economia debilitada. Prova disso é que apenas 13% das terras situadas na Faixa de Gaza são aráveis. 

E, por mais que não ofereça condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra. A população é marcada pela religião islâmica, como citamos acima e, mais de 99% dos habitantes são fiéis muçulmanos.

É importante ressaltar que o território é extremamente conflituoso, é disputado e ocupado militarmente por outros países também. O clima de tensão que habita o local é nítido, já que possui correntes de conflito.

Essa região não é reconhecida como parte que integra algum país soberano, ela está cercada por muralhas nas divisas com Israel e Egito. Contudo, a Autoridade Nacional Palestina reivindica a região como território que pertence somente aos palestinos.

Principais conflitos no Oriente Médio

Os conflitos no Oriente Médio tiveram início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses.

Em 2005, Israel ocupou militarmente a região. Atualmente, Israel ainda é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.

Atualmente, o grupo extremista islâmico Hamas controla a Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, controla entradas e saídas de suprimentos.

Além disso, Israel mantém colônias ilegais na região da Cisjordânia, habitada por palestinos, provocando ataques do Hamas.

Desse modo, o panorama atual na região ainda é de tensões e conflitos.

Se você ainda tem dúvidas sobre os conflitos no Oriente Médio, continue a leitura nesse post!

Partiu abrir o leque e aprender sobre importantes conflitos que ocorreram no Oriente Médio?

Ocupações e disputas territoriais no Oriente Médio

  • Os Talibãs no Afeganistão – grupo fundamentalista islâmico, que desde adécada de 90 controlava o país. Em 2001, foi retirado do poder numa ação entre Estados Unidos e Reino Unido. Refugiaram-se, mas continuaram na região..

Com a decisão americana de retirar as tropas, após 20 anos na região, o grupo Talibã conseguiu retomar o país em 2021, impondo duramente suas leis ao povo e anulando liberdades e direitos, especialmente das mulheres.

  • A Turquia e os curdos – Os curdos são a 4ª etnia mais numerosa do Oriente Médio, porém, assim como os palestinos, não possuem território próprio. Há décadas ocorrem ofensivas entre os dois povos.
  • Guerra Civil no Iêmen – A região sofre com a guerra civil desde 2014. Com conflitos entre sunitas e xiitas e resultados da Primavera Árabe. A região sofre grave crise humanitária.
  • Guerra Civil na Síria – Começou em 2011, também na Primavera Árabe. O estado islâmico domina territórios, resultando em milhões de mortos.

No ano de 1923, o Tratado de Lausanne estabeleceu apenas as fronteiras da Turquia. A Palestina seguiu na mesma condição, sem território.

Conflitos no Oriente Médio e países africanos

A localização geográfica das regiões de fronteira do Oriente Médio ajudou a gerar outros conflitos, como a Primavera Árabe.  Uma das regiões é a Turquia e a outra ao norte do Egito. O Oriente Médio fica predominantemente na Ásia Ocidental.

Essas regiões do Oriente Médio também foram palco de conflitos, como veremos já já. 🙂

Foram reações pela liberdade, contra a opressão e a corrupção de governos antidemocráticos.

Pra algumas regiões, os conflitos trouxeram resultados positivos na esfera dos direitos humanos. Caíram ditadores como Hosni Mubarak (Egito) e Muamar kadhafi (Líbia).

Grupos étnicos e os conflitos no Oriente Médio

Os principais grupos étnicos que deram origem aos habitantes do Oriente Médio foram:  os semitas, os persas e os turcos:

  • Os semitas deram origem a duas descendências: árabes e judeus. Atualmente, os semitas habitam a península arábica e a costa do mar mediterrâneo;
  • Os persas são originários de grupos nômades. Atualmente no Irã;
  •  Os turcos ocuparam o norte do Oriente Médio, migrando da Ásia Central. Formaram por séculos o império turco-otomano, que como vimos, teve seu fim após a Primeira Guerra Mundial.

Há dezenas de grupos étnicos no Oriente Médio. Da mesma forma, as maiores religiões, Islamismo e Judaísmo, se subdividem em diversos grupos.

Continue lendo nossos posts e confira esse vídeo sobre o Oriente Médio, que apesar dos conflitos, é um importante centro

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica