A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo foram dois fenômenos históricos que marcaram o final do século XIX e o início do século XX, transformando a economia, a política, a sociedade e a cultura de diversos países. A Segunda Revolução Industrial foi caracterizada pelo avanço tecnológico, pela expansão do capitalismo financeiro e monopolista, pelo surgimento de novas potências industriais e pelo aumento da produção e do consumo. O Imperialismo foi a política de expansão e domínio de algumas nações europeias, dos Estados Unidos e do Japão sobre outras regiões do mundo, principalmente na África e na Ásia, em busca de matérias-primas, mercados consumidores e investimentos. Esses processos tiveram consequências sociais, políticas, econômicas e culturais que influenciaram o mundo até os dias de hoje.
Para te ajudar a revisar esses conteúdos, separamos uma lista com exercícios sobre a Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo. Resolvendo essas questões, você poderá testar seus conhecimentos, identificar suas dificuldades e fixar melhor as informações. Aproveite essa oportunidade para se preparar para o Enem e garantir uma boa nota! Bons estudos!
Questões sobre capitalismo
Questão 1. (UERJ)
A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída pelas potências europeias para invadir as nações do continente africano e asiático correto dizer que:
a) As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países asiáticos}
b) As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão civilizadora.
c) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos.
d) O fardo do homem branco era uma das legitimações europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias.
Questão 2. (Fuvest)
Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas “trade unions”, que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.
Questão 3
Leia o texto a seguir:
“O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos”.
(MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. Contexto, São Paulo, 1998)
Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente:
a) da sua recente demarcação, que contou com térmicas cartográficas antes desconhecidas.
b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.
c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos “limites naturais”.
d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana.
e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
Questão 4
No final do século XIX, os europeus defendiam seus interesses imperialistas nas regiões africanas e asiáticas, justificando-os como missão civilizatória. Uma das ações empreendidas pelos europeus como missão civilizatória nessas regiões foi:
a) aplicação do livre comércio
b) qualificação da mão de obra
c) padronização da estrutura produtiva
d) modernização dos sistemas de circulação
Questão 5
Analise e complete o esquema histórico correspondente ao mundo do final do século XIX e início do século XX
Completam o quadro superior e inferior do esquema histórico, respectivamente, os seguintes conceitos:
a) Mercantilismo e Iluminismo.
b) Imperialismo e Racismo.
c) Colonialismo e Destino Manifesto.
d) Capitalismo e Predestinação.
e) Globalização e Neoliberalismo
Questão 6
As tiras são um importante instrumento linguístico em que a linguagem verbal e a não verbal combinam-se na construção de um recurso comunicativo humorístico e, às vezes, crítico da realidade. Nesse sentido, a tira citada é pertinente para se fazer uma leitura
a) adequada das lutas dos movimentos negros norte-americanos dos anos 1970, já que conseguiram significativos avanços sociais.
b) ingênua da Abolição da escravatura brasileira, já que persistiu a desigualdade social e econômica entre negros e brancos.
c) irônica da colonização europeia do continente africano, justificada ideologicamente pela ideia de “missão civilizadora”.
d) negativa da democracia sul-africana, uma vez que o fim do Apartheid não garantiu igualdade econômica aos negros.
Questão 7
Na segunda etapa da Revolução Industrial, iniciada por volta de 1860, caracterizou-se um(a):
a) fortalecimento das corporações de mercadores.
b) aumento da utilização da mão-de-obra servil.
c) supremacia do capitalismo financeiro.
d) intensificação das trocas comerciais através das feiras.
e) predominância do sistema familiar de produção.
Questão 8
Dentre as realizações da Era Meiji (Era das Luzes), desencadeada pelo imperador Mitsu-Hito objetivando modernizar o Japão para competir em condições de igualdade com os países industrializados do Ocidente, destacamos:
a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.
b) fortalecimento do poder do Xogunato e abertura dos portos aos produtos estrangeiros, objetivando assimilar a tecnologia ocidental.
c) criação de Daimios independentes, coordenados por um Xogum imperial encarregado de estimular as atividades dos centros urbanos de produção industrial.
d) política de incentivos financeiros à burguesia nacional, formação de um bloco econômico supranacional regional (os Tigres Asiáticos), ampliando as relações entre Oriente e Ocidente.
e) reforma econômica, criação do Iene, instituição da servidão nas indústrias, e cessão da ilha de Hong Kong à Inglaterra, em troca de empréstimos financeiros.
GABARITO
1. B
2. B
3. A opção correta é a letra B, pois vincula corretamente a expansão imperialista europeia ao processo de “partilha” do território africano, baseado no estabelecimento de fronteiras artificiais a partir das determinações da Conferência de Berlim.
4. A
5.B
6. C
7.C
8. A
Aproveite para conferir o vídeo do nosso canal sobre Fases do Capitalismo
Gostou da nossa lista de exercícios sobre Capitalismo? aproveite para fazer questões antigas de provas do Enem e melhore sua preparação!
E se você estiver procurando um curso preparatório para o Enem, confirma o cursinho da Descomplica!