A ansiedade é um tema cada vez mais relevante em nossa sociedade contemporânea e, certamente, ela é uma condição que impacta significativamente a juventude atual.
Por esses e outros motivos, a ansiedade entre os jovens é um assunto que merece atenção e análise cuidadosa.
Por meio de um modelo de redação sobre ansiedade, exemplificaremos como é possível abordar a ansiedade de maneira sensível e construtiva, oferecendo uma visão abrangente e promovendo a conscientização e o apoio a todos aqueles que enfrentam esse problema.
Confira uma redação sobre ansiedade entre os jovens escrita por nossos gênios no assunto:
Redação sobre ansiedade entre os jovens
A redação exemplar foi feita com base no tema: “Cuidados e melhorias sobre a ansiedade entre os jovens“.
“O Brasil é mais um país que enfrenta um grande problema no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças mentais. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 9% dos brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade. No entanto, a preocupação é ainda maior quando se revela o público atingido por essas questões: os jovens.
Estes são impactados por questões sociais e pelo uso excessivo de mídias sociais, exigindo, assim, cuidados e melhorias para diminuir essa questão para as gerações futuras. Em primeiro lugar, cabe destacar as ideias do filósofo Byung-Chul Han sobre o fenômeno da “sociedade do cansaço”. O pensador destaca que, atualmente, o indivíduo se explora e acredita que isso é realização. Essa questão ficou ainda mais evidente durante o período de pandemia da Covid-19, em que diversos adolescentes foram inspirados negativamente pelo excesso de produtividade de alguns influenciadores digitais em aplicativos como o Instagram.
Como consequência disso, a Síndrome de Burnout se torna um desafio a ser solucionado devido ao excesso de atividades expostas nas mídias, causando esgotamento físico e mental aos jovens. Além disso, aliado à super produtividade exibidas nas redes sociais, destaca-se também o uso excessivo das mídias digitais como fatores que desenvolvem crises de ansiedade. O Movimento de Saúde Jovem em parceria com uma instituição de saúde pública do Reino Unido divulgou uma pesquisa que revela o Instagram como uma rede social mais viciante que álcool e cigarro, sendo, portanto, nociva aos jovens. Esse público é altamente impactado devido ao medo de ficarem por fora dos acontecimentos e tendências. Com isso, as horas conectadas no ambiente virtual aumenta casos de ansiedade e depressão sendo prejudiciais à saúde mental dos internautas.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser colocadas em prática para cuidar e melhorar a saúde mental dos jovens. Nesse caso, é importante que empresas tecnológicas, como o Facebook e o Instagram – populares nessa faixa-etária – criem medidas para diminuir o tempo dos usuários nessas redes sociais, por meio da notificação sobre o informe do tempo no aplicativo. Assim, é possível, ao menos, conscientizá-los acerca do tempo usufruído nas redes sociais e diminuir o impacto na saúde mental deles“.
Agora que você já tem um modelo de redação sobre ansiedade entre os jovens para se inspirar, fica mais fácil caso esse seja o tema da redação no vestibular, né?
Se você vai fazer o Enem, confira sua nota com 92% de assertividade no Gabarito Enem Extraoficial.
Continue estudando com a gente! Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem!