A internet e as redes sociais facilitam demais a nossa vida, não é mesmo? Seja pra resolver questões do dia a dia, encontrar amigos ou saber o que está rolando mundo afora. Mas existe um outro lado, que é a exposição exagerada no ambiente virtual e suas consequências.
Nem tudo são flores pra quem se deixa levar pelo mundo virtual e suas maravilhas sem os cuidados necessários e uma boa dose de equilíbrio. A questão é tão séria que já virou tema de redação.
Descubra, neste texto, quais os problemas que os excessos podem trazer pra sua vida e como contornar a situação.
Por que a exposição exagerada no ambiente virtual é perigosa?
O aumento do uso de dispositivos móveis, principalmente do celular — cada vez mais cedo —fez surgir um novo tipo de distúrbio, conhecido como nomofobia. O termo refere-se ao medo de ficar sem o celular ou uso de alguma tecnologia.
Além disso, temos que levar em consideração as questões de segurança que envolvem os dados pessoais e financeiros. Pessoas mal-intencionadas podem cometer fraudes, clonar cartões e até chantagear os usuários em troca de dinheiro. Lembra do caso da Carolina Dieckmann, que teve fotos íntimas vazadas na internet?
Mesmo que pareça inofensivo, algumas plataformas também comercializam as suas informações sem que você tome conhecimento, e o que é pior, com a sua autorização. Quem é que lê aqueles enormes termos de aceite antes de concordar com o uso de um app?
Como a exposição nas redes sociais pode prejudicar você?
É muito legal compartilhar com nossos amigos as fotos de viagens e lugares que a gente visita, não é mesmo? O problema é que nossas redes sociais já deixaram de ser um pequeno núcleo de amigos faz muito tempo.
Elas se expandiram pra centenas e até milhares de pessoas que sabem onde, quando e com quem você saiu. A privacidade praticamente deixou de existir. O que pode ser divertido em um primeiro momento, também pode levar a uma exposição exagerada no ambiente virtual.
Imagine uma noite de balada em que você abusou das bebidas, postou fotos constrangedoras e depois se arrependeu? Caiu na internet, não tem como voltar atrás, e isso poderá se tornar um problema futuro, na busca por um emprego ou cargo público.
Quais os cuidados devemos ter com a exposição na internet?
Pra que o mundo virtual não se transforme em um grande problema na sua vida, você pode tomar alguns cuidados básicos e simples. Confira:
- tenha cuidado com as coisas que você coloca a seu próprio respeito;
- desconfie sempre, nem tudo o que você vê é verdade;
- verifique se os links sugeridos são seguros antes de clicar;
- procure não publicar fotos da família com muita informação;
- não divulgue informações financeiras, compras e valores gastos;
- jamais planeje uma reunião ou festa em seu perfil;
- cuidado com comentários que podem ser vistos como fofoca e difamação.
Agora que você já sabe quais os riscos da exposição exagerada no ambiente virtual, pode cuidar da sua segurança e se preparar pra mandar bem na redação.
Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, pra você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema:
A exposição exagerada no ambiente virtual, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos pra defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Embora depois os meios de comunicação não estejam dispostos a pagar fortunas pela exclusividade de mostrar essas imagens que imortalizaram um passeio pelo supermercado ou que captaram os gestos do cidadão tomando um cafezinho, agora há uma solução para o drama dos sem-fama.
A internet oferece um outdoor com espaço para todos: nessas vitrines mais populares, qualquer um pode ser visto como tem direito. As opções são inumeráveis e não cessam de se multiplicar: blogs, fotologs, Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Youtube e um longo etcétera. Graças à rede mundial de computadores, enfim, parece que o acesso à fama tem se democratizado.
Tudo aquilo que antes concernia à pudica intimidade pessoal tem se “evadido” do antigo espaço privado, transbordando seus limites, para invadir aquela esfera que antes se considerava pública.
O que se busca nessa exposição voluntária que anseia alcançar as telas globais é se mostrar, justamente: constituir-se como um personagem visível. Por sua vez, essa nova legião de exibicionistas satisfaz outra vontade geral do público contemporâneo: o desejo de espionar e consumir vidas alheias.
Essa repentina busca de visibilidade e da auto-exposição, portanto, essa ambição de fazer do próprio eu um espetáculo e de se tornar um personagem audiovisual, talvez seja uma tentativa mais ou menos desesperada de satisfazer um velho desejo humano, demasiadamente humano: afugentar os fantasmas da solidão.
Celebridade para todos: um antídoto contra a solidão?
De Paula Sibilia. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v62n2/a22v62n2.pdf
TEXTO II
Saber exatamente o lugar onde a pessoa está ou qual a sua rotina. Esse é um dos grandes problemas que surge em um momento onde a exposição diária por meio das redes sociais é super compartilhada.
O “saber de tudo” expõe na vulnerabilidade do usuário, que entrega para qualquer desconhecido o local onde mora, os lugares que costuma frequentar, seus hábitos e seu perfil traçado.
O uso inconsciente das redes traz uma realidade de medo em um mundo onde tudo é “perfeito”, mas onde sempre tem alguém à espreita.
Disponível em: http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-05-08/redes-sociais-tambem-oferecem-riscos-na-divulgacao-de-informacoes-pessoais.html.
TEXTO III
O que acha de continuar estudando com a gente? Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.