Para te ajudar na redação do Enem, trouxemos uma redação sobre cidadania, um dos temas mais abordados nas provas e na redação do Enem. Não se esqueça de que este é apenas um exemplo.
Na sua prova, use os seus conhecimentos, estimule a sua criatividade e use as técnicas aprendidaspara produzir um texto único. Não deixe de acompanhar o conteúdo e descobrir um modelo possível para as suas redações.
Textos de apoio sobre o tema
Para desenvolver a redação, em primeiro lugar, é importante conferir textos que dão suporte teórico para o conteúdo que será redigido. Afinal, não é possível discorrer sobre qualquer tema sem ter um conhecimento prévio sobre ele.
Nesse sentido, vale ter em mente alguns tópicos centrais que podem fazer parte da sua redação:
- Conceito de cidadania;
- Contextualização;
- Aplicações e usos;
- Problemas e desafios;
- Propostas de valor.
Conceito e contextualização
No que se refere ao primeiro tópico, vale tomar como base otexto publicado no portal do Governo do Estado do Paraná sobre a origem da palavra.
Cidadania, do latim, quer dizer cidade. O seu uso remonta à Grécia Antiga, período no qual se desenvolveu a primeira forma de democracia e participação política por parte de um grupo seleto de pessoas.
Na Roma Antiga, o termo cidadão era utilizado para designar a situação política de um sujeito e os direitos que ele poderia exercer perante o estado.
Hoje, o conceito de cidadania se faz extremamente importante para compreender as funções do estado em sua configuração atual.
Não é por acaso que, a partir dos ideais propagados pela Revolução Francesa, a cidadania passa a ser vista como indissociável dos direitos humanos, pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e, posteriormente, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hoje, o termo cidadão está relacionado, de acordo com o texto mencionado acima, ao “indivíduo no gozo de seus direitos civis e políticos de um Estado”.
Aplicações e usos
O aluno pode argumentar, em seu texto, que há um conceito mais amplo de cidadania. Conforme indica o título da redação, ela pode dizer respeito à qualidade de cidadão.
Em outras palavras, à sujeição aos direitos e deveres perante o estado. Nesse sentido, muito além dos direitos políticos, como a possibilidade de votar em uma democracia, o conceito se relaciona à forma como encaramos a vida em comunidade de maneira geral.
Ou seja, como nos posicionamos na sociedade, os valores que trazemos para o ambiente público, odesenvolvimento humano e a justiça buscados em decisões que afetam o coletivo, a valorização da ética nas instituições públicas e particulares entre outros.
Desafios e propostas de valor
Como qualquer proposta política, é claro, a cidadania enfrenta desafios e problemas em suas aplicações práticas.
O aluno, nesse sentido, pode levantar questões atuais que cercam o tema, como a defesa do meio ambiente, a corrupção na política brasileira, a participação popular em eleições entre tantos outros aspectos.
É preciso, no entanto,atentar para a proposta de valor sugerida para cada questão levantada. É importante mostrar ao leitor ou avaliador que, muito mais do que identificar os desafios, você apresenta propostas concretas para a realidade.
Aqui, as possibilidades são abrangentes e envolvem as análises feitas pelo aluno e omapa mental desenvolvido para o texto. Confira, a seguir, um dos exemplos de redação sobre cidadania e como esses tópicos podem conversar entre si.
Exemplo de redação
Cidadania: um conceito muito mais amplo
“A cidadania é muito discutida no âmbito privado, relacionando o termo com “fazer sua parte”, defender o meio ambiente, ser solidário e não desrespeitar o direito alheio.
Mas, e a parte política da cidadania, que não é ensinada nas escolas e depende de um impulso do cidadão de se politizar e ser ativo socialmente nesse sentido?
Nas manifestações populares no Brasil, ocorridas em 2013, pudemos observar como muitos cansaram de se omitir politicamente e decidiram ir às ruas para mostrar que se importam com o rumo que o país tem tomado em suas decisões políticas.
Ainda assim, é nítido que nem todos têm o cuidado de analisar os discursos políticos veiculados nas redes sociais e na mídia em relação a essa movimentação.
Muitos, inclusive, são cooptados por uma pauta esvaziada, quando levantam bandeiras genéricas e ineficazes “contra a corrupção” ou “a favor da educação”.
Esse tipo de exigência é inofensivo politicamente porque não apresenta soluções e desconsidera que a corrupção, e a educação como produto de mercado, são consequências de um sistema político-econômico que nós cooperamos para que exista.
Da mesma maneira, em âmbito particular, nossas atitudes são, em geral, voltadas para a defesa própria ou de nossos entes queridos. Desconsidera, assim, a esfera coletiva de cooperação que poderia gerar resultados também coletivos.
Nesse sentido, esta redação sobre cidadania levanta a ideia de que um contexto mais amplo e crítico reposiciona o nosso papel de cidadão ativo.
Não só como eleitor ou indivíduo, mas como agente de mudança em direção ao que queremos e valorizamos. Ou seja, ao afeto, à humanização dos órgãos públicos e privados, à garantia de direitos básicos entre outras metas que tornariam a vivência urbana melhor.
Não refletir sobre todos esses aspectos navida pessoal e coletiva antes de ir às ruas é, também, contribuir negativamente para a cidadania nacional e global”.
Estude e pratique
Saber elaborar uma boa redação é a chave para se sair bem em qualquer avaliação que exija essa competência.
Na vida profissional, saber escrever também permite se destacar no mercado. Afinal, isto demonstra a habilidade do profissional em organizar ideias, desenvolver conteúdos e expressar uma mensagem de valor para o público.
Para elaborar textos como este, seja redação sobre cidadania ou qualquer outro tema, vale partir de textos de apoio. Desse modo, é possível explorar os tópicos acima destacados para transmitir com maior confiança o conteúdo proposto.
Aproveite para conferir o nosso vídeo de como escrever uma redação sem saber o tema.
E então? Gostou do nosso exemplo de redação sobre cidadania? Aqui no blog da Descomplica, você encontra diversos modelos de redação que podem te ajudar a se sair bem na prova. Ah, e vem conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica. A gente te ajuda a arrasar na prova!