Você sabe o que é a proposta de intervenção da redação do Enem? Ela nada mais é do que a conclusão do texto dissertativo-argumentativo pedido na redação do exame, que deve apresentar uma solução para o problema apresentado.
O ideal é que essa proposta de intervenção seja pragmática e apresente, pelo menos, cinco elementos válidos para que o candidato atinja o nível 5, ou seja, a nota máxima da competência.
Vale dizer que essa proposta vale 200 pontos (⅕ da nota total atribuída ao texto).
A seguir, saiba tudo a respeito da proposta de intervenção do Enem, o que é, como fazer um texto perfeito e conseguir nota máxima nesse quesito!
O que é uma proposta de intervenção do Enem
A proposta de intervenção é o nome dado à conclusão do texto dissertativo-argumentativo do Enem. Neste ponto do texto, o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo da dissertação.
São cinco os elementos indispensáveis à proposta de intervenção do Enem: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.
Na hora de aprender a criar uma proposta de intervenção, é fundamental responder às seguintes questões: quem vai realizar a ação? O que será feito? Como será feito? Por que será feito?
Quais são os elementos da proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção do Enem traz elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos.
Os elementos fundamentais na proposta de intervenção da redação do Enem incluem:
- Agente: quem executa uma ação em prol da resolução do problema apresentado no texto. Podem ser governo, escolas, mídia ou ONGs, por exemplo;
- Ação: o que será, de fato, realizado;
- Modo/meio: é a forma como uma ação será feita;
- Efeito/finalidade: o objetivo que se pretende alcançar com a ação proposta;
- Detalhamento: acréscimo de informações sobre um dos elementos acima, fazendo com que ele fique o mais completo possível.
Como começar uma proposta de intervenção
No momento de criar uma proposta de intervenção para redação do Enem, é preciso entender o problema.
Depois, o aluno deve entender quem atuará para resolver este problema, o que será feito, de que forma será executado e qual é o objetivo dessa proposta de intervenção.
Além disso, como já dissemos, o candidato deve apresentar um detalhamento, que pode estar relacionado ao agente, à ação, ao modo/meio ou ao efeito/finalidade.
Modelo de proposta de intervenção para redação do Enem
A seguir, trazemos um exemplo de proposta de intervenção para o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, trazido no Enem 2017.
“Portanto, a problemática precisa ser resolvida. Cabe ao Estado (agente) — entidade que administra e organiza a nação (detalhamento do agente) — promover a formação continuada e a construção de espaços escolares para a população surda (ação), por meio de recursos direcionados ao Ministério da Educação (modo/meio), a fim de que a população surda tenha os seus direitos constitucionais garantidos (finalidade/efeito), conforme aponta a lei.“
Pratique e corrija a redação do Enem
Para saber que está escrevendo boas redações nada melhor do que praticar, não é mesmo? E se a gente te disesse que você consegue praticar e ter ajuda de um Corretor de Redação para apontar possíveis erros? Pois é!
Corrigindo a sua redação você garante que está escrevendo de acordo com as diretrizes do Enem e entende onde pode melhorar seu texto. Assim, você pode se aprimorar e tirar uma nota maneira!
Além disso, lá você encontra opções de temas para treinar diferentes redações! Tá esperando o que?
Conte com a gente para te ajudar a fazer a melhor redação do Enem! E ah, não deixe de usar o gabarito extraoficial do Enem após a prova para saber sua nota com 92% de precisão!