• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Dialética

Ainda está perdido na dialética? Vem descobrir tudo para arrasar na argumentação da sua redação e conseguir uma nota máxima no vestibular!

Mapa Mental: Dialética

A dialética não precisa ser uma novela das oito! Vem cá aprender tudo com esta lista que vai salvar sua redação e garantir sua nota 1000!

A palavra dialética está diretamente relacionada à aptidão para falar de dualidades, contradições. Isso quer dizer que, quando somos dialéticos, dialogamos com elementos opostos que contrastam determinados pontos de vistas sobre certo tema ou assunto. Para isso, podemos dividir esse processo lógico em 3 partes.

1. Tese: a protagonista

Não seja como Sócrates que só sabia que nada sabia, entenda que a tese é o seu ponto de vista a ser exposto na introdução da dissertação argumentativa. É o posicionamento tomado após a leitura e entendimento do tema. A partir dela, será construída a sua argumentação que mostrará ao leitor que a sua opinião sobre o tema é baseada em situações ou argumentos sólidos. Portanto, a tese é a protagonista da sua redação.

Exemplo: A nossa classe política é corrupta ou, ao menos, omissa em relação à corrupção. Não haverá renovação nos quadros políticos que altere esta realidade. Os herdeiros continuarão as atividades dos seus padrinhos.

QUER SABER MAIS? DÁ UMA OLHADA NESTA LISTA SOBRE DIALÉTICA QUE VAI SALVAR SUA REDAÇÃO!