• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como treinar a redação nas férias?

Bem, pessoal,

Há 2 posts ( confira! post1) eu deixei vocês com 3 tipos de textos na cabeça: contos, artigos de opinião e dissertações, certo? Isso porque esses são os tipos de textos mais pedidos nos vestibulares no Brasil.

Como sempre digo, é preciso sempre treinar a redação, porque, quanto mais escrevemos, mais desenvolvemos essa habilidade e melhor nosso texto se torna. Por isso, proponho um exercício para vocês fazerem nas férias. No post passado, coloquei uma sugestão de leitura, um texto do “Observatório da Imprensa” sobre Imprensa e Corrupção, certo? Encarem isso como um texto de apoio e desenvolvam uma dissertação argumentativa, de 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema:

“Qual o papel da imprensa no combate à corrupção no Brasil?”

Seguem algumas dicas:

– Peguem um despertador e coloquem para despertar daqui a uma hora e meia.

– Separem cerca de meia hora para pensar nos argumentos que podem ser usados. Se preferirem, releiam o texto do post passado, para servir de apoio.

– Escrevam a redação.

– Releiam no final e corrijam os erros ortográficos e repetição de palavras.

– Mostre para alguém e pergunte se a pessoa foi convencida do que você defendeu na sua tese da dissertação.

Esse é um exercício legal, pois vocês treinam escrita e argumentação. Se gostarem, façam isso com outros temas, de provas antigas de vestibular. Para aqueles que têm amigos vestibulandos, é legal trocar os textos e discutir a escrita do outro. Isso pode ser muito bacana!

Gostaram?

Beijos e até a próxima!