Blog Descomplica

Treinar redação para Enem: tudo o que você precisa saber para alcançar sua nota 1000

porDescomplica| 24/01/2012

Compartilhe

Você se pegou em um momento que está chegando a hora da sua prova e você nunca nem fez uma redação direito na sua vida? Ou já fez, mas sente que não atingiu sucesso nas competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio? Aliás, você ao menos sabe quais são essas competências? É exatamente por isso que é importante treinar redação para Enem.

Não se preocupe. A gente vai te ajudar a eliminar esse problema e fazer com que você não precise ficar com medo na hora de fazer sua redação. Aqui, você vai entender quais são os aspectos básicos que você tem que saber sobre a redação do Enem, além de ver maneiras de treiná-la e alguns temas pra você praticar. Continue com a gente!

Aspectos básicos para seu treino de redação para o Enem

Imagem em detalhe de um caderno manuscrito para ilustrar um artigo sobre treinar redação para enem

Não adianta você querer treinar redação e não saber por onde começar, né? A gente vai te apresentar a seguir a estrutura básica que o Enem exige. Você também vai tirar suas dúvidas sobre o que é proposta de intervenção e repertório. Bora lá!

Estrutura básica

É importante lembrar que a redação do Enem exige que você elabore uma dissertação argumentativa. Sendo assim, esse gênero tem uma estrutura fechada, que é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, você vai apresentar o tema e, pra isso, é preciso que você entenda muito bem o que foi proposto pelo enunciado. Até porque uma das competências diz respeito a “compreender o tema e não fugir do que é proposto”.

Nessa parte, também é necessário explicitar a sua tese, que é o argumento que você vai defender na redação, ou seja, sua opinião — não se esqueça que é um texto dissertativo argumentativo e essa parte é essencial, fechado?

Se ela faltar, outra competência vai estar sendo violada, que é a de “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.

Assim, o desenvolvimento pede dois parágrafos. Em cada um deles, você vai apresentar um argumento. Como o Enem pede uma problematização em cima do tema, cada parágrafo vai se referir a um problema, ok?

Proposta de intervenção

Na conclusão, o Enem pede uma proposta de intervenção. Então, aqui, você vai precisar propor soluções pros problemas que apresentou, as quais precisam ser realizáveis — aliás, uma só é suficiente, tá?

Esqueça soluções genéricas como “o Estado precisa tomar medidas”. Você precisa elaborar um projeto: quais medidas precisam ser tomadas? Quem especificamente vai realizá-las (o Estado é muito abrangente)? E de que forma?

Repertório

O repertório nada mais é do que as referências que você vai utilizar na redação pra embasar seu ponto de vista.

Essa parte pode ser um pouquinho assustadora, já que ele deve ter a ver com o tema da redação — que você só vai descobrir lá no dia da prova —, além de precisar ser produtivo pro seu texto (outro ponto exigido pelo Enem, foca nele na hora de inserir seus repertórios no texto).

Porém, se tranquiliza aí, porque existem os repertórios “coringas”. Mas o que é isso? São referências que você consegue encaixar em diversos temas diferentes, já que são mais abrangentes e genéricos.

Maneiras de treinar redação para Enem

Imagem de um caderno em branco sobre uma mesa de madeira para ilustrar um artigo sobre treinar redação para enem

Agora que você já sabe quais aspectos são essenciais pra sua nota 1000 na redação do Enem, é hora de praticar muito pra que você consiga aplicá-los nos seus textos. Vamos ver como fazer isso?

Lembrando que a gente não citou aqui as competências mais óbvias pra redação, que são o domínio da língua portuguesa e o conhecimento dos mecanismos linguísticos, mas não esquece de estudar bastante essa parte também, hein?

Agora vem com a gente pro que interessa: pra treinar sua redação, a gente propõe um exercício, que consiste em escolher um tema — vamos te dar algumas opções ainda neste post — e desenvolver sua dissertação argumentativa, de 20 a 30 linhas. Algumas dicas são:

  • separar cerca de meia hora pra pensar nos argumentos que você vai utilizar pra defender seu ponto de vista;
  • reler a redação quando terminada pra eliminar a repetição de palavras, o que vai ajudar você a conhecer sinônimos e conectivos diferentes, bem como a pegar prática na coesão referencial;
  • mostrar a redação pra alguém e perguntar se seus argumentos estão convincentes.

Esse exercício vai treinar sua escrita e sua argumentação, o que já vai ajudar bastante na hora da sua prova.

Temas para treinar redação do Enem

Imagem de uma pessoa em uma mesa com um caderno, um notebook e oculos para ilustrar um artigo sobre treinar redação para enem

É impossível adivinhar o tema da redação do Enem deste ano, mas você pode ficar atento a temas atuais de debate que afetam a sociedade de alguma forma, os quais são possíveis de cair na prova.

Antes de te mostrar alguns deles, a gente precisa ressaltar que é preciso ter cuidado com as frases temas que são extensas, pois isso pode te confundir na hora de escrever e fazer você acabar saindo do tema.

Então, analise bem todas as palavras da frase e tente achar o que é essencial dela, ou seja, algo de que você vai conseguir extrair um problema pra elaboração da sua tese. Agora, olha alguns exemplos:

  • Os perigos da cultura contemporânea da automedicação no Brasil;
  • A necessidade de implementar a educação financeira nas escolas brasileiras;
  • Os efeitos da alimentação irregular no Brasil;
  • Os desafios para o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Agora você já sabe alguns dos aspectos básicos e já tem alguns temas pra começar a treinar redação para Enem.

Não esquece de estudar bastante o português também e desenvolver bastante seus repertórios coringas (que podem ser citações, filmes, livros, séries, músicas, dados, porcentagens etc.). Eles vão servir pra você aplicar nos temas que não tem muito conhecimento — nunca se sabe o que vai cair na prova, né?

E aí? A gente conseguiu te ajudar na sua jornada de estudar pra redação do Exame Nacional do Ensino Médio? Quer ver outros conteúdos sobre redação e Enem em geral? Então, conheça nosso Curso Preparatório para o Enem! Tem muita coisa legal e você não vai se arrepender.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica