Seguindo a série “lista de recomendações“, a da vez é de 5 livros que podem ajudar você a escrever uma redação melhor. Não, isso não vai ser feito de forma óbvia, é bom deixar claro.
Preferi escolher títulos que não fossem técnicos, como manuais e afins, mas que trouxessem ganhos para a sua escrita e/ou para o seu conteúdo. Ou seja, é algo maior do que um “escreva assim que você tira dez”.
Ah, e para não soar óbvio demais, suprimi clássicos da literatura universal. Esses você descobre fácil em qualquer lista de 100 melhores por aí, vai…
1. Como escrever um conto (Gabriel Garcia-Marquez, ed. Casa Jorge)
O escritor Gabriel García Marquez publicou em livro o resultado do seu trabalho junto a dez roteiristas, na oficina cubana de roteiros que leva seu nome. Ainda que mais voltados para o cinema, os ensinamentos dados aqui por um dos maiores autores vivos são preciosos e podem funcionar como uma grande ajuda para o desenvolvimento da sua redação. Talvez você tenha que procurar bastante por aí, mas vale o sacrifício.
2. Talvez eu não tenha vivido em vão (Fabio Cyrino (org.), ed. Landmark
Reunião de frases ditas por pessoas de grande importância para a história da humanidade em seu último momento de vida. Pode parecer meio mórbido, mas além de ter momentos absurdamente inspirados, o livro ainda traz um pequeno resumo de quem foi a pessoa e em que contexto ela morreu/foi morta. É bagagem cultural, sem dúvidas, e ainda pode ser lido de forma aleatória, sem seguir a ordem das páginas.
3. Lavoura Arcaica (Raduan Nassar, ed. Ateliê Editorial)
Único romance da lista, uma das grandes obras brasileiras da contemporaneidade. Além da belíssima história, a opção estilística do autor, omitindo os sinais de pontuação, causa umefeito atordoante em que lê. Para você aprender que não é todo mundo que pode não usar pontuação e descobrir por que seu professor sempre reclama quando você esquece as vírgulas.
4. Achei que meu pai fosse Deus (Paul Auster (org.), ed. Companhia das Letras)
Antologia de histórias contadas por pessoas comuns e apresentadas em um programa mensal de rádio pelo escritor norte-americano Paul Auster. Dos mais de quatro mil textos recebidos, no livro se encontram alguns dos relatos curtos e verdadeiros, feitos por pessoas de várias idades, classes e credos. Para aprender que qualquer um é capaz de dizer algo se tiver a motivação certa.
5. Farmácia de Pensamentos (Sonia Aguiar, ed. Relume Dumará)
O livro só é encontrado em sebos atualmente, mas o site (www.farmaciadepensamentos.com) continua no ar, e se propõe ao mesmo fim: fornecer um compêndio de pensamentos para, segundo a descrição, “curar os males da alma”. Desconsiderando o lado auto-ajuda, funciona como uma bela fonte de citações com autoria correta, algo raro de se encontrar por aí.
Agora, se sua busca é por livro técnico mesmo, a dica é uma só: Comunicação em prosa moderna, Othon Moacyr Garcia, ed. FGV. Não tem como errar.
Bons estudos e até a próxima!