• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Possíveis temas de redação do Enem 2021

Se você pudesse fazer um pedido ao gênio da lâmpada do Enem, qual seria ele? Não vale pedir o gabarito, mas poderia ser pelo menos os possíveis temas de redação Enem 2021, não é mesmo? 

Imagina só chegar lá com a certeza de que seria um daqueles temas que você estudou? Maravilhoso, mas, como aqui é vida real, o Descomplica manda a letra pra você com alguns temas que podem ser cobrados!

É claro que os temas de redação que podem cair no Enem são possibilidades, já que a gente até tentou jogar as cartas pra te ajudar, mas os oráculos não ajudaram. 

De qualquer forma, analisando o cenário nacional, mundial e os acontecimentos recentes, conseguimos traçar algumas possibilidades. 

Vale a pena ficar sempre ligado ao que acontece, assistindo a bons programas e telejornais, lendo bons sites e se informando. Além disso, se liga nas nossas dicas que você se dá bem!

Possíveis temas de redação do Enem 2021

O Enem 2021 terá a mesma estrutura que já conhecemos, com as questões objetivas e a temida redação.

De forma geral, todos os anos, a redação do Enem aborda temas que, de alguma forma, impactam a sociedade. Assuntos sociais e críticas à sociedade têm grandes chances de cair. 

Outra dica é que a redação para o vestibular dificilmente trata de algum tema muito recente ou polêmico, ou que ainda esteja em discussão. 

Entretanto, conhecer as atualidades é essencial para traçar paralelos e até apontar a proposta de intervenção – indispensável em uma redação no formato dissertativo argumentativo.

Precisa de uma forcinha extra pra se dar bem na prova? Dá uma olhada nos possíveis temas de redação que podem cair no Enem!

1. Evasão escolar no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicou que havia 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola.

A pandemia acentuou este movimento, com a ausência de recursos para aulas online, incluindo internet, computador e tablet, por exemplo. 

Além disso, a evasão escolar está diretamente ligada a temas como falta de escolas, bullying ou falta de condições econômicas dos alunos, por exemplo.

2. Saúde mental no mundo globalizado

Número de casos de suicídios crescendo, isolamento social com efeito direto sobre a saúde mental das pessoas e a elevação dos problemas mentais durante a pandemia são assuntos discutidos com frequência por vários países.

O Brasil é um país com alto índice de problemas como ansiedade e depressão. Além disso, há inúmeros casos de bipolaridade, crises de pânico e outros transtornos que assolam a mente humana.

Investir em medidas para tratar e combater esses problemas, especialmente após a pandemia, é essencial e deve ser tratado como medida de saúde.

3. Meio ambiente no Brasil

Desastres ambientais são assunto recorrente no Enem e tema de atualidade da redação. 

As chamadas pautas verdes têm estado cada vez mais em discussão, especialmente diante da eleição do presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, que condicionou uma ajuda financeira ao Brasil à diminuição do desmatamento.

Além deste assunto, há outros pontos essenciais e que precisam ser tratados no Brasil, como a falta de saneamento básico em grande parte das regiões do País

Como mudar este cenário? Que tipo de medidas poderiam acentuar o compromisso ambiental do Brasil e melhorar sua imagem perante o mundo?

4. Educação a distância

Em meio à pandemia da Covid-19, a educação brasileira precisou se reinventar em tempo recorde. 

A classe média e alta conseguiu se adaptar com mais facilidade, utilizando recursos como acesso à internet e computadores ou tablets para que seus filhos conseguissem estudar.

Entretanto, as classes menos favorecidas sofreram muito com a falta de estrutura – tanto por parte das escolas públicas quanto por parte da ausência de conexão a dispositivos em suas próprias casas.

Bastante desigual, o ensino a distância no Brasil acentuou diferenças existentes há muito tempo e, em alguns anos, mostrará as consequências, com o déficit de aprendizado de milhares de alunos. 

5. Aumento da expectativa de vida entre os brasileiros

Outro tema que pode cair no Enem 2021 é a elevação da expectativa de vida dos brasileiros.

A melhora na qualidade de vida e bem-estar da população é um dos fatores que elevou esses números, mas é importante discutir e entender os elementos que permitem que o crescimento continue.

6. Analfabetismo total e funcional

Um possível tema do Enem 2021 é um dado alarmante: segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabe ler o próprio nome. 

Quase 30% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, até sabe ler, mas não compreende o que está lendo e tampouco interpreta operações numéricas. 

Esses dados apontam para a necessidade de aprimorar as condições do ensino público, permitindo que mais pessoas tenham acesso a um ensino de qualidade. Como fazer isso?

Materiais para ir bem na redação

Agora que você já conferiu os possíveis temas de redação do Enem 2021, quer alguns exemplos prontos pra ficar craque? A Descomplica separou ótimas redações pra você ler estudar!

E dicas sobre a estrutura da redação? Temos também! Aproveita!

Quer mais? O curso preparatório da Descomplica vai te deixar expert para o Enem! Não perca tempo!