• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Confira 5 assuntos atuais para redação do Enem

A redação do Enem é um dos pontos mais importantes do exame. Ela pode zerar a nota do aluno ou garantir sua ida a uma universidade de ponta. Por isso, é fundamental se preparar com atenção para essa parte da prova, prestando atenção aos assuntos atuais para a redação do Enem.

O Enem, geralmente, escolhe temas polêmicos e que geraram debates ao longo do ano para aplicar à redação, que deve ser feita no modelo dissertativo-argumentativo e deve seguir a norma culta da Língua Portuguesa.

Quer ficar por dentro dos assuntos que têm mais chances de serem cobrados na redação do Enem? A gente te conta! Selecionamos 5 assuntos atuais que podem cair!

1. Importância da valorização do SUS com a pandemia

Em 2020, com a eclosão de uma pandemia de COVID-19, evidenciou-se a importância de um sistema de saúde de qualidade. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em evidência devido aos atendimentos aos pacientes vítimas do coronavírus.

Sempre lembrado pela demora no atendimento, falta de equipamentos e de médicos, o SUS se tornou peça-chave para a saúde pública diante desta situação.

Entender seu funcionamento e a diferença do sistema público de saúde brasileiro na comparação com outros países como os Estados Unidos, por exemplo, é imprescindível. Isso porque, na redação, o aluno pode ser convidado a refletir sobre sua importância ou a elaborar possíveis soluções para melhorar esse serviço.

2. Fake News e seus impactos na sociedade

Atualmente, o combate às fake news é um dos grandes desafios. Isso porque notícias falsas prejudicam a sociedade e disseminam informações que pode trazer diversos problemas, especialmente em tempos de pandemia.

Vale a pena entender as investigações sobre a fake news no âmbito político e das investigações policiais, bem como nas consequências que esses atos podem trazer. 

3. Saúde mental e cuidados para evitar transtornos de ansiedade e depressão

A pandemia evidenciou questões emocionais antes latentes e voltou o foco para a necessidade de cuidar da saúde mental e tratar depressão e transtornos de ansiedade. O estilo contemporâneo por si só favorece esses distúrbios e pode ser influenciado pelo ritmo de trabalho excessivo, cobranças familiares, doenças, violência urbana e impactos econômicos.

A redação do Enem pode cobrar a necessidade de se cuidar e buscar ajuda profissional, quebrando “tabus” ainda muito presentes na sociedade. Além disso, é necessário oferecer esse tipo de abordagem às camadas mais pobres da população, falando também sobre redes sociais e o impacto sobre os jovens. 

4. Efeitos dos desastres ambientais no Brasil

Queimadas, desmatamentos, governantes que não falam a mesma língua… O Brasil, atualmente, sofre com esse tipo de acontecimento e tem sua imagem altamente prejudicada em relação ao mundo.

Acontecimentos como o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, queimadas na Amazônia, desmatamento e outros assuntos da mesma temática podem ser tema da redação do Enem.

5. Movimento anti vacina no Brasil

Doenças que já haviam sido erradicadas do Brasil voltaram à tona e têm crescido de forma preocupante. Graças a um movimento anti vacina, que se tornou ainda mais forte diante da vacina contra o Covid-19 – algo buscado por cientistas de todo o mundo. 

Em tempos de pandemia, é importante refletir sobre o papel dos pais sobre a imunização de seus filhos e o direito da população a vacinas, bem como os impactos da negligência sobre a saúde.

É claro que há outros assuntos em alta e que pode ser tema da redação do Enem, mas, basicamente, esses são pontos importantes para estudar e compreender para o exame.

Vale a pena se dedicar ao estudo de atualidades para dissertar com argumentos sólidos. Vem, redação nota 1.000!