• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Modelo de Redação: Esporte e Inclusão Social

esporte-inclusao-social

 

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você no Plano de Estudos da Semana 20? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feita pela monitora Leidiane Oliveira, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: O esporte como ferramente de inclusão social no Brasil


 

Esporte: ética e sociedade

Jogos Pan-americanos de 2007, Campeonato Mundial de Judô em 2013, Copa do Mundo de 2014: nos últimos anos, a sociedade brasileira e, em particular, a cidade do Rio de Janeiro tem vivenciado intensamente a experiência do esporte. As Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 serão, neste sentido, a cereja do bolo, mas não se pode de modo algum reduzir a prática esportiva a esses megaeventos. De fato, mais do que atividade de competidores célebres ou negócio que envolve milhões, o esporte é, em si mesmo, um poderoso meio de inclusão social, capaz de transformar vidas. De modo geral, tal poder transformador do esporte pode ser visualizado sob dois aspectos: no seu papel na formação ética dos indivíduos e no seu caráter socializador.

Em primeiro lugar, o esporte tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta sadios. Com efeito, tal como qualquer atividade com objetivos claros e determinados, a prática esportiva exige ordem, disciplina, paciência, coragem, perseverança, etc. Isto é, há uma série de virtudes éticas que são pressupostas no esporte e que por isso mesmo são desenvolvidas naqueles que se põem a praticá-lo. A prática constante da atividade física desenvolve ainda mais estas habilidades éticas, visto que a virtude, conforme ensinava Aristóteles, não consiste em um ato de bondade isolado, mas sim na prática habitual do bem.

Por outro lado, não se pode ignorar o papel inestimável do desporto no processo de socialização. Com efeito, como dizia o mesmo Aristóteles, o homem é naturalmente um ser social e político, isto é, engajar-se na vida social não é um aspecto secundário da existência humana, mas lhe é, ao contrário, algo constitutivo. Assim, o processo de socialização, de integração do indivíduo no interior da sociedade, não pode ser subestimado – e o desporto pode ter papel essencial nisso. Na verdade, a atividade esportiva produz, invariavelmente, uma comunidade de pessoas, uma integração entre os diferentes, afinal, mesmo o esporte mais solitário, implica algum tipo de cooperação e aprendizado mútuo. Não se pode, por exemplo, iniciar a prática de uma modalidade esportiva, sem a orientação de outra pessoa que já a domine de algum modo.

De acordo com tudo o que foi visto acima, não é difícil perceber que o esporte tem uma importância decisiva precisamente naqueles campos em que isto lhe é menos reconhecido: a transmissão dos valores éticos e a integração social. Garantir, no entanto, que esta ferramenta de inclusão social se torne realmente efetiva em nosso país passa por mudanças importantes na política de educação. Em particular, passa por uma mudança clara na perspectiva do governo a respeito da disciplina de educação física, em que ela não seja mais vista como mero meio de recreação, mas sim como um ponto-chave das políticas de ação social. O educador físico, essencial para o fortalecimento ético e social do alunado, deve ser agente central na vida escola, conduzindo projetos, articulando iniciativas, congregando partes. Sãos os desafios que temos a enfrentar.

Compartilhe

Avatar

Redação do enem ou introdução de um artigo? Sintetiza mais isso aí, tá muito extenso !!!

responder
Avatar

Bem elaborada esse modelo de redação, com certeza ajudará bastante.

responder
Avatar

Pontos negativos das redações modelo postadas:
Não há dúvida que essas redações são boas, mas me parecem que não são reais. Primeiro, por que na realidade do enem sinceramente duvido que elas estariam na margem das 30 linhas. Segundo, os exemplos são, usualmente, muito específicos, como por exemplo, que o STF julgou determinado crime no dia 6 de julho de 2012(exemplo inventado). Isso não é ruim, mas leva a entender que o candidato só terá nota 900/1000 com esse tipo de encaixe, o que não é verossímil(basta procurar as redações nota 1000 de 2013 e conferir). Além disso, uma redação que nem essas é duvidoso de se escrever em uma hora e meia, prazo que para min é o máximo.
Pontos positivos:
As conclusões são fantásticas e tento aproximar o modelo delas com as minhas redações, pois a solução sempre é ampla e tende a ser praticável no mundo real.

responder
Avatar

Oi, Marcos, tudo bem?

Nossos modelos de redação não são construídos apenas para simular a redação do vestibular de vocês. Na verdade, nosso maior objetivo é construir textos que possam dar a vocês algumas ideias interessantes, associações que vocês nunca tentaram fazer, riscos que não tentaram correr – e que podem dar certo! Ainda assim, tentamos facilitar a linguagem, deixar mais evidentes as funções do texto (como é ensinado em aula), de forma que vocês possam ver como não é impossível fazer um texto nota 1000! 🙂

Sobre o tamanho, pode confiar: os textos postados cabem nas 30 linhas!

A ideia, então, é: leia nossos textos com carinho, anote as ideias e tente repeti-las em seus textos – como você faz com a conclusão. Isso vai te dar mais conteúdo. Pode ter certeza: utilizando tudo isso nas suas redações, você vai ter uma grande variedade de dados, contextualizações e argumentos de autoridade pro seu ENEM! Entendeu agora o porquê de eu sempre sugerir certa pesquisa antes de fazer uma redação? 🙂

Bom treino! Um abraço!

responder
Avatar

Redação sensacional! Mas tenho apenas uma dúvida: a introdução não ficou muito extensa? Já ouvi dizer que ela sempre deve ser o menor parágrafo…

responder
Avatar

O educador físico, essencial para o fortalecimento ético e social do alunado, deve ser agente central na vida (Escolar) – esqueceu do R no final, no texto postado ouve um erro na digitação eu acho.

responder
Avatar

E a minha está boa? Nota? Pontos positivos e negativos?

Esporte: um formador de cidadãos

Nos últimos anos, o povo brasileiro tem vivenciado um aumento da violência em todo o país, especialmente nas áreas pobres. Tal fato agrava a situação de falta de perspectivas de muitos jovens, que veem na criminalidade a solução mais acessível para melhorar suas condições de vida.

Diante disso, alguns institutos e centros, apoiados pelo UNICEF, desenvolvem programas sociais, os quais almejam dar oportunidades para os jovens melhorarem de vida, incluindo-os na sociedade e afastando-os da violência e da exploração. Um exemplo é o projeto “Esporte e Cidadania” desenvolvido pelo “Instituto Bola Dentro” em Salvador (BA), que usa o esporte para tal fim. Projetos como esse são de extrema importância, uma vez que, além da prática de esportes, eles disponibilizam informações sobre diversas áreas de interesse de crianças e adolescentes, como por exemplo, através de palestras sobre a importância dos estudos, o mercado de trabalho, a sexualidade, os seus direitos e deveres, entre outros temas.

Por outro lado, é fato que a prática de esportes ajuda a manter o corpo saudável, tornando as crianças e os adolescentes mais dispostos fisicamente e motivados para enfrentar as situações do dia a dia. Por último, faz-se imprescindível afirmar que, tais projetos são fundamentais para os pais, já que permitem a eles exercer suas atividades profissionais sem se preocupar com os filhos (onde estão e como estes estão).

Dessa forma, é possível inferir que a união entre o esporte e a educação é a melhor forma de diminuir a exclusão social e a violência, restaurando as perspectivas de uma vida melhor, muitas vezes já perdida. Porém, para que essa união se concretize em todo o país, é preciso que o governo e as empresas invistam mais em projetos para a sociedade, garantindo que esta ferramenta de inclusão social se torne realmente efetiva.

responder
Avatar

Janaína, sua redação tem vários problemas.
Primeiro deles é que sua introdução não contextualizou o tema, deixando entender que era algo relacionado a violência, logo sua tese não está explícita, recapitulando INTRODUÇÃO= TESE + PONTO DE VISTA, tese (sobre o tema) + sua opinião. O primeiro parágrafo do seu desenvolvimento ficou ótimo, bem completo, porém o segundo parágrafo de desenvolvimento ficou ruim, já que além de ter ficado pequeno em relação ao outro, você acrescentou a ele duas ideias que ficaram bem abstratas, que podem até ser consideradas como fuga ao tema, pois não estabeleceu-se relação com a inclusão social efetivamente. Te alertaria também a não falar da maneira que falou ” já que permitem a eles exercer suas atividades profissionais sem se preocupar com os filhos (onde estão e como estes estão)” este ”sem se preocupar com os filhos” pode dar vazão há várias discussões, ao falar algo deste teor seja sutil , e fique atenta a gramática também, regência verbal, logo ficaria -Já que permite a eles EXERCEREM .. E todo resto no plural.
Sua conclusão ficou razoável, te aconselharia a detalhá-la mais.

responder
Avatar

Cara janaína,você trabalha com um tema que fala:sobre esporte como ferramenta de inclusão social,contudo na introdução de sua redação compreende-se que o esporte deve ser conduzido aos jovens de baixa renda,para erradicar a criminalidade que essas pessoas tendem a recorrer devido sua situação econômica.generalizando assim o comportamento de pessoas de baixa renda que recorrem a uma postura criminosa,deixando de lado seus valores,princípios e moral.o que acaba inferindo uma postura preconceituosa a esses cidadãos.seu texto parece está mais voltado pra o aspecto econômico e não social,contrariando o objetivo de inclusão.

responder