• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação: Eixo Temático de Ciência e Tecnologia

Oi, pessoas! Tudo bem?

Na última semana, tivemos aulas ao vivo relacionadas ao Eixo Temático de Ciência e Tecnologia. Temos aulas gravadas sobre o mesmo assunto, inclusive. Pensando nisso, procurei buscar algumas informações interessantes que trabalhassem o conteúdo e, quem sabe, ajudassem na fundamentação do texto de vocês – e na elaboração de propostas, também! Ah, claro, podem cair em qualquer questão de História, Geografia, Português, né?

Discussões em torno de acontecimentos como o Marco Civil da Internet e a obsolescência programada são muito comuns por aí. Acredite: se o ENEM, neste ano, decidisse cobrar algo relacionado a tecnologia (como já cobrou em 2011), a grande maioria dos jovens abordaria o mesmo conteúdo. Vamos ser diferentes? Vamos conhecer mais de outras coisas?

Deem uma olhada na matéria do Olhar Digital, programa de TV focado em tecnologia, sobre um assunto novo e muito interessante: as smart cities, ou cidades inteligentes. Uma reportagem bem interessante também pode ser conferida logo abaixo. Aproveite!

O Rio de Janeiro, no ano passado, ganhou um prêmio de cidade inteligente do ano. Você sabia? Dê uma olhada!

Há uma discussão muito importante, também, em torno da privacidade dos cidadãos de uma “cidade inteligente”, uma vez que dados serão coletados, informações distribuídas, câmeras instaladas. Essa discussão pode ser uma interessante problematização de tema, ressalva em relação ao novo modelo de cidade ou até base para propostas de intervenção. Que tal escrever algo sobre isso? Pode ser interessante! Se precisar discutir, estarei por aqui 🙂

Bom texto e bom 1000!

Esse resumo foi produzido pelo monitor Bernardo Soares.