• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Coesão Textual

Saiba ainda mais sobre Coesão Textual com esse mapa super legal! 🙂

coesao-textual-mapa

Você já aprendeu, na aula, no resumo e na monitoria sobre o Exame da Banca do ENEM, que, na prova, há cinco competências que analisam a sua redação, certo? Dentro dessas cinco competências, uma das mais importantes, que, de certa forma, tem conexão com uma outra também muito interessante – a Coerência -, é a quatro, de análise da Coesão Textual. Nosso trabalho, hoje, é discutir esse critério, conhecê-lo melhor, entender o que o ENEM quer que você faça e, é claro, evitar erros. Antes disso tudo, porém, precisamos dar uma passada pelo conceito e pela tipologia dessa coesão, a fim de conhecermos melhor o que é esse ponto tão importante na nossa redação. Vamos juntos?

Coesão Textual

A competência discutida hoje depende (e muito!) do seu conhecimento vocabular. Para isso, treinar é fundamental! 😉

O que é Coesão Textual?

De forma bem objetiva, a Coesão Textual é uma expressão formal de uma outra competência muito importante: a três, que trata de Coerência Textual. Coerência tem relação com sentido, ou seja, se seu texto segue uma linha de raciocínio – se você não contradiz seus argumentos, por exemplo – e apresenta uma fundamentação consistente, podemos dizer que você está num bom caminho. A Coesão, então, é a expressão dessa Coerência no papel. Sim, com palavras. Isso acontece de duas formas: evitando repetições ao longo do texto e, é claro, conectando as partes desse texto. Essas duas formas são as famosas Coesão Referencial e Coesão Sequencial, respectivamente. Vamos falar um pouco delas?

APRENDA MAIS: LEIA ESTE RESUMO NA ÍNTEGRA!

Continue estudando Coesão Textual com o resumo acima e resolva questões de vestibular sobre o assunto! Prepare-se para gabaritar o Enem e vestibulares! 🙂