• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

6 casos em que a vírgula mandou na sua vida e você nem notou

Nunca mais deixe a vírgula te enganar!

vírgula

A vírgula é um sinal de pontuação que exerce 3 funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; e esclarecer o significado da frase, afastando qualquer ambiguidade.

1. A vírgula pode te deixar de fora…

Sem você, está cada vez melhor.

Algumas palavras não podem ser separadas por vírgula; é o que acontece com sujeitos e verbos, verbos e complementos. Nesse caso, a propaganda erra no uso da vírgula e ainda afasta o cliente.

2. A vírgula pode salvar a sua vida

Canibalismo vs. Almoço em família.

A vírgula serve para separar vocativos, como no caso da imagem, e apostos. Seu uso correto evita que a mensagem seja interpretada erroneamente e cause equívocos interpretativos. Lembe-se sempre disso.

3. A vírgula pode ser autoritária

#TeveCopa

A vírgula é usada para marcar pequenas pausas significativas do discurso oral do falante, que precisam ser grafadas de maneira adequada para que a mensagem correta seja passada para o discurso escrito.

4. A vírgula pode te ajudar a enumerar

Tantas contas a pagar…

A vírgula é um sinal gráfico que pode e deve ser usado para separar elementos em uma enumeração, servindo como um conector para que tais termos não fiquem soltos dentro das sentenças. Então, toda vez que for enumerar, use vírgulas.

Obs: Quando você quer fazer uma enumeração, normalmente, o último elemento vem acompanhado de um “e”. Caso você queira que sua enumeração seja de elementos infinitos ou queira dar a entender que há mais elementos que não foram escritos, use a vírgula antes do último termo da enumeração também: o “e” passa uma ideia de finitude, enquanto manter a vírgula passa a ideia de que há mais coisas que poderiam ser ditas.

5. A vírgula pode te fazer voltar a enxergar

… ou impedir que você cegue alguém.

A vírgula é utilizada para separar datas e lugares, como em “Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2015”, e para separar autores de obras: “Li Dom Casmurro, Machado de Assis”

6. Pode mudar testamentos

Afinal, para quem vai a herança?

A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.

Obs: Note que a vírgula também pode ser usada para separar orações, como em “Ana, minha aluna favorita, só tira notas altas” e “Estudo muito, mas também trabalho demais”.

DESAFIO: Como você colocaria a vírgula na seguinte frase:  Voar da Europa à América uma andorinha só não faz verão.

Deixe sua resposta nos comentários!