A inteligência competitiva é muito mais do que uma simples tendência do mundo dos negócios. É quase um fator de sobrevivência pras empresas de todos os setores. E é também uma ótima oportunidade pra quem está em busca de uma carreira promissora.
É em meio à transformação digital e ao grande volume de dados disponíveis atualmente que a inteligência competitiva, também chamada de inteligência de mercado, se consolida. Esta é a matéria-prima que permite às organizações que apostam nela antecipar tendências e desenhar suas estratégias.
Já pros profissionais que buscam uma posição de protagonistas neste mercado em franca expansão, o conhecimento e a preparação são fundamentais. É a partir deles que se consolidam as competências essenciais pra se destacar neste mercado.
Se este é um mercado que interessa a você, pode prosseguir na leitura deste texto. Ele é um verdadeiro guia sobre o que é a inteligência competitiva. Aqui, você vai entender por que esta ferramenta de gestão se tornou indispensável pras empresas. E o que é preciso pra que um profissional tenha sucesso nesta carreira. Confira!
O que é inteligência competitiva
Atualmente, a informação é o bem mais valioso de uma empresa. Porém, é preciso entender como transformá-la em insumos capazes de turbinar a sua produtividade. No mundo dos negócios, quem se antecipa às tendências do mercado, se posiciona à frente da concorrência.
Isso não chega a ser uma novidade. O que torna os tempos atuais diferenciados é o volume de dados disponíveis e a velocidade com que as informações circulam. E também que se tornam obsoletas.
A inteligência competitiva pode ser definida como a estratégia de utilizar, de forma mais eficiente, os dados disponíveis pra antecipar tendências. Assim, é possível entender quais serão as próximas demandas do mercado. E estas informações devem ser levadas pro centro das decisões estratégicas da organização.
A gestão baseada em dados representa uma verdadeira revolução frente a um método um tanto obsoleto, mas ainda muito usado no Brasil. Muitas decisões são tomadas com base em projeções rasas, quase na base da adivinhação.
Dessa forma, a chance de erros é enorme. E as decisões incorretas que embasam estratégias pouco eficazes comprometem a competitividade da organização. E também costumam custar caro.
Para que serve a inteligência competitiva
A inteligência competitiva é uma ferramenta eficiente pra que uma empresa conduza suas operações e estratégias futuras. Ela pode ajudar a compreender o mercado em que se está inserido e a antecipar seus próximos movimentos.
Um aspecto em que se pode avançar ao adotar uma estratégia de inteligência competitiva é a relação com a concorrência. Por meio do uso inteligente de dados é possível conhecer melhor as estratégias e a operação das demais empresas do seu mercado. E saber de que forma elas atraem os clientes.
Outro benefício poderoso de se usar com eficácia a inteligência competitiva é compreender melhor o funcionamento do mercado. E, principalmente, conseguir antecipar com mais precisão como este mercado vai se comportar no futuro.
O grande segredo é conseguir antecipar o que seus clientes demandarão e o quanto seus concorrentes estarão preparados pra atendê-los. Assim, é possível elaborar estratégias que o posicionem sempre um passo à frente de todos. Este é o cenário ideal, o grande objetivo da inteligência competitiva.
Oportunidades geradas a partir da inteligência competitiva
Mas, na prática, como se materializa o trabalho da inteligência competitiva? Os resultados podem se manifestar de diferentes formas. Tudo vai depender dos objetivos da empresa e da sua capacidade de executar as estratégias elaboradas.
Confira alguns ganhos que a inteligência competitiva pode garantir a uma empresa:
Identificar novas oportunidades
Uma das principais fontes de dados pro trabalho de inteligência competitiva de uma empresa são seus clientes. Ouvi-los da forma correta pode gerar uma infinidade de insumos. Isso pode ser útil tanto pra elaborar novas estratégias de negócios quanto pra melhorar suas práticas atuais.
Uma relação transparente com seus clientes vai render informações preciosas sobre suas necessidades e demandas. Daí surgirão pistas sobre novas oportunidades.
Incentivar a inovação
Se uma empresa não está antenada ao que está acontecendo no seu mercado, não consegue ter a percepção de quais são as tendências em alta. Ela pode estar ficando obsoleta sem perceber.
Ao conhecer melhor o mercado, a organização terá a dimensão do que é preciso fazer pra realmente se diferenciar. A inteligência competitiva também pode ser um incentivo à inovação.
Aumentar sua competitividade
Este maior conhecimento do seu mercado serve pra mostrar o quanto a concorrência está se esforçando pra se manter à frente da sua empresa. E o que eles estão fazendo pra serem mais competitivos.
A gestão com base em informações é fundamental pra acompanhar essa movimentação.
Melhor retorno dos investimentos
Mais informações e mais conhecimento também representam melhor retorno do investimento, o ROI.
Com a inteligência competitiva, é possível identificar com mais precisão os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa. E dimensionar o quanto eles estão influenciando no seu resultado.
Ciclo da inteligência competitiva
Você já viu que a inteligência competitiva envolve saber utilizar dados de forma positiva pro seu negócio. Atualmente, recebemos um volume extraordinário de informações. Se não soubermos como processá-las será bem mais difícil aproveitar o seu potencial pra embasar as estratégias da sua empresa.
Por isso, é preciso método pra tratar estes dados. Desde saber onde estão as informações realmente importantes até extrair delas o que é relevante, todo o processo deve ser organizado e focado.
É sobre isto que trata o chamado ciclo da inteligência competitiva. É como traçar um caminho pelo qual a nuvem de informações vai percorrer até se materializar em um ativo rentável.
Só assim será possível transformar notícias, dados e indicadores em insumos pra alimentar sua estratégia de negócios.
O ciclo da inteligência competitiva envolve cinco etapas. Elas tratam desde o planejamento até a avaliação das estratégias adotadas. A seguir, vamos detalhar cada um destes passos.
Planejamento
O primeiro passo pra implementar uma estratégia de inteligência competitiva em sua empresa é o planejamento. Este é o momento de identificar as demandas da sua empresa no que se refere a este processo de gestão estratégica.
Nesta etapa, é preciso definir algumas premissas quanto aos dados que se vai buscar. É necessário determinar o tipo de informação que o seu negócio necessita e verificar o que já se sabe.
Também é o momento de planejar de que forma os dados serão utilizados, além dos recursos que serão mobilizados na sua obtenção.
Cabe lembrar que a etapa de planejamento é constante em sua estratégia de inteligência competitiva. Ela precisa ser periodicamente atualizada, acompanhando e atendendo o plano estratégico da organização.
Coleta das informações
A obtenção dos dados considerados necessários na etapa de planejamento ocorre a partir de diferentes fontes. As primárias são aquelas diretas, que provêm informações sem filtros. Uma live em uma rede social ou uma entrevista com um concorrente são exemplos de fontes primárias.
Já as fontes secundárias entregam dados com algum tipo de alteração ou tratamento. É o caso dos livros, periódicos, bancos de dados e programas gravados e editados. Nestes casos, é preciso considerar a fonte e seus interesses pra compreender melhor o direcionamento empregado aos dados.
Análise dos dados
É neste momento que o pacote de informações coletadas na etapa anterior são analisados. O foco é transformá-los em insumos pra elaboração das estratégias do negócio. Os dados são cruzados e relacionados pra que se extraia deles pontos de interesse e relevância.
A análise dos dados não se limita a um relato de informações sobre o mercado, seus consumidores e concorrentes. Ao final desta etapa, é preciso entregar um conteúdo mais aprofundado, que permita projetar condições futuras. Este deve ser o resultado final desta etapa do processo.
Disseminação
As impressões, projeções e indicações feitas na etapa de análise são, agora, encaminhadas aos responsáveis pelas decisões da empresa. É possível dizer que é aqui que o objetivo da inteligência competitiva se materializa. São os insumos que vão direcionar as próximas ações.
A disseminação dos dados pode ser feita de vários meios. Desde um relato verbal, até uma base de dados, o meio de transmissão vai depender do tipo de informação e do objetivo da ação. O importante é que este produto final seja realmente relevante pra tomada de decisões.
Avaliação
No final, é preciso avaliar todo o processo, desde o planejamento até o produto final colocado à disposição dos gestores. Aqui, se verifica se os objetivos da atuação da equipe de inteligência competitiva da organização foram alcançados. E o quanto esta estratégia está realmente contribuindo pra elevar a competitividade.
Ferramentas utilizadas em inteligência competitiva
Transformar dados em estratégias que posicionem a empresa um passo à frente no mercado é o objetivo da inteligência competitiva. Este processo depende de uma série de análises e cruzamentos de informações de forma alinhada aos objetivos da organização.
Elaborar estratégias a partir destes insumos depende não apenas do conhecimento de mercado e da capacidade analítica dos profissionais. É indispensável usar algumas ferramentas específicas pra sistematizar e melhor aproveitar as informações disponíveis.
Conheça estas ferramentas e saiba por que elas são importantes pra empresa se organizar e ter sucesso!
Matriz SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta muito popular de análise e identificação de oportunidades e ameaças. Hoje, são raros os processos de planejamento estratégico onde ela não está presente. E não é pra menos, já que ela facilita bastante o processo de tomada de decisões nas empresas.
O objetivo da análise SWOT é examinar o ambiente interno e externo da organização. Seu nome deriva dos elementos que ela visa identificar na organização:
- Strengths, que significa forças;
- Weaknesses, que significa fraquezas;
- Opportunities, que significa oportunidades;
- Threats, que significa ameaças.
As forças representam as características que criam vantagens à empresa em relação ao mercado e aos seus concorrentes. As fraquezas reúnem seus pontos fracos, onde se deve buscar melhoria. Estes são os fatores internos registrados na matriz SWOT.
Já nas oportunidades são identificadas as condições externas que podem ser positivas, porém independem da ação da empresa. E as ameaças são as características externas que podem ser obstáculos ao seu desempenho.
Assim como as oportunidades, não são controladas pela organização. As duas últimas características representam os fatores externos que influenciam o desempenho da empresa.
Ou seja, a análise SWOT permite relacionar aspectos internas da organização com o ambiente externo. Assim é possível ter mais precisão no planejamento das ações e embasar de forma mais profunda as decisões.
Esta ferramenta permite pensar a empresa pro futuro. Por isso, ela deve ser constantemente alimentada e atualizada. A matriz SWOT é uma forma de a organização melhorar sua visão tanto de aspectos internos quanto externos ao negócio. Também permite visualizar quais são os aspectos-chave pro sucesso da organização.
O diagnóstico das condições da empresa é outro ponto de grande utilidade, resultante da matriz SWOT. Ele permite, por exemplo, estabelecer as decisões mais urgentes e o que pode aguardar um pouco mais.
Big Data Analytics
O grande volume de dados e informações disponíveis atualmente exigem tecnologia pra manipulá-los.
O desafio começa em acessar as fontes destes dados, geralmente dispersas em diferentes bases. Também é preciso saber como armazenar tantas informações de maneira organizada e sistematizada.
O Big Data Analytics é uma ferramenta que auxilia neste processo. Ela permite trabalhar com volumes gigantescos de dados, cruzando informações de forma organizada e contextualizada. Do contrário, o processo de tomada de decisões com base em dados pode se tornar praticamente impossível.
As aplicações e benefícios gerados pelo uso do Big Data Analytics podem ser resumidos pelos chamados 5 Vs:
- Volume: refere-se à capacidade do sistema de coletar, armazenar, processar volumes imensos de dados;
- Velocidade: proporcional ao volume, a capacidade de processamento do Big Data Analytics permite a análise instantânea das informações;
- Variedade: a capacidade de processamento é a mesma, embora os dados possam ser provenientes das mais variadas fontes;
- Veracidade: a alta velocidade pra processar grandes volumes de dados não interfere na capacidade de estabelecer padrões de veracidade e atualidade dos dados;
- Valor: refere-se ao quanto os dados processados são, de fato, úteis à organização, considerando seus objetivos e planos estratégicos.
Business Intelligence
Assim como a matriz SWOT, o Business Intelligence, ou inteligência de mercado (ou simplesmente BI), tem um grande efeito estratégico pra organização. Ele está no centro da estratégia de transformar dados em insumos pras estratégias da empresa.
O BI é o responsável pela coleta, análise, tratamento e aplicação dos dados coletados nas mais diversas fontes. Podemos dizer que é o Business Intelligence que faz as coisas acontecerem em se tratando de inteligência competitiva.
O grande diferencial do BI é a sua capacidade de transformar informações brutas em insumos capazes de orientar a tomada de decisões por parte da empresa. Não se trata apenas da capacidade de reunir e armazenar pacotes de dados.
A coleta de um grande volume de informações, por si só, não chega a agregar conhecimento capaz de direcionar estratégias de negócios. O que faz a diferença é justamente a capacidade de processar estes dados. E o grau de aderência destes insumos aos objetivos da organização.
O Business Intelligence pode garantir uma série de ganhos pra uma organização, entre eles:
Maior competitividade
O Business Intelligence permite aos gestores da organização entender o que funciona e o que não funciona em seu mercado. E também compreender as demandas dos clientes e antecipar tendências. Estas informações são essenciais pra garantir ganho de competitividade.
Assertividade nas decisões
Informações analisadas, processadas e validadas de acordo com o planejamento estratégico da organização facilitam o processo de decisão. A chance de erros é menor e a empresa pode concentrar esforços no que se mostra realmente eficaz pro seu resultado.
Melhores processos
Internamente, este conhecimento permite otimizar práticas e processos. Gargalos que comprometem a produtividade podem ser revistos e repensados.
Conhecimento sobre o cliente
Entender as demandas do seu público é essencial pro sucesso do negócio. A partir dos dados fornecidos por meio das ferramentas de Business Intelligence é possível entender o que se passa na cabeça do cliente.
Mais oportunidades de negócios
Com conhecimento mais profundo sobre o mercado, é possível localizar as melhores oportunidades. E não apenas no presente. Também é possível prever as tendências e sair na frente no atendimento aos clientes.
Perfil do profissional de inteligência competitiva
A inteligência competitiva vai muito além de coletar e armazenar um grande volume de dados. É indispensável saber identificar o que, de fato, é relevante. E também como estes insumos devem ser analisados e transformados em estratégia.
Estas tarefas dependem da capacidade e da qualificação dos profissionais que exercem esta atividade. Assim, certas habilidades são importantes pra que o profissional se destaque na área e garanta bons resultados à empresa. Confira algumas delas!
Curiosidade
De certa forma, o trabalho do profissional de inteligência competitiva é levantar questionamentos, fazer perguntas. Por isso, a curiosidade é uma característica importante pro seu sucesso.
Afinal, este é um profissional que busca entender como as coisas funcionam, sem se contentar com explicações óbvias.
Aptidão com tecnologia e inovação
A inteligência competitiva, pelo menos da forma como funciona hoje, é uma área nova e bastante ligada a novas tecnologias.
Os processos de coleta e armazenamento de informações, por exemplo, estão em constante desenvolvimento. Ter facilidade em lidar neste ambiente também é um importante diferencial pro profissional.
Conhecimento de negócios
A inteligência de mercado é uma área de conhecimento eminentemente voltada pra área corporativa. Ter proximidade com este ambiente é uma característica própria dos profissionais da área de inteligência competitiva.
Capacidade de comunicação
Não apenas pros processos de coleta de dados, mas também pra fluidez do trabalho e compartilhamento de estratégias. A boa capacidade de comunicação é uma competência desejável pra profissionais de qualquer área.
Posições exercidas pelo profissional de inteligência competitiva
A equipe de inteligência competitiva de uma empresa é formada por diferentes expertises. Cada profissional exerce um papel diferente na transformação de dados em insumos pra tomada de decisões.
Todos atuam de forma integrada, sob uma mesma estratégia, em busca dos mesmos objetivos. Cada um, porém, exerce uma função única e indispensável. Confira quem são eles.
Pesquisador de mercado
É o responsável pelo planejamento e execução de pesquisas, coletando insights pras estratégias da empresa. Os dados obtidos por ele podem ser de extrema utilidade pra determinadas estratégias de negócios.
Profissional de Business Intelligence
Por suas mãos costumam passar grandes quantidades de dados da empresa ou organização. É responsável por analisar resultados de levantamentos e realizar cruzamentos de informações em busca de diferentes soluções. Deve ter domínio de ferramentas tecnológicas pra apresentar os resultados de suas análises de forma clara e transparente.
Cientista de dados
Este é o profissional que lida com grandes volumes de dados, processados por meio de modelos matemáticos. Uma de suas funções é encontrar relações entre estes dados e as estratégias da organização.
Como você pode ver, a inteligência competitiva, ou inteligência de mercado, é muito mais do que um conceito abstrato ou um modismo. É uma ferramenta reconhecida por sua capacidade de impulsionar a competitividade das empresas, como um guia pra que elas se diferenciem.
E é justamente este reconhecimento que faz dela uma carreira tão promissora. Quem domina seus conceitos e sabe usar suas ferramentas agrega muito valor pra empresa onde atua. E as organizações têm reconhecido isso.
Por isso, este é o momento certo de se preparar pra ocupar este mercado. Turbine o seu currículo com um curso de pós-graduação da Faculdade Descomplica e se transforme em um expert em inteligência competitiva.
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