Blog Descomplica

Descubra em quais áreas de RH você pode atuar

porDescomplica| 07/05/2021

Compartilhe

Se você deseja trabalhar na gestão de pessoas em ambientes empresariais, saiba que existem muitas áreas de RH (Recursos Humanos) pra escolher. 

Portanto, se quer se aprofundar ou planejar bem uma carreira nesse setor, é importante conhecer quais são seus principais segmentos e atividades. Dessa forma, conseguirá analisar quais combinam mais com você.

Nesse caso, você chegou ao post certo! Isso porque a gente listou as áreas em que os profissionais de RH mais costumam trabalhar. Não perca tempo e confira quais são elas!

Remuneração e benefícios

Pra chamar a atenção dos talentos do mercado é importante oferecer uma boa remuneração e alguns atrativos extras, não é mesmo? Pra tanto, o RH é um dos setores que planeja isso, definindo e gerindo benefícios, como:

  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • vale-transporte;
  • vale combustível;
  • vale-cultura;
  • participação nos lucros da empresa;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida;
  • empréstimo consignado;
  • auxílio-educação ou bolsas de estudo integrais e parciais pra trabalhadores ou seus dependentes;
  • convênios que oferecem descontos aos colaboradores em parcerias da empresa etc.

Recrutamento e seleção

Com a remuneração e os benefícios estabelecidos, é hora de captar currículos, realizar entrevistas de seleção, gerenciar dinâmicas de grupos de candidatos, entre outras ações voltadas à admissão de funcionários.

Nesse caso, a gestão de tudo isso é atribuição de alguns profissionais do RH, embora desenvolvam algumas dessas atividades em conjunto com gestores e outros profissionais dos departamentos que estão com vagas abertas. Afinal, os novos funcionários trabalharão com eles.

Além disso, há agências de Recursos Humanos que atuam selecionando, entrevistando e enviando candidatos qualificados pra empresas clientes. Dessa forma, elas terceirizam essas atividades ou trabalham em parceria com o RH dessas organizações.

Treinamento e desenvolvimento pessoal

Você já ouviu falar em onboarding? No contexto de uma empresa, isso envolve a “integração organizacional” inicial de cada novo colaborador.

Sabe aquela sensação meio constrangedora ou receosa quando a gente chega a um ambiente novo? Isso tende a ocorrer com um funcionário recém-contratado.

Sendo assim, um dos objetivos desse processo é torná-la mais rápida e breve, permitindo que o colaborador se sinta mais à vontade em seu novo cargo e seja recebido bem pela equipe com a qual vai trabalhar. Além disso, é nessa etapa que ele também vai aprender sobre a empresa.

Porém, essa é só a primeira atividade do RH dentro do campo de treinamento e desenvolvimento pessoal. Isso porque, o profissional do RH ainda vai precisar ajudar a capacitar cada novo colaborador, a fim de que melhore sua performance ao longo do tempo.

Nesse caso, o treinamento envolve oferecer um programa de capacitação de curto prazo, isto é, aulas ou treinos rápidos pro colaborador a respeito de alguns assuntos específicos.

Já o desenvolvimento dos colaboradores é um processo de longo prazo, englobando vários treinamentos sequenciais, mentorias (mentoring), palestras com consultores na empresa etc.

Dentre as áreas de RH, essa é uma das mais importantes pra empresa, pois impacta no desempenho e na carreira de cada colaborador.

Departamento pessoal

Por falar em importância, chegou a hora de apresentar o departamento pessoal, ou seja, o setor que cuida de questões operacionais e gerenciais do dia a dia dos colaboradores. Isso porque ele é responsável por gerenciar e executar atividades mais rotineiras, ligadas a:

  • folhas salariais, como o planejamento e o pagamento das remunerações dos trabalhadores;
  • questões legais, previdenciárias e trabalhistas;
  • organização de férias, licenças e afastamentos de colaboradores;
  • aspectos burocráticos de demissões;
  • controle de faltas e de carga horária de trabalho dos funcionários etc.

Embora tais procedimentos sejam burocráticos, saiba que essa área é importante para o funcionamento da empresa e para o trabalho das equipes.

Consultoria de RH

Gosta da área de RH, mas não quer atuar por muito tempo com processos convencionais do setor? Então você pode procurar trabalho em uma consultoria de RH!

Nesse caso, é importante se especializar e aprender bastante sobre a sua função, buscando experiência e desenvolvendo know how (o famoso “saber como”).

Após isso, você vai poder orientar equipes, gestores, outros colaboradores e empresas que querem otimizar seus setores de Recursos Humanos. Aliás, já pensou em oferecer treinamentos, conselhos e acompanhamentos? Esse pode ser o campo ideal pra você!

Enfim, saiba que os campos de RH citados contam com mais funções além das mencionadas, que podem ser desafiadoras e empolgantes. Em especial, se você gosta de lidar com pessoas!

Portanto, não se esqueça de pesquisar mais sobre essas áreas de RH. Dessa forma, poderá adquirir mais conhecimento pra escolher o melhor segmento possível pra seguir carreira!

Por falar em conhecimento, aproveite pra saber mais sobre o tecnólogo online de Recursos Humanos da Faculdade Descomplica!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Recursos Humanos no nosso Guia de Carreiras.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica