Blog Descomplica
Capacete, óculos, luva e fone de segurança para ilustrar os EPIs de segurança no trabalho

Quais são os EPIs usados para manter a segurança no ambiente de trabalho?

Saber quais são os EPIs e como funcionam é importante para a segurança do trabalhador, mas também para o cumprimento das normas regulamentadoras.

Atualizado em

Compartilhe

Você já parou pra pensar quais são os EPIs tidos como essenciais no ambiente de trabalho? Bom, se você já lidou com o universo da segurança do trabalho, pode já ter ouvido falar nos Equipamentos de Proteção Individual que são itens feitos praproteger os usuários dos riscos do trabalho.

A segurança no trabalho é uma preocupação grande o suficiente a ponto de modelos como o QSMS — acrônimo para Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde — surgirem. Os perigos podem ser físicos, térmicos, elétricos, biológicos e por aí vai. 

Assim, o EPI é usado quando os controles da administração e da engenharia não reduzem os riscos a níveis muito baixos.

Por não eliminar os riscos na fonte, os EPIs devem ser bem elaborados. A razão é a exposição nos casos em que há falha. A gente decidiu contar quais são os EPIs, como funcionam e vários outros pontos. É só colar com a gente nessa leitura!

O que são considerados EPIs?

Os EPIs são os meios ou dispositivos usados pra proteger as pessoas de possíveis riscos. Assim, impõe uma barreira entre o profissional e o ambiente de trabalho. Se isso não for feito da forma certa, pode criar uma tensão adicional no usuário e gerar desconforto. 

Ou seja, isso faz com que os profissionais possam se sentir estimulados a usar o EPI incorretamente, aumentando os riscos.

Para contornar isso, existem as práticas de segurança do trabalho. Os EPIs estão em último lugar na chamada “hierarquia de controles de perigos”, um sistema feito pra minimizar os riscos. 

A razão é o fato de que, mesmo com EPIs, os profissionais ainda estão expostos ao perigo. Por isso, embora seja um método importante, não é definitivo.

Inicialmente os EPIs serviam para proteger contra lesões físicas e eram feitos de forma mais rudimentar. Um exemplo clássico de EPI é a máscara dos médicos medievais usada pra evitar a contaminação pela peste. Contava com um formato que se assemelhava a um bico de pássaro, revestido de flores ou ervas por dentro.

Quais são os EPIs?

Os EPIs podem ser divididos de acordo com a parte do corpo protegida pelo tipo de risco ou pela vestimenta. Às vezes, um mesmo item oferece inúmeras formas de proteção. Um exemplo é o de botas com bico de aço, protegendo contra perfuração, produtos químicos, calor e choque elétrico.

Há a comparação dos atributos de cada EPI em relação aos riscos esperados. Na área de saúde, por exemplo, poderiam envolver luvas, óculos, máscara cirúrgica, aventais e por aí vai. Já um eletricista, usaria equipamentos como botina, luva isolante e protetor facial.

Mas os formatos ainda variam. Na construção civil, por exemplo, existem vários modelos de proteção para cabeça. Capacete com aba frontal, total e viseira estão entre eles. Até o trabalho em espaço confinado tem seus EPIs, com cinturão de segurança, tripé, itens de resgate e respirador.

O que é a segurança e saúde no trabalho?

A segurança e saúde no trabalho é um campo multidisciplinar que concilia vários assuntos ligados às profissões. Isso inclui a segurança, o bem-estar e a saúde. 

A ideia é não só proteger os trabalhadores, como as pessoas que podem ser afetadas pelo ambiente. Por existir um número alto de pessoas que se acidentam no trabalho, a área também ajuda a aliviar o ônus econômico dos problemas — equivalente a um percentual do PIB anual.

Assim, tem como foco prevenir primariamente riscos e dar condições pra que os profissionais exerçam seu trabalho sem danos à saúde. Por isso, boa parte do estudo foca no ambiente. Desse modo, promovendo um clima social positivo e podendo até aumentar a produtividade. Essa cultura aparece na política de pessoal e nos sistemas de gestão.

Por ser um assunto amplo, envolve a participação de vários cursos. Por exemplo:

  • Medicina;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;
  • Ergonomia;
  • Epidemiologia e por aí vai. 

O foco preventivo faz com que o trabalho envolva evitar algumas das condições que causam problemas de saúde. Isso inclui postura correta, frequência de pausas e vários outros pontos.

Existe curso de Segurança do Trabalho?

Existem vários cursos sobre o assunto e um dos principais é o de Engenharia de Segurança do Trabalho. Aqui, há a preparação para atuação na área, formando profissionais pra gerir riscos. O profissional faz avaliações ambientais, mapeia riscos e elabora laudos. Assim, ajudando a manter o negócio dentro das normas de segurança.

Para os gestores, um dos principais benefícios é a retenção de talentos. Isso porque boa parte dos profissionais simplesmente abandonam as profissões em que não se sentem seguros. Como há obrigatoriedade de apresentação de projetos, o mercado de trabalho também se torna atrativo.

Mas não basta apenas a formação. Ainda é importante contar com o registro no CREA para atuar no mercado de forma regular. Os estudos dão a base teórica pro mundo profissional, revelando alguns dos pontos mais importantes da carreira.

Como a lei funciona?

Mas além de saber quais são os EPIs, vale reparar em como são regulados. No Brasil, isso acontece por meio da Norma Regulamentadora No. 6 — NR 6, tendo como órgão o Ministério do Trabalho e Emprego. As NRs são um grupo de orientações citadas na CLT.

A elaboração das Normas Regulamentadoras faz parte de comissões específicas, contando com pessoas ligadas ao governo, às empresas e aos profissionais. Assim, padroniza os principais assuntos do universo da saúde e segurança no trabalho.

Saber quais são os EPIs é importante principalmente para os profissionais que trabalham em áreas de risco. Os equipamentos costumam ser criados e certificados a partir de uma série de estudos científicos, na forma de ensaios clínicos randomizados.

A partir daí, surgem propostas de modificação. Por exemplo, com a adição de abas que facilitam a remoção das luvas, diminuindo as chances de contaminação. Assim como no Brasil, os outros países também têm suas legislações. Na União Europeia, por exemplo, são regidos por uma diretiva da Comunidade Econômica Europeia.

O que acha de prosseguir sua formação e apostar na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho? A Pós Descomplica tem preços que cabem no bolso e certificado com nota máxima no MEC. Bora estudar com a gente?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você