Blog Descomplica
Homem e mulher vestidos de técnicos de segurança do trabalho

Como é o curso de Segurança do Trabalho? O guia que vai ajudar você em sua escolha!

Tudo o que você precisa saber sobre como é o curso de Segurança do Trabalho para fazer a escolha certa! Leia o artigo que preparamos e entenda.

Atualizado em

Compartilhe

Você é engenheiro ou trabalha em alguma área parecida e está pensando em dar um “up” em sua carreira? Se sim, você deve estar buscando informações sobre como é o curso de Segurança do Trabalho, certo?

Então, parabéns, você está no lugar certo!

No artigo de hoje reunimos informações que vão ajudar você a acertar na escolha da sua pós-graduação nessa área. Sendo assim, fique com a gente até o final e ótima leitura! Bora lá?

Por que Segurança do Trabalho é um tema cada vez mais importante?

Antes de você entender como é o curso de Segurança do Trabalho, precisa conhecer a importância dele para nossa sociedade. Não é raro ler na mídia notícias de acidentes ocorridos no dia a dia de empresas.

Isso acontece mesmo naquelas que seguem rigorosamente rotinas que buscam tornar os seus colaboradores mais protegidos.

Logo, acidentes de trabalho podem acontecer em órgãos e empresas públicas ou privadas, em estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte, bem como em multinacionais.

Dessa maneira, é fundamental se preocupar em adotar iniciativas para zerá-los ou reduzi-los ao máximo.

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, dentre os países do G20, nosso país ocupa o segundo lugar em mortes por esse tipo de acidente.

No período de 2012 a 2020, foram registrados cerca de 21.467 óbitos decorrentes de acidentes de trabalho. Ou seja, houve aproximadamente uma morte a cada 100 mil empregos registrados.

Nesse contexto, nosso país estava atrás apenas do México. Sendo assim, o trabalho do profissional de segurança do trabalho se mostra muito importante.

Além disso, esse profissional encontra um campo com muitas oportunidades de atuação.

Mas, para um melhor entendimento sobre como é o curso de Segurança do Trabalho é fundamental conhecer o que, de fato, esse profissional faz em seu dia a dia. Vem com a gente?

O que um profissional em segurança do trabalho faz? Onde ele pode trabalhar?

Pra que você saiba como é um curso de segurança do trabalho de maneira mais clara, vamos agora conversar sobre o que esse profissional faz e como deve exercer suas funções.

Quem atua nesse segmento tem como objetivo principal proporcionar aos trabalhadores um ambiente que promova a segurança física e mental dos colaboradores.

Então, é dever desse profissional buscar por práticas que evitem acidentes e doenças ocupacionais. Para isso, é fundamental que tenha como características por exemplo:

  • ser um bom observador;
  • pontualidade;
  • ser um profissional atento ao seu ambiente;
  • ter proatividade;
  • acompanhar lançamento de novas tecnologias no mercado, inclusive relacionadas aos EPIs — Equipamentos de Proteção Individual;
  • estar continuamente atualizado sobre a legislação que impacte em sua área.

E pra ter mais eficiência no desenvolvimento de suas tarefas, deve:

  • deixar a empresa ciente dos riscos envolvidos no ambiente de trabalho;
  • informar medidas que devem ser tomadas pra reduzir os riscos ocupacionais;
  • realizar ações e orientar sobre como manter os locais devidamente limpos e higienizados;
  • promover eventos sobre o tema e estratégias que busquem envolver todos os trabalhadores e torná-los cientes de suas responsabilidades na promoção de segurança.

Vale lembrar que a portaria do Ministério do Trabalho (MTb), de número 3.275 de 21 de setembro de 1989, nos traz 18 atribuições pras quais esse profissional precisa se atentar.

Ah, os profissionais que atuam nessa área podem chegar a ganhar salários de até R$ 9.000,00 mensais. É mais um bom motivo para ingressar na carreira, não acha?

Como é o curso de Segurança do Trabalho?

Nesse contexto, um curso nessa área precisa fornecer ao profissional conhecimento que contribua para promover um ambiente protegido.

Sendo assim, é importante que contemple aspectos relacionados ao:

  • entendimento sobre o conceito de acidentes;
  • identificação de riscos no ambiente de trabalho;
  • aspectos éticos envolvidos no desenvolvimento de suas atividades;
  • pontos relacionados à administração da empresa que envolvam segurança do trabalho;
  • acidentes no contexto de diferentes tipos de empresas (rural, comercial, industrial, etc);
  • gerenciamento de riscos no ambiente organizacional;
  • auditoria e perícia relativas à segurança do trabalho;
  • equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.

Dessa maneira, ele deve explorar aspectos teóricos, inclusive leis, e práticos.

Isso vai ajudar o profissional a ter uma melhor desenvoltura quando tiver que lidar, no seu dia a dia, com situações relacionadas às suas responsabilidades.

O que você aprenderá em uma pós de Segurança do Trabalho?

Nesse sentido, um curso de especialização relacionado ao tema deverá se preocupar em explorar esses e outros assuntos da área de forma ainda mais aprofundada e específica.

É direcionado para profissionais que atuam na área de engenharia e similares, que buscam se aperfeiçoar no segmento em que atuam. Cursos nessa área tendem a ter duração de até 18 meses e os preços de pós-graduação na área costumam variar bastante.

O que levar em consideração ao escolher o curso?

Uma vez que você já entende mais sobre como é o curso de Segurança do Trabalho, pode estar se perguntando: “Mas como escolher minha especialização nesta área?

Bem, essa é uma pergunta importante e vamos ajudar você a entender a resposta.

Inicialmente é necessário conhecer a equipe de professores que irá ministrar as aulas, isso fará toda a diferença não somente quanto ao conteúdo que será transmitido, mas também na forma como isso vai acontecer.

Além disso, pergunte-se o que você deseja alcançar com o curso e quais suas expectativas em relação a ele.

Também é importante que você conheça:

  • a credibilidade da instituição junto ao mercado;
  • se o certificado tem a validação do MEC;
  • prazo mínimo e máximo pra que você possa concluir;
  • valor do curso;
  • grade curricular.

Conhecendo essas informações e sabendo como é o curso de Segurança do Trabalho, fica muito mais fácil escolher aquele que vai corresponder às suas expectativas.

Faça a sua Pós em Segurança do Trabalho a distância!

Como vimos, um profissional que atua na área de segurança do trabalho é importante em diferentes contextos. Dessa forma, sua formação deve ser a mais completa possível e você tem que contar com a instituição certa para ajudar você a se destacar com muito mais facilidade no mercado.

Nós, da Pós Descomplica, temos a solução perfeita para você que busca uma especialização nessa área.

Contamos com uma equipe de professores altamente qualificados e método de ensino próprio, que vai ajudar você a aprender de uma forma muito fácil. Os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC e você pode fazê-los no seu tempo e em até 6 meses!

Além disso, os nossos preços cabem perfeitamente no seu bolso e você tem várias opções para pagamento.

Nossas especializações são voltadas pra você, profissional que deseja praticidade de estudar onde quiser, aprender no seu tempo, não abre mão da qualidade no ensino e preza por um preço justo, com baixo impacto no seu orçamento.

Então, vem estudar com a gente! A Pós Descomplica oferece um curso completo de Engenharia de Segurança do Trabalho. Vem conferir e faça sua matrícula!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você