Blog Descomplica

Confira agora os 3 principais modelos de gestão!

Entenda o que são modelos de gestão e confira os 3 principais que podem se adequar ao perfil da empresa e aos seus propósitos!
porDescomplica| 29/07/2021

Compartilhe

Cada vez mais, as empresas percebem a importância de uma administração bem direcionada pro melhor resultado dos processos gerenciais. Nesse sentido, compreender quais são os modelos de gestão existentes é fundamental pras estratégias do negócio.

Pensando nisso, e tendo em vista a importância desse conhecimento, a gente separou pra você alguns esclarecimentos sobre o tema, além de 3 modelos de gestão empresarial que podem ser adotados. Não deixe de conferir!

O que são modelos de gestão?

Em linhas gerais, o modelo de gestão é um conjunto de estratégias escolhido pela empresa pra conduzir os seus processos e obter resultados.

Trata-se de uma forma específica de administrar o capital humano e financeiro pra alcançar um bom desempenho.

Por esse motivo, os modelos de gestão podem variar de organização pra organização, levando-se em conta, não só os recursos materiais e humanos, mas também os valores da instituição e os seus propósitos no mercado. 

modelos de gestão - pessoa jogando xadrez, movimentando a peça do rei

Como escolher o mais adequado para a empresa?

Como visto, a adoção de um modelo de gestão exige um conhecimento aprofundado por parte do gestor. Nesse sentido, é importante que ele tenha uma noção abrangente sobre os seguintes fatores:

  • necessidades atuais da empresa;
  • principais desafios;
  • oportunidades de mercado;
  • perspectiva de futuro.

A partir de então, será possível reconhecer o melhor modelo e adequar os processos guiados pelo negócio. Vale lembrar da importância de um planejamento estratégico e prévio pra essa mudança gradual.

7 principais modelos de gestão empresarial

1. Gestão por resultados

O modelo de gestão por resultados, como o nome já indica, é aquele no qual o gestor define metas de curto, médio e longo prazo e acompanha constantemente o seu alcance. 

A ideia central é que todos são responsáveis pelos resultados e, portanto, devem participar da tomada de decisões. Por isso, inclusive, uma das características é o recebimento constante de feedbacks pelos colaboradores.

2. Gestão por processos

Um segundo modelo bastante adotado é a gestão por processos. Este também tem como norte o alcance de resultados, mas tendo em vista a redução de custos das operações, o aumento da produtividade e a satisfação do consumidor final. 

Nesse sentido, a atuação dos gestores assume um papel central, sendo menor a participação dos colaboradores na tomada de decisões. 

3. Gestão participativa

Por fim, vale a pena elencar o modelo de gestão participativa que, como o nome indica, envolve todas as equipes e se torna aberto à sua colaboração. 

A ideia é que todos os responsáveis pelos processos da empresa assumam protagonismo, e assim, mantendo-se a transparência e a boa comunicação entre gestores e funcionários. 

Com isso, pretende-se também promover o desenvolvimento de todos e aumentar o sentimento de pertença, além de otimizar tarefas diárias.

modelos de gestão - pessoas tomando decisões analisando documentos

4. Meritocrático 

Este é um modelo de gestão meritocrático dentro da empresa que prevê que as pessoas que estão tendo um melhor desempenho em sua atuação terão mais vantagem que as outras, como é o caso de aumento de salário. 

Em suma, este modelo conta com vantagens e desvantagens das quais iremos citar neste artigo e que são bastante simples! 

Um dos pontos negativos é que o líder da equipe pode deixar de conseguir identificar os aspectos pessoais dos seus colaboradores e suas conquistas pra começar a favores apenas quem ele mais gosta. 

Isso pode ocasionar conflitos internos e até mesmo desmotivação por parte dos membros que estão dentro de uma determinada equipe. 

Uma das formas que são usadas pra conseguir avaliar este tipo de gestão é sobre os resultados que o profissional está conseguindo obter a longo prazo. 

5. Gestão Autoritária ou Autocrática

Neste caso, é importante que o profissional mostre que domina sobre um determinado assunto pra que ele tenha suporte.

É importante se mostrar como referência e confirmar que detém o conhecimento sobre o ramo. Assim sendo, os retornos virão!

Ou seja, ganha-se mais vantagens neste tipo de gestão as pessoas que são mais autoritárias e que tomam a frente de projetos, ou seja, é uma gestão que acaba sendo fortemente baseada em liderança. 

Geralmente, as pessoas tentam tomar a frente de projetos e se mostram capazes são aqueles que tendem a receber mais e até meio a ocupar o cargo de líder caso o mesmo saia de dentro da empresa em que atua. 

Um dos lados negativos é que a equipe nem sempre pode ter voz neste tipo de gestão porque o líder pode querer impor sua vontade sobre os outros. Não deixando com que eles tenham liberdade pra criar e sugerir coisas novas que poderiam melhorar os resultados. 

É preciso equilíbrio pra que o líder se recorde que ele não monta a equipe sozinho e que precisa escutar qual é a opinião de seus outros colaboradores. 

modelos de gestão - papel com as inscrições: idea, to do, doing e done

6. Gestão por Cadeia de valor

A gestão por Cadeia de valor nada mais é do que quanto mais valor você conseguir agregar ao tipo de serviço que está realizando e o retorno você terá na gestão.

Por isso, é importante estar consciente mostrando ao seu líder que o que está fazendo algo importante é que ́ é relevante pro que está atuando. 

Em suma, pra que gere valor ao que está sendo realizado. Você tem que ter uma breve pesquisa de público e de concorrentes pra saber o que tem que ser feito pra automatizar os processo dentro da empresa em que se atua. 

7. Gestão Comportamental

O comportamento também é algo que é super importante quando estamos falando de uma empresa.

 Isso porque a empresa tende a levar em conta os pequenos aspectos sobre o seu perfil: chega atrasado no trabalho? Entrega os projetos dentro do prazo em que foi solicitado? 

Tudo isso é de suma importância quando estamos falando de modelos de gestão e é importante que você adote um pra sua empresa no local em que trabalha. 

Nesse sentido, a pós-graduação em Gestão da Descomplica permite se aprofundar ainda mais no tema de modo a auxiliar as organizações sobre o melhor caminho a ser seguido.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica