• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Domine Qualquer Tema de Redação Para o Enem 2020

Quer aumentar suas chances na Redação do Enem 2020? Com a habilidade de produção textual e um bom repertório construído ao longo dos estudos, a nota 1000 pode se tornar uma grande realidade na sua média final independente do tema proposto pelo exame. 

Nesse artigo, vamos te apresentar a melhor forma de se preparar para qualquer tema de redação do Enem 2020. Vem com a gente?

1. Leia a “Cartilha do Participante”

A “Cartilha do Participante” é um manual preparado pelo MEC e INEP para todos os candidatos que realizarão a prova do Enem. 

Nele, você encontra TUDO o que é esperado pela banca ao corrigir uma redação e como as competências serão avaliadas. A Cartilha atualizada sempre é lançada na internet 1 mês antes da prova do Enem.

Tudo isso pode ser encontrado aqui nessa versão mais recente.

2. Conheça os eixos temáticos

É importante saber quais são os eixos temáticos possíveis que o Enem pode utilizar para formular o tema. Esses eixos podem ser de ordem social, científica, cultural ou política.

Mas não pense que o tema segue apenas uma dessas vertente.. Geralmente, há uma mescla desses eixos! Em 2019, por exemplo, o tema proposto foi: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. 

Era uma questão cultural, pois abordava o cinema. Era uma questão social, pois é uma atividade feita pela sociedade. E também uma questão política, visto que o acesso à cultura é um direito garantido por lei.

10 temas que podem cair na sua redação!

3. Esteja atento às atualidades

A redação do Enem, geralmente, propõe reflexão de atualidades, que são de suma importância para o seu papel como cidadão brasileiro.

Já analisou os temas anteriores? Democratização do cinema, manipulação do usuário da internet, educação dos surdos… São temas que residem no cotidiano!

“Então o tema do Enem 2020 vai ser sobre a COVID-19?” Provável que não. O tema é uma atualidade, mas não é necessariamente sobre um acontecimento. Mas você pode usá-lo como um argumento. Então atente-se ao que está rolando: eleições americanas, confecção de vacinas, incêndio no Pantanal e etc.

O que rolou no Brasil e no mundo em 2020

4. Adquira conhecimento de mundo

Você já está estudando MUITO até aqui e já possui MUITO conhecimento sobre: História, Geografia, Biologia, etc. Consequentemente você possui MUITAS referências.

Não pense que você vai chegar à prova sem saber nada sobre o tema. Algo que você aprendeu ao longo do ano vai ser útil para o seu texto.

No entanto, se quiser adquirir mais conhecimento de mundo, invista em conhecimentos além das disciplinas escolares, as quais vão te tirar do senso comum. Dessa forma, você pode investir em alusões culturais como filmes, séries, músicas, livros e etc.

40 citações para você usar na sua Redação.

5. Analise redações exemplares

Só o conhecimento sobre as regras e estrutura argumentativa não é suficiente para a nota 1000. Afinal, se você não tiver o que falar sobre o tema, terá problemas para apresentar as ideias.

Então, outra maneira de enriquecer a sua redação de conhecimento, é a partir da leitura de redações exemplares. É importante perceber referências utilizadas na contextualização do texto; fatos e evidências que podem servir como estratégias argumentativas para justificar o posicionamento e, também, selecionar possíveis ações e agentes para a proposta de intervenção.

Confira aqui uma redação exemplar.

Vamos aplicar essas dicas na sua rotina de estudos? Aqui ainda tem mais 4 dicas de Redação para a reta final do Enem pra você colocar toda a sua energia nessa preparação! 💚