Temas Reflexivos: como fazer sua redação

Os temas reflexivos têm temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais.

Os temas de caráter reflexivo tem como aspecto principal a reflexão. São temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais. Em temas com esse caráter, os assuntos mais abordados são, por exemplo, a felicidade, o amor, o sucesso, o tempo, os relacionamentos, etc.

Diferenças entre temas objetivos e temas reflexivos

Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científicos. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois um aluno bem informado consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida acadêmica.

Criação de um roteiro de redação

A primeira etapa para a criação do roteiro de um tema reflexivo é a conceituação da palavra-chave retirada do tema. Após isso, deve-se selecionar tipos de ilustrações desse conceito. A terceira e a quarta etapa são, respectivamente, as causas e as consequências. Por fim, há a necessidade de uma intervenção; diferentemente das provas do ENEM, essa solução proposta não será concreta nem materializável.

Veja:

  1. Conceito ou definição da palavra-chave.
  2. Tipos ou espécies (ilustração do conceito).
  3. Causas do conceito.
  4. Consequências do conceito.
  5. Necessidades de intervenções?

Posicionamento do autor

Embora os temas reflexivos possam parecer mais pessoais, o tipo textual continua sendo o dissertativo argumentativo. Sendo assim, é importante sempre manter distância e formalidade, evitando o uso da primeira pessoa do singular para buscar o convencimento do leitor através dos argumentos.

Exercícios e propostas de redação

1- (UERJ 2013) (…) Os textos IV e V apresentam posições opostas sobre a relação com o tempo: para o primeiro, tempo é dinheiro, porque deve ser empregado em produzir riqueza; para o segundo, tempo não pode ser resumido ao dinheiro, porque isso é uma brutalidade.

Com base na leitura de todos os textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema, escolha uma das duas posições e a defenda, redigindo um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

2- (UFRJ 1998) (…) Tomando os textos acima como motivação, discuta o tema proposto “Relações amorosas na atualidade“, construindo um TEXTO DISSERTATIVO.

Lembre-se de fundamentar suas afirmações com argumentos que evidenciem a coerência de seu raciocínio.

3- (FUVEST 2010) Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.

No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens.

Dentre as possibilidades de construção de imagens enumeradas acima, em negrito, escolha apenas uma, como tema de seu texto, e redija uma dissertação em prosa, lançando mão de argumentos e informações que deem consistência a seu ponto de vista.

APRENDEU TUDO SOBRE TEMAS REFLEXIVOS? AGORA DÊ UMA OLHADA NO NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Tema de Redação: O suicídio entre jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Sempre bom treinar a escrita de novos temas de redação. Pensando nisso, separamos um tema super contemporâneo que, infelizmente, é uma realidade entre os jovens do Brasil. Confira abaixo a proposta de redação para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota no vestibular! Não perca tempo!
artigo
Post do blog

Tema de Redação: A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Saiba mais sobre a intolerância religiosa em discussão no Brasil