
Os temas de caráter reflexivo tem como aspecto principal a reflexão. São temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais. Em temas com esse caráter, os assuntos mais abordados são, por exemplo, a felicidade, o amor, o sucesso, o tempo, os relacionamentos, etc.
Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científicos. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois um aluno bem informado consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida acadêmica.
A primeira etapa para a criação do roteiro de um tema reflexivo é a conceituação da palavra-chave retirada do tema. Após isso, deve-se selecionar tipos de ilustrações desse conceito. A terceira e a quarta etapa são, respectivamente, as causas e as consequências. Por fim, há a necessidade de uma intervenção; diferentemente das provas do ENEM, essa solução proposta não será concreta nem materializável.
Veja:
Embora os temas reflexivos possam parecer mais pessoais, o tipo textual continua sendo o dissertativo argumentativo. Sendo assim, é importante sempre manter distância e formalidade, evitando o uso da primeira pessoa do singular para buscar o convencimento do leitor através dos argumentos.
1- (UERJ 2013) (…) Os textos IV e V apresentam posições opostas sobre a relação com o tempo: para o primeiro, tempo é dinheiro, porque deve ser empregado em produzir riqueza; para o segundo, tempo não pode ser resumido ao dinheiro, porque isso é uma brutalidade.
Com base na leitura de todos os textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema, escolha uma das duas posições e a defenda, redigindo um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
2- (UFRJ 1998) (…) Tomando os textos acima como motivação, discuta o tema proposto “Relações amorosas na atualidade“, construindo um TEXTO DISSERTATIVO.
Lembre-se de fundamentar suas afirmações com argumentos que evidenciem a coerência de seu raciocínio.
3- (FUVEST 2010) Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.
No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens.
Dentre as possibilidades de construção de imagens enumeradas acima, em negrito, escolha apenas uma, como tema de seu texto, e redija uma dissertação em prosa, lançando mão de argumentos e informações que deem consistência a seu ponto de vista.
APRENDEU TUDO SOBRE TEMAS REFLEXIVOS? AGORA DÊ UMA OLHADA NO NOSSO GABARITO ENEM 2015!