Modelo de Redação: A importância da literatura na formação infantil

Modelo de Redação: A importância da literatura na formação infantil

Sabe aquele tema de redação que nós indicamos para você na semana 10? Ele virou um modelo de redação aqui no blog, feito pela monitora Maria Carolina, para você se inspirar e comparar com a sua própria redação. > Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: A importância da literatura na formação infantil.


Ler engrandece a alma

Na obra “Dom Quixote”, do escritor Miguel de Cervantes, o personagem Alonso Quijano cultivava o prazer pela leitura e explorava sua inclinação imaginária ao projetar seus sonhos, temores e emoções para o mundo fictício. Assim como ocorre com Alonso, as crianças também usufruem da fantasia e, a partir dela, criam novas visões e questionamentos; neste contexto, a literatura contribui na construção da formação infantil. No entanto, um empecilho ao desenvolvimento dos pequenos é que nem sempre há o estimulo à leitura, ficando clara a necessidade de alterações.

Em primeiro lugar, muitas escolas não utilizam os livros literários como um recurso aliado para instigar a curiosidade e o senso crítico dos alunos. A falta de projetos pedagógicos estimulantes em sala de aula e a ausência de acompanhamento dos pais são fatores que desencorajam as crianças, em geral, a não terem o hábito da leitura, uma vez que esses pequenos não têm uma referência que os motive. Além disso, a formação cidadã do indivíduo começa desde a infância, e a literatura pode ser usada para, desde já, combater pré-conceitos, como visto nas obras de Maurício de Sousa, que utiliza seus personagens para dialogar sobre a inclusão de deficientes visuais e físicos, por exemplo.

Outra barreira que compete atenção com escritores destinados ao público infantil é a tecnologia. O problema não consiste nas novas formas de entretenimento, mas no tempo que as crianças se dedicam às redes sociais e jogos eletrônicos, fazendo com que, na maioria das vezes, não haja espaço para a leitura. Desse modo, seus interesses podem se limitar apenas às satisfações do mundo globalizado, provocando um desprendimento às indagações e ao desenvolvimento criativo fomentado pela literatura, como, ainda, o desinteresse pela convivência em grupo.

Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de instigar os pequeninos o hábito de ler, visto que a literatura é imprescindível na formação infantil. Para tal, as escolas podem promover rodas de leitura, a criação de peças teatrais baseadas nas obras lidas e a inserção de bibliotecas nas instituições engajarão os alunos ao costume de ler. Ademais, o pais também devem dar o exemplo e acompanhar a desenvoltura dos filhos. Ainda que vivamos na Era Digital, é preciso que os responsáveis organizem os períodos que seus filhos desfrutam da tecnologia para que haja tempo para a leitura. Em casa, contar histórias e ajudá-los a ler aumentarão, assim, o vínculo familiar e farão com que a literatura seja algo prazeroso e não taxado como obrigatório.

Continue estudando
Post do blog

Modelo de Redação: Os desafios no mercado de trabalho do Brasil contemporâneo

Modelo de Redação: Os desafios no mercado de trabalho do Brasil contemporâneo
artigo
Post do blog

Modelo de Redação Sobre Crise Hídrica: Os Efeitos da Escassez de Água no Século XXI

Quer conhecer mais um modelo de redação aqui no blog? Feita pela monitora Maria Carolina, você pode se inspirar e comparar com a sua própria redação. Confira então a redação sobre crise hídrica que separamos e esteja preparado caso esse tema caia em seu vestibular!
artigo