Mapa Mental: Redação Exemplar

Aprender as características de uma redação exemplar com a ajuda de um mapa mental é a melhor maneira de estudar! Confira o mapa mental abaixo e veja tudo o que a sua redação deve ter para você tirar 1000 no ENEM:

Na [quase eterna] caminhada até o ENEM, é muito comum olharmos para redações exemplares e pensarmos “nunca chegarei nisso”, não é mesmo? Mas acredite: os textos nota 1000 não servem só para desanimar os candidatos. Ler redações muito boas pode ser uma tarefa interessante nos estudos, já que as estratégias e informações utilizadas nos textos dos amigos inspiram os alunos que os leem. Nosso trabalho hoje é este: vamos ler e apontar elementos interessantes em uma redação que recebeu nota 1000 pela banca do ENEM. Seu papel é entender todo esse processo de interpretação e aplicar isso a muitos outros textos exemplares. Vamos?

Antes disso, vamos relembrar alguns pontos estruturais que precisam ficar evidentes já na primeira leitura de uma redação nota mil:

  • A introdução é o parágrafo de contextualizar o tema e apresentar um ponto de vista, uma tese em cima da discussão proposta pela banca;
  • O desenvolvimento é o espaço de convencimento. Nele, o aluno precisa apresentar ideias e fundamentá-las com o objetivo de mostrar a relevância de sua tese nessa discussão;
  • A conclusão precisa retomar a tese, parafraseando a abordagem mostrada na introdução, e apresentar propostas de intervenção detalhadas e que tentem solucionar cada um dos pontos apresentados no desenvolvimento.

Ah, não esqueça: as competências do ENEM deixam passar probleminhas pouco frequentes. Isso significa que o texto pode sim apresentar alguns errinhos ou escorregões. Não sendo frequentes, não se destacam na correção!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?