Aprenda com as tirinhas da Mafalda sobre Política e Cidadania

A Mafalda é um personagem muito comum em vestibulares não só pela sua importância de crítica social mas também pela sua atualidade. Confira nessa lista alguns conceitos de política e cidadania que são bem explorados nas tirinhas da nossa “hermana”!

1- Corrupção

Hoje, no Brasil, devido ao estereótipo do “político ladrão” percebemos a descrença do cidadão em relação à política e ao governo como um todo. Essa descrença se dá pelo fato das informações sobre o mau uso do dinheiro público, nepotismo, tráfico de influência, abuso de autoridade e de poder, entre outros.

2- Democracia

A democracia, como apresentado na tirinha, é um tipo de governo em que o povo exerce a soberania. No Brasil, nossa democracia é representativa e apresenta alguns problemas pois nenhuma representação é perfeita, visto que existe um distanciamento entre o político e o povo.

3- Tipos de governo

Os outros tipos de governos existentes são as ditaduras, absolutismo, teocracia, anarquia etc. Porém, mesmo que a democracia apresente problemas, ela é o único regime capaz de garantir as liberdades dos indivíduos, como por exemplo: de ir e vir, expressão, polícia, sexual, religiosa, entre outras.

4- Cidadania

Já a cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado, independente de sua condição social, etnia ou religião. Dessa forma, um dos principais direitos que podemos citar é: o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E um dos principais deveres do cidadão: escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores).

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Texto Literário

Confira um lindo mapa mental sobre Texto Literário e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM! 🙂
artigo
Post do blog

Vai Ter Específica: Redação – A redação para UECE – Tipo de texto, abordagem da proposta e do tema, desenvolvimento e domínio da escrita

artigo