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Aula ao Vivo: Função Exponencial

Preparado para aprender sobre Função Exponencial? 😀 Porque os professores PC Sampaio e Aleksander Matias estão mais do que preparados para te ensinar tudo sobre esse assunto! Para isso, confira os horários das aulas aqui no post e não se esqueça de baixar o material de apoio! 😀

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Matemática: Função Exponencial
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor PC Sampaio.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Aleksander Matias.

Faça download do material clicando aqui embaixo 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.

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F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.

O gráfico anterior representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13h 30min será aproximadamente de
a) 10%
b) 15%
c) 25%
d) 35%
e) 50%

 

Gabarito

1. D

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Em 1772, o astrônomo Johann Elert Bode, considerando os planetas então conhecidos, tabelou as medidas das distâncias desses planetas até o Sol.

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A partir dos dados da tabela, Bode estabeleceu a expressão a seguir, com a qual se poderia calcular, em unidades astronômicas, o valor aproximado dessas distâncias:

1

Atualmente, Netuno é o planeta para o qual n = 9, e a medida de sua distância até o Sol é igual a 30 unidades astronômicas. A diferença entre este valor e aquele calculado pela expressão de Bode é igual a d. O valor percentual de |d|, em relação a 30 unidades astronômicas, é aproximadamente igual a:
a) 29%
b) 32%
c) 35%
d) 38%

 

2. Seja 2, em que a, b e c são números reais. A imagem de f é a semirreta 3 e o gráfico de f intercepta os eixos coordenados nos pontos (1, 0) e (0, -3/4). Então, o produto abc vale
a) 4
b) 2
c) 0
d) – 2
e) – 4

 

3. A mitose é uma divisão celular, na qual uma célula duplica o seu conteúdo, dividindo-se em duas, ditas células-filhas. Cada uma destas células-filhas se divide, dando origem a outras duas, totalizando quatro células-filhas e, assim, o processo continua se repetindo sucessivamente.

Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à função que representa o processo da mitose.
mat

 

4. As matas ciliares desempenham importante papel na manutenção das nascentes e estabilidade dos solos nas áreas marginais. Com o desenvolvimento do agronegócio e o crescimento das cidades, as matas ciliares vêm sendo destruídas. Um dos métodos usados para a sua recuperação é o plantio de mudas.

O gráfico mostra o número de mudas 4 a serem plantadas no tempo t (em anos), numa determinada região.

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De acordo com os dados, o número de mudas a serem plantadas, quando t=2 anos é igual a
a) 2.137.
b) 2.150.
c) 2.250.
d) 2.437.
e) 2.500.

 

Gabarito
1. A
2. A
3. C
4. C