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dados pretos para ilustrar texto com questões de probabilidade

7 questões de Probabilidade resolvidas para arrasar no Enem

Teste seus conhecimentos sobre Probabilidade com estas 6 questões e depois confira a resposta comentada por nossos monitores.

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A probabilidade é a área da matemática que estuda a chance de um determinado evento ocorrer. O tema, presente no cotidiano das pessoas, é bastante cobrado em questões de vestibular e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

O que você precisa saber sobre probabilidade Enem?

De maneira geral, as questões que envolvem probabilidade Enem precisam ser interpretadas com cautela e atenção. Isso porque, na maioria dos casos, os enunciados dos exercícios trazem informações essenciais para a solução do problema. 

A probabilidade, sobretudo em questões do Enem, costuma estar relacionada a outros assuntos das ciências exatas, tais como:

  • Razão e proporção;
  • Análise combinatória;
  • Números decimais;
  • Porcentagem;
  • Fração.

Aproveite para conferir o mapa mental de probabilidade

Exercícios de probabilidade 

Questão 1. (Fuvest)

Uma urna contém 5 bolas brancas e 3 bolas pretas. Três bolas são retiradas ao acaso, sucessivamente, sem reposição. Determine:

A) A probabilidade de que tenham sido retiradas 2 bolas pretas e 1 bola branca.

B) A probabilidade de que tenham sido retiradas 2 bolas pretas e 1 bola branca, sabendo-se que as três bolas não são da mesma cor.

Questão 2. (Enem)

Numa escola com 1.200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras, inglês e espanhol. Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas. Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?

A) 1/2

B) 5/8

C) 1/4

D) 5/6

E) 5/14

Questão 3. (Enem)

Para analisar o desempenho de um método diagnóstico, realizam-se estudos em populações contendo pacientes sadios e doentes. Quatro situações distintas podem acontecer nesse contexto de teste:

1) Paciente TEM a doença e o resultado do teste é POSITIVO.

2) Paciente TEM a doença e o resultado do teste é NEGATIVO.

3) Paciente NÃO TEM a doença e o resultado do teste é POSITIVO.

4) Paciente NÃO TEM a doença e o resultado do teste é NEGATIVO.

Um índice de desempenho para avaliação de um teste de diagnóstico é a sensibilidade, definida como a probabilidade de o resultado do teste ser POSITIVO se o paciente estiver com a doença.

O quadro refere-se a um teste diagnóstico para a doença A, aplicado em uma amostra composta por duzentos indivíduos.

Conforme o quadro teste proposto, a sensibilidade dele é de:

A) 47,5%.

B) 85,0%.

C) 86,3%.

D) 94,4%.

E) 95,0%.

Questão 4. (Enem)

O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa.

O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido, por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido. Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta.

As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.

O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:

A) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

B) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

C) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

D) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

E) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

Questão de Lançamento de moedas

Em toda prova de vestibular que o universo já teve, pelo menos uma vez, caiu uma questão sobre probabilidade envolvendo moedas e os resultados serem cara ou coroa.

No lançamento de uma moeda, você tem duas chances de resultado, ser cara ou coroa, e a probabilidade  de cair uma das duas é sempre ½.

Lembrando que probabilidade é dada por:

ahaha

Por exemplo, se quisermos encontrar a probabilidade de resultar exatamente 2 caras e 2 coroas no lançamento de 4 moedas não viciadas, temos:

A probabilidade de sair cara num lançamento é 1/2 e a probabilidade de sair coroa também é 1/2. Então, a probabilidade de sair 2 caras e depois duas coroas é:

(1/2).(1/2).(1/2).(1/2) = 1/16

Porém, essa é apenas uma ordem, podemos ter, também, outras ordem possíveis. Essas ordens são as permutações desses 4 casos entre si, assim:

P42,2 = 4!/2!.2!

P42,2 = 4.3!/2.2

P42,2 = 3!

P42,2 = 6 permutações

(CaCaCoCo, CaCoCaCo, CaCoCoCa, CoCaCaCo, CoCaCoCa, CoCoCaCa)

Para cada uma dessas ordens distintas, há 1/16  de chance de duas caras e duas coroas.

Como a probabilidade são os casos favoráveis sobre os possíveis, temos:

P= 6.(1/16)

P= 6/16

P= 3/8

P= 0,375

P= 37,5%

Veja também a nossa lista com exercícios de Probabilidade condicional

Questão de Lançamento de Dados

Outro evento muito cobrado em probabilidade é o lançamento de dados. Sempre temos algum caso de lançamentos de dados não viciados e queremos algum tipo de probabilidade.

Lembrando que, sempre, em um lançamento de um dado de 6 lados, a probabilidade de sair alguma face é de 1/6.

Por exemplo:

Se no lançamento de um dado quisermos retirar o número 3 ou 5, temos:

Nesse caso, temos que a probabilidade de cada um desses números saírem, isoladamente, é de 1/6 cada. Caso tenhamos um 3, não sairá um 5 e caso tenhamos um 5, não sairá o 3.

Podemos analisar então que sairá o 3 ou o 5, assim teremos a união dessas probabilidades pois pode ser uma ou a outra, logo devemos considerar as duas. Assim:

P = 1/6 + 1/6 = 2/6 = 1/3

Importante (!): Perceba que o conectivo OU, em probabilidade, não é excludente, mas sim, usado para somar as probabilidades!

Sorteio de bolas de cores diferentes

Típicas questões de probabilidade são aquelas que usam bolas de cores diferentes e alguém vai retirá-las ao acaso. Esse tipo de questão é muito cobrada, na UERJ, por exemplo, e eu já perdi a conta de quantas já caíram.  Geralmente nesses casos, a questão quer descobrir o número mínimo de vezes que eu tenho que tentar até tirar uma certa quantidade de bolas de mesma cor, ou as chances de tirar uma de uma cor e outra de outra cor.

Veja essa questão, por exemplo:

(UERJ) Uma máquina contém pequenas bolas de borracha de 10 cores diferentes, sendo 10 bolas de cada cor. Ao inserir uma moeda na máquina, uma bola é expelida ao acaso. Observe a ilustração:

ahaha

a) Para garantir a retirada de 4 bolas de uma mesma cor, o menor número de moedas a serem inseridas na máquina corresponde a:

(A) 5           

(B) 13                                   

(C) 31                           

(D) 40

Solução:

Inserindo 10 moedas e supondo que todas são de cores diferentes, garantimos que a 11ª bola será de cor igual a uma das anteriores. Supondo que esse procedimento se repita, isto é, saem sempre 10 bolas de cores diferentes, é certo que após 30 bolas há 3 de cada uma das 10 cores. Logo, a 31ª moeda expelirá uma bola com uma das cores anteriores, garantindo assim 4 bolas de uma mesma cor.

OBS: É claro que pode ocorrer essa situação antes das 31 retiradas. Mas, isso não é garantido!

b) Inserindo-se 3 moedas, uma de cada vez, a probabilidade de que a máquina libere 3 bolas, sendo apenas duas delas brancas, é aproximadamente de:

 

(A) 0,008                                            (B) 0,025                                (C) 0,040                        (D) 0,072

Solução 1:

Há 10 bolas brancas (B) e 90 de cores diferentes da branca (D):

 

P(BBD) + P(BDB) + P(DBB) = ahaha

Gabarito

  1. A

Resolução da questão 1

A) P = bola preta e B = bola branca

Pode-se escolher 3 bolas ao acaso de 8.7.6 = 336 maneiras diferentes.

As ordens das bolas brancas e pretas podem ser feitas das seguintes formas: BPP, PPB e PBP = P23

3.2.5=30

90/336=15/56

B) Podem ser 2 bolas brancas e 1 preta (I) ou 2 pretas e 1 branca (II)

P(II) sabendo que as bolas não são de mesma cor é:

2. A

Resolução da questão 2

Há 1200 alunos na escola e 300 deles não falam línguas estrangeiras. Por isso, é possível inferir que 900 estudantes falam essas línguas. 

Ao somar a quantidade de alunos que falam inglês (600) com os que falam espanhol (500), há um total de 1.100. Então, ao calcular a diferença desse total com a quantidade que fala língua estrangeira, isto é, 1.100 – 900, obtém-se 200. Essa é a quantidade de alunos que falam as duas línguas mencionadas. 

Dessa forma, de 600 alunos, apenas 400 falam somente inglês, e de 500 alunos, apenas 300 falam somente espanhol.

Conforme apontado no exercício, é necessário selecionar um aluno que não fala inglês e, por isso, o espaço amostral será composto por aqueles que falam apenas espanhol ou que não falam nenhuma língua, logo, n(Ω) = 600. 

O número de casos favoráveis é a quantidade de alunos que falam apenas espanhol, então n(E) = 300. Assim, este será o cálculo da probabilidade:

p(E) = n(E)

           n(Ω)

p(E) = 300/600

p(E) = 3/6

p(E) = 1/2

3. E

Gabarito:

A sensibilidade é definida como a probabilidade de o resultado ser positivo se o paciente estiver com a doença. Assim, é possível inferir que a sensibilidade é igual ao resultado positivo dividido pelo número de pessoas com a doença. 

Por isso, é necessário observar a coluna “presente” na tabela, que mostra as pessoas que têm a doença. Neste caso, 100 pessoas possuem a enfermidade e 95 é o número de resultados positivos.

Dessa forma, o cálculo se dá:

Sensibilidade = 95 ÷ 100 = 0,95

Sensibilidade = 0,95 x 100% = 95%

4. A 

Resolução da questão 4

Neste exercício, o primeiro passo é determinar o número total de possibilidades por meio do princípio multiplicativo:

6 x 5 x 9 = 270

Na sequência, é necessário realizar uma interpretação do resultado obtido no princípio multiplicativo. 

Se cada aluno deve ter uma resposta e foram selecionados 280 alunos, entende-se que o diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há 10 alunos a mais do que a quantidade de respostas possíveis.

Resposta correta: A

Assista também o vídeo do nosso canal sobre probabilidade

 

Gostou da nossa lista de exercícios de probabilidade? Aproveite para fazer questões antigas de provas do Enem e melhore sua preparação!

Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem e continue estudando com a ajuda de nossos professores.

Comentários

Luiz Victor Saldanha Lima
Luiz Victor Saldanha Lima
14/11/2024 às 10:31

Tamo junto

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Emilem Rafaela
Emilem Rafaela
21/08/2024 às 15:27

Quero aprender probabilidade

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Descomplica
Descomplica
29/08/2024 às 15:35

Temos aulas e exercícios de probalidade na nossa plataforma, confere lá! 😉💚


Rômulo
Rômulo
09/04/2024 às 14:54

Muito bom

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Francisco Sales Araújo
Francisco Sales Araújo
04/04/2023 às 23:06

Muito bom

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