Blog Descomplica

Auditoria e compliance: como desenvolvê-los na prática?

Entenda a relação entre auditoria e compliance e saiba como aplicar essas estratégias importantes para o crescimento sustentável dos negócios!
porDescomplica| 27/10/2021

Compartilhe

Compliance que, do inglês, pode ser entendido como conformidade, tem assumido cada vez mais relevância no planejamento estratégico empresarial. Isso se deve à preocupação dos gestores em reduzir riscos (filtrados pela auditoria e compliance) ligados à adequação de processos institucionais à legislação.

Pensando nisso, e buscando demonstrar a importância de adotar esses processos na empresa, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!

pessoas apontando para ilustrações da área jurídica

O que é compliance?

Como visto, o termo faz referência à conformidade dos processos empresariais às leis, regulamentações pertinentes e aos padrões éticos assumidos pela organização

Trata-se de uma avaliação contínua desenvolvida pela empresa com o objetivo de identificar os riscos envolvidos na atividade e desenvolver programas pra saná-los e acompanhá-los. 

Sua importância, portanto, reside no fato de que organiza um sistema de controle interno que atribui maior segurança à gestão de negócios.

auditoria e compliance - calculadora, papel com números e caneta sobre a mesa

Como ele se relaciona com o processo de auditoria?

Agora que já se conhece o conceito, fica mais fácil entender a relação entre auditoria e compliance. Enquanto este estabelece procedimentos contínuos, ou seja, de ação cotidiana, a auditoria fiscaliza se as normas estabelecidas pelo programa são cumpridas.

Em outras palavras, a auditoria de compliance identifica pontualmente as falhas, irregularidades e fraudes que não foram detectadas e resolvidas pelo compliance. 

Do mesmo modo, a auditoria interna e externa analisa oportunidades de melhoria nos processos. Esta análise esporádica, por sua vez, eleva o grau de confiança na empresa e posiciona o empreendimento com grande vantagem competitiva. 

Em conjunto com a auditoria de gestão, que verifica a aplicação de recursos pelos gestores, essas ações podem ser altamente estratégicas pro crescimento do negócio.

auditoria e compliance - pessoa entregando papel e caneta para outra pessoa

Como desenvolvê-lo na prática?

Confira agora 4 etapas necessárias pra aplicar o compliance e a auditoria na empresa!

1. Avalie os riscos

Em primeiro lugar, faça o mapeamento de todos os processos internos e externos do negócio de modo a avaliar a exposição a riscos de diversas naturezas, especialmente no que se refere à corrupção e inconformidade com as normas brasileiras.

2. Crie um código de ética

A partir de então, é possível estabelecer normas de conduta que guie os profissionais em suas atividades e oriente a ação empresarial a partir de uma cultura ética.

3. Estruture procedimentos de controle

Além de orientar a conduta, também é fundamental desenhar atividades de controle pra identificar e remediar brechas existentes

É importante, nesse sentido, contar com profissionais competentes pra estruturação de procedimentos, além de canais de denúncia e processos de investigação internos.

4. Monitore os resultados

Por fim, não deixe de monitorar as práticas adotadas e o caminho da empresa em busca da conformidade. Nesse sentido,  se necessário, vale rever processos e executar auditorias internas pra adaptar as estratégias e investir nas melhores soluções. 

Sem dúvidas, a adoção da auditoria e compliance nas empresas tem deixado de ser um luxo e se tornado uma necessidade. Afinal, trata-se de uma estratégia que reflete diretamente a reputação e credibilidade do negócio no mercado.

Pra quem se interessa pelas áreas relacionadas à gestão empresarial, essa também pode ser uma excelente oportunidade de mercado pra se especializar e ocupar funções em destaque.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que faz a auditoria e a área de compliance, invista no seu futuro profissional através da Pós em Auditoria e Compliance da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica