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Auditoria e compliance: como desenvolvê-los na prática?

Entenda a relação entre auditoria e compliance e saiba como aplicar essas estratégias importantes para o crescimento sustentável dos negócios!

Atualizado em

Compliance que, do inglês, pode ser entendido como conformidade, tem assumido cada vez mais relevância no planejamento estratégico empresarial. Isso se deve à preocupação dos gestores em reduzir riscos (filtrados pela auditoria e compliance) ligados à adequação de processos institucionais à legislação.

Pensando nisso, e buscando demonstrar a importância de adotar esses processos na empresa, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!

pessoas apontando para ilustrações da área jurídica

O que é compliance?

Como visto, o termo faz referência à conformidade dos processos empresariais às leis, regulamentações pertinentes e aos padrões éticos assumidos pela organização

Trata-se de uma avaliação contínua desenvolvida pela empresa com o objetivo de identificar os riscos envolvidos na atividade e desenvolver programas pra saná-los e acompanhá-los. 

Sua importância, portanto, reside no fato de que organiza um sistema de controle interno que atribui maior segurança à gestão de negócios.

auditoria e compliance - calculadora, papel com números e caneta sobre a mesa

Como ele se relaciona com o processo de auditoria?

Agora que já se conhece o conceito, fica mais fácil entender a relação entre auditoria e compliance. Enquanto este estabelece procedimentos contínuos, ou seja, de ação cotidiana, a auditoria fiscaliza se as normas estabelecidas pelo programa são cumpridas.

Em outras palavras, a auditoria de compliance identifica pontualmente as falhas, irregularidades e fraudes que não foram detectadase resolvidas pelo compliance. 

Do mesmo modo, a auditoria interna e externa analisa oportunidades de melhoria nos processos. Esta análise esporádica, por sua vez, eleva o grau de confiança na empresa e posiciona o empreendimento com grande vantagem competitiva. 

Em conjunto com a auditoria de gestão, que verifica a aplicação de recursos pelos gestores, essas ações podem ser altamente estratégicas pro crescimento do negócio.

auditoria e compliance - pessoa entregando papel e caneta para outra pessoa

Como desenvolvê-lo na prática?

Confira agora 4 etapas necessárias pra aplicar o compliance e a auditoria na empresa!

1. Avalie os riscos

Em primeiro lugar, faça o mapeamento de todos os processos internos e externos do negócio de modo a avaliar a exposição a riscos de diversas naturezas, especialmente no que se refere à corrupção e inconformidade com as normas brasileiras.

2. Crie um código de ética

A partir de então, é possível estabelecer normas de conduta que guie os profissionais em suas atividadese oriente a ação empresarial a partir de uma cultura ética.

3. Estruture procedimentos de controle

Além de orientar a conduta, também é fundamental desenhar atividades de controle pra identificar e remediar brechas existentes

É importante, nesse sentido, contar com profissionais competentes pra estruturação de procedimentos, além de canais de denúncia e processos de investigação internos.

4. Monitore os resultados

Por fim, não deixe de monitorar as práticas adotadas e o caminho da empresa em busca da conformidade. Nesse sentido,  se necessário, vale rever processos e executar auditorias internas pra adaptar as estratégias e investir nas melhores soluções. 

Sem dúvidas, a adoção da auditoria e compliance nas empresas tem deixado de ser um luxo e se tornado uma necessidade. Afinal, trata-se de uma estratégia que reflete diretamente a reputação e credibilidade do negócio no mercado.

Pra quem se interessa pelas áreas relacionadas à gestão empresarial, essa também pode ser uma excelente oportunidade de mercado pra se especializar e ocupar funções em destaque.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que faz a auditoria e a área de compliance,invista no seu futuro profissional através da Pós em Auditoria e Compliance da Descomplica!