Compliance que, do inglês, pode ser entendido como conformidade, tem assumido cada vez mais relevância no planejamento estratégico empresarial. Isso se deve à preocupação dos gestores em reduzir riscos (filtrados pela auditoria e compliance) ligados à adequação de processos institucionais à legislação.
Pensando nisso, e buscando demonstrar a importância de adotar esses processos na empresa, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!
O que é compliance?
Como visto, o termo faz referência à conformidade dos processos empresariais às leis, regulamentações pertinentes e aos padrões éticos assumidos pela organização.
Trata-se de uma avaliação contínua desenvolvida pela empresa com o objetivo de identificar os riscos envolvidos na atividade e desenvolver programas pra saná-los e acompanhá-los.
Sua importância, portanto, reside no fato de que organiza um sistema de controle interno que atribui maior segurança à gestão de negócios.
Como ele se relaciona com o processo de auditoria?
Agora que já se conhece o conceito, fica mais fácil entender a relação entre auditoria e compliance. Enquanto este estabelece procedimentos contínuos, ou seja, de ação cotidiana, a auditoria fiscaliza se as normas estabelecidas pelo programa são cumpridas.
Em outras palavras, a auditoria de compliance identifica pontualmente as falhas, irregularidades e fraudes que não foram detectadase resolvidas pelo compliance.
Do mesmo modo, a auditoria interna e externa analisa oportunidades de melhoria nos processos. Esta análise esporádica, por sua vez, eleva o grau de confiança na empresa e posiciona o empreendimento com grande vantagem competitiva.
Em conjunto com a auditoria de gestão, que verifica a aplicação de recursos pelos gestores, essas ações podem ser altamente estratégicas pro crescimento do negócio.
Como desenvolvê-lo na prática?
Confira agora 4 etapas necessárias pra aplicar o compliance e a auditoria na empresa!
1. Avalie os riscos
Em primeiro lugar, faça o mapeamento de todos os processos internos e externos do negócio de modo a avaliar a exposição a riscos de diversas naturezas, especialmente no que se refere à corrupção e inconformidade com as normas brasileiras.
2. Crie um código de ética
A partir de então, é possível estabelecer normas de conduta que guie os profissionais em suas atividadese oriente a ação empresarial a partir de uma cultura ética.
3. Estruture procedimentos de controle
Além de orientar a conduta, também é fundamental desenhar atividades de controle pra identificar e remediar brechas existentes.
É importante, nesse sentido, contar com profissionais competentes pra estruturação de procedimentos, além de canais de denúncia e processos de investigação internos.
4. Monitore os resultados
Por fim, não deixe de monitorar as práticas adotadas e o caminho da empresa em busca da conformidade. Nesse sentido, se necessário, vale rever processos e executar auditorias internas pra adaptar as estratégias e investir nas melhores soluções.
Sem dúvidas, a adoção da auditoria e compliance nas empresas tem deixado de ser um luxo e se tornado uma necessidade. Afinal, trata-se de uma estratégia que reflete diretamente a reputação e credibilidade do negócio no mercado.
Pra quem se interessa pelas áreas relacionadas à gestão empresarial, essa também pode ser uma excelente oportunidade de mercado pra se especializar e ocupar funções em destaque.
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