• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como superar a dificuldade em Matemática no Enem

Matemática pode representar uma dor de cabeça para muitos alunos, especialmente os que não se identificam com a área de cálculos e exatas. Se você sofre com essa espécie de aversão aos números, é fundamental saber como superar a dificuldade em Matemática no Enem. 

Uma das disciplinas mais importantes para o Enem, a Matemática tem grande valor no exame e, por isso, não pode ser deixada de lado. Mesmo quem tem dificuldades nessa disciplina precisa encontrar uma forma de aprender o conteúdo e entender o que é cobrado na prova.

Acha que não vai dar conta da Matemática no Enem? Calma que a gente te ajuda! 

A seguir, selecionamos algumas dicas pra você arrasar em Matemática no Enem. Dá uma olhada!

1. Conheça as matérias mais cobradas em Matemática no Enem

Entender o conteúdo que é abordado no Enem e quais são os temas mais frequentes é indispensável para quem tem dificuldade em Matemática. Isso porque, quando você já conhece as matérias, fica muito mais difícil ser pego de surpresa com algo que não tenha estudado.

Uma dica é fazer edições anteriores das provas do Enem. Dessa forma, você vai se ambientando ao formato da prova e compreende a elaboração das questões de Matemática. Outro ponto positivo é a possibilidade de identificar assuntos que são cobrados com mais frequência.

O Descomplica tem todas as provas no Enem comentadas por nossos professores! Vale a pena explorar tudo isso!

Em geral, Matemática no Enem aborda os seguintes temas:

·      Funções;

·      Geometria Plana e Espacial;

·      Cálculo de área e volume;

·      Probabilidade, Análise Combinatória e Estatística;

·      Porcentagem e juros;

·      Progressão Aritmética e Geométrica;

·      Interpretação de dados e análise de gráficos;

·      Problemas;

·      Variáveis proporcionais.

Esses assuntos são bastante cobrados no Enem. Se você focar os estudos neles, já está bem preparado para o exame e tem mais chances de tirar uma boa nota. 

2. Crie uma rotina de estudos

Não basta saber o conteúdo mais cobrado no Enem; é preciso estudá-lo e entender bem a matéria. Por isso, uma rotina de estudos é indispensável.

Nossa dica é criar um cronograma de estudos e dedicar um horário específico para estudar Matemática para o Enem. É preciso selecionar um momento em que você realmente vai conseguir se dedicar aos estudos sem distrações, ok?

Na sequência, é hora de dividir o tempo entre as matérias que você precisa estudar, priorizando os temas mais difíceis e espinhosos. Por isso, se a Matemática é seu maior problema, deixe um tempo maior para ela. 

3. Encontre uma metodologia boa para você

Nem todo mundo aprende da mesma forma. Alguns alunos gostam de ler e escrever, ao passo que outros aprendem melhor assistindo a vídeos ou ouvindo podcasts, por exemplo.

Grupos de estudos, jogos matemáticos, aplicativos de Matemática… há muitas formas de aprender; o importante é descobrir qual funciona melhor para você.

Vale sempre manter um registro das informações importantes em Matemática, como as fórmulas, por exemplo. Você pode fazer isso em um caderno ou espalhá-las pela casa para facilitar a memorização

4. Conte com a ajuda de colegas e professores

Tem um amigo fera em Matemática? Peça ajuda a ele para entender melhor certos assuntos espinhosos! Não há problema algum em pedir ajuda e, de repente, você pode até ajudá-lo(a) em outra matéria.

Professores também estão sempre lá para ajudar. No Descomplica, nossos professores sempre trazem dicas incríveis de como estudar Matemática para o Enem, como esta aqui!

5. Faça muitos exercícios

Matemática e seus cálculos envolvem muita prática para se sair bem. Por isso, não tem jeito: a melhor forma de ficar bom nesta disciplina é fazendo exercícios. 

O ideal é fazer provas anteriores do Enem – algo útil também para conhecer melhor como o exame explora essa disciplina. Tente fazer tudo sozinho, a princípio. Depois, consulte suas anotações e exercícios feitos pelos professores em sala. 

A Matemática é um problemão para você? Com o Descomplica você passa de ano!

Prepare-se para o Enem conosco e veja como entender Matemática pode ser mais simples do que você imagina. Nossos professores são especialistas em facilitar a compressão dos estudantes!