• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como acelerar minha startup? Quais os primeiros passos?

As startups são empresas jovens, que possuem um modelo de negócios escalável, sendo assim consideradas inovadoras. 

Além de estarem super em alta, essas empresas possuem grande potencial de crescimento, independentemente do setor em que atuam. Se você chegou até aqui, com certeza deseja saber: como acelerar minha startup? Saiba mais neste artigo!

Como é caracterizada uma startup?

Seja qual for a sua área de atuação, as startups possuem certas semelhanças, características únicas que as definem. Vamos conhecer as principais:

  • Modelo de negócios: refere-se ao valor e a rentabilidade de um negócio no futuro. O desafio das startups é criar um modelo de negócios inovador e de valor.
  • Escalável e repetível: a ideia da startup é atingir um número grande de clientes, gerando lucro rápido. O termo repetível quer dizer que a empresa tem condições de entregar um mesmo produto ou serviço em escala ilimitada. 
  • Produto mínimo viável: dentro de um cenário de incertezas, é preciso trabalhar no que o cliente quer, gastando o mínimo possível. 
  • Tipos de startups: mas elas não são todas iguais? Definitivamente, não! Existem startups que vendem para outras empresas, aos consumidores finais e para aquelas que revendem para os consumidores. 

Como acelerar minha startup: passo a passo

Agora que já sabemos qual é o modelo de negócios e quais as características destas empresas, é hora de você finalmente saber: como acelerar minha startup!  

1. Não temer as mudanças

Como todo empreendedor, é preciso se adaptar às mudanças constantes do mercado e assim não temer as mudanças que precisam ser feitas.

2. Time de trabalho:

É importante contar com um time comprometido a trabalhar duro, pessoas que abraçam a ideia da empresa e entendem a importância de como acelerar minha startup.

3. Ter uma boa rede de networking e a participação de eventos

Participar de eventos de empresas acelera ainda mais o crescimento da startup e claro, melhorar a sua rede de contatos.

4. Controle de gastos

Para conseguir bons investidores para a sua startup, é muito importante ter um modelo sólido de controle de finanças, tudo o que é gasto, bem como as compras de fornecedores que são feitas.

5. Encontre soluções

Ao longo da jornada do empreendedor, vários problemas e obstáculos podem aparecer, independentemente do tamanho da empresa. Por isso, é preciso focar nas soluções e não nos problemas, tentando sempre contornar a situação da melhor maneira possível. 

Nunca pare de estudar e aprender coisas novas

A educação em qualquer área da vida é muito importante. Quando falamos sobre empresas, negócios e carreiras, costumamos pensar que tudo deve ser feito de maneira rápida, contando somente com a experiência vivida no dia a dia.

Mas, se preparar para o futuro é essencial para que o sucesso chegue na sua startup. Que tal aproveitar para dar um up na sua carreira e fazer uma graduação ou pós-graduação à distância com a Pós-Descomplica!

Quanto mais se aprende, mais conhecimento de qualidade poderá ser aplicado e o sucesso será facilmente alcançado, mostrando assim como acelerar minha startup!