Blog Descomplica

Atividades pedagógicas para educação infantil: confira algumas dicas!

Entenda a importância das atividades pedagógicas na educação infantil e saiba como planejá-las para o melhor desenvolvimento da criança!
porDescomplica| 24/06/2021

Compartilhe

Diante de um cenário tecnológico na área da Educação, pode parecer que as atividades pedagógicas perderam o seu espaço. Pelo contrário, elas ainda são fundamentais na educação infantil como ferramenta que ajuda no desenvolvimento das crianças.

Isso não quer dizer, é claro, que a tecnologia está descartada quando se trata do aprendizado dos pequenos. Por outro lado, o propósito dessas atividades é que elas sejam feitas em qualquer ambiente e circunstância.

Pensando na sua relevância pro desenvolvimento infantil, a gente separou alguns tópicos sobre as atividades pedagógicas. Não deixe de conferir!

Qual a importância das atividades pedagógicas?

atividades pedagógicas - cartas de jogo lúdico infantil espalhadas na mesa

Sem dúvidas, a primeira infância é uma fase do desenvolvimento humano cheia de potencial. Neste período, se aprimoram várias funções cognitivas e motoras que serão indispensáveis ao longo da vida.

Nesse contexto, as atividades pedagógicas assumem o papel de auxiliar e fornecer condições pra que a criança se desenvolva.

A metodologia, por exemplo, facilita o aprendizado do pequeno, melhora a sua criatividade, aprimora as relações sociais e as suas funções mentais.

Esses benefícios revelam a importância de sua promoção por todos os responsáveis pela criança, inclusive pela atuação do pedagogo.

Quais são as áreas do desenvolvimento trabalhadas?

atividades pedagógicas – crianças de costas deitadas no deck, rio ao fundo

Como visto, a aplicação de atividades pedagógicas potencializa habilidades que a criança levará por toda a sua vida. Nesse sentido, são quatro as principais áreas do desenvolvimento infantil trabalhadas:

  • cognitiva: se refere à capacidade de captar informações do ambiente, processá-las e responder a esses estímulos, desenvolvendo a mente;
  • motora: associa-se à noção sobre o próprio corpo e abrange a capacidade de ter controle sobre ele em interação com os demais;
  • socioafetiva: é a habilidade de se relacionar com os que estão ao seu redor, gerindo as emoções e entendendo as dinâmicas de comportamento;
  • linguística: por fim, se pode desenvolver as formas de se expressar por meio da linguagem, de modo a interagir melhor com o outro em vários contextos.

Como planejar as atividades pedagógicas?

atividades pedagógicas – lousa escolar com rabiscos de giz colorido

Tendo em vista a função das atividades pedagógicas, é possível notar que ela se distingue de uma mera brincadeira.

Apesar disto, a envolve como aspecto importante do crescimento da criança. Sendo assim, é preciso planejá-las tendo em vista as áreas acima citadas.

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar muito a construir tarefas pros pequenos, que vão desde pinturas até jogos de memória.

É preciso, por outro lado, ter em vista a fase de desenvolvimento do menor e ter atenção pra sua segurança. Além disso, é importante garantir o envolvimento da criança nas tarefas.

Sem dúvidas, as atividades pedagógicas têm papel central na educação infantil. Por isso, embora possam ser feitas por qualquer um, a atuação de um profissional faz toda a diferença no desenvolvimento da criança.

Dicas de atividades pedagógicas que você pode fazer com os estudantes

Abaixo, também separamos algumas dicas de atividades pedagógicas que você pode fazer com os seus estudantes pra estimular os lados afetivos e de aprendizagem.

Ah, e claro, caso você tenha alguma dica ou recomendação de atividade, ainda tem a alternativa de deixar na aba de comentários pra que outros pedagogos também possam ler.

Cartinha secreta

Nesta atividade pedagógica, cada estudante tem que fazer ao menos três cartinhas secretas.

Essas três cartinhas secretas devem contar com desenhos que mostram sobre o que eles gostam no outro aluno. O estudante pode escolher três pessoas que não sejam do seu convívio social sem dizer os nomes publicamente.

Depois de todas as cartinhas estarem prontas, ele tem que colocar na bolsa ou no meio do caderno de um outro estudante sem que ele saiba pra que seja encontrada.

E, no respectivo horário, o professor tem que fazer a liberalização dos estudantes pra que eles consigam olhar dentro dos seus materiais e consigam encontrar as cartinhas. 

O ideal é que o professor seja intermediário de todo o projeto pra garantir que nenhuma criança vai ficar sozinha. E, caso fique, é crucial que se tenha uma carta na manga como uma carta extra pra dar ao aluno. 

Já pensou que constrangedor seria apenas um dos estudantes ficar sem nenhuma carta?  Isso com toda certeza iria deixar ele muito triste. 

Caso note que alugam criança esteja excluída da sala, é crucial tentar a colocar de volta entre as pessoas da classe. 

Amigos do Zippy

O amigos do Zippy é uma dinâmica em grupo bastante antiga que era feita com os estudantes da educação básica dos anos 2000. 

Em suma, era um encontro que acontecia a cada semana na faixa de 4 horas e que abordava sobre assuntos como amizade, empatia, diversidade na escola e também o respeito a outras religiões e etnias. 

Portanto, os estudantes deveriam sentar em circulação pra debater o tema e o professor ensinar sobre o assunto, criando mais senso de empatia nos mesmo 

A cada semana se deve trazer um conteúdo que será escolhido por todo o grupo. 

Caso esteja encontrando muita divergência quanto aos temas escolhidos, pode optar por fazer a votação e abordar sobre o tema que mais for votado. 

Essa é uma forma de tentar aproximar aodna dia dos estudantes e garantir que eles irão ter uma boa comunicação entre si. 

Nestes encontros, você tem que incentivar os alunos a falarem a irem na frente da turma pra que eles comecem a perder o medo e a vergonha. 

Sinta isso! 

Essa também está na nossa lista de atividades pedagógicas que mais são feitas pelos professores. 

O estudante tem que ficar com os olhos vendados ao mesmo tempo em que precisa tocar em alguns objetivos. Sempre que o estudante tocar e sentir o cheiro de um determinado objetivo, é necessário que ele diga o que é. 

Isso vai ajudar o professor a entender se o aluno possui algum problema quanto ao tato e o olfato. Você pode testar com vários itens diferentes contanto que não sejam prejudiciais pra saúde da sua criança.

A Faculdade de Pedagogia do Descomplica, por exemplo, permite que você se aprofunde ainda mais nos processos de aprendizagem pra planejar e pôr em ação bons projetos de educação.

E aí? Curtiu o artigo? Agora que você já sabe mais sobre o tema, não deixe de investir na sua carreira e fazer sua inscrição na Faculdade Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica