A primeiro momento, um certo tipo de mudança organizacional pode causar estranheza tanto pra você, quanto pros colaboradores, mas, de fato, é algo extremamente necessário considerando nosso contexto atual.
Estamos constantemente em evolução, por isso, empresas paradas no tempo podem estar num grave risco.
O principal objetivo aqui é considerar os novos comportamentos da sociedade e, principalmente, dos consumidores. Portanto, deixar de lado uma visão que tenha se tornado obsoleta é fundamental pra sobrevivência do mercado.
Mas não apenas algo necessário, podemos encarar como uma mudança estratégica, visando tornar o negócio ainda mais competitivo. Sejam por motivações externas ou internas, devemos estar atentos ao momento de sair da zona de conforto.
Você acredita que o seu negócio está na hora de evoluir? Como a gente pode ajudar nesse processo evolucional? É sobre isso que vamos aprofundar neste texto. Vem descomplicar o assunto com a gente e entender o guia completo sobre a mudança da cultura organizacional.
O que é mudança organizacional?
Uma expressão muito importante pra introduzir esse assunto é: “Nem tudo é, tudo está”. A partir dessa consideração, você pode entender que em um mundo corporativo, nada é de fato imutável, tudo está passível de transformações.
Em outras palavras, entendemos as mudanças organizacionais como algo comum, afinal de contas, estamos constantemente em evolução. No cenário atual, na famosa era da informação, onde tudo é muito rápido, em fração de segundos, o hoje é considerado sólido.
Sendo assim, o conceito de mudança estratégica organizacional é conhecido como qualquer metamorfose da estrutura de uma empresa pra responder a uma situação interna ou externa. Isto é, seja algo positivo seja negativo, será preciso se adaptar a uma nova realidade.
Na dinâmica da “Era da Informação”, não acompanhar essas transformações torna seu negócio obsoleto. E ninguém quer ficar pra trás, certo? Nem seus consumidores deixam de acompanhar a mudança, então, porque não encarar — com bons olhos — uma nova realidade?
Entre os tipos de evoluções que podemos destacar nesse momento, temos:
- processos internos;
- estrutura organizacional;
- tarefas;
- modelos de negócio;
- profissionais;
- metodologias;
- ferramentas de trabalho;
- acompanhamento de resultados
- comportamentos;
- identidade organizacional;
- posicionamento;
- novas tecnologias;
- integração de setores, entre outros.
Em determinados momentos, é preciso aproveitar oportunidades que são consideradas bons momentos do mercado e se adaptar à realidade. Dessa forma, as empresas estarão sempre passos à frente de sua concorrência.
Em resumo, a gente não deve encarar uma mudança como algo negativo e sim, como algo positivo que fará com que a gente se torne apto a nova realidade do mercado. Entretanto, isso não quer dizer que não cause um certo receio.
Além disso, nada se transforma da noite pro dia. É preciso cautela, planejamento e, principalmente, muito acompanhamento. Mas fique tranquilo, aqui a gente vai te explicar melhor sobre esse assunto!
Qual a importância da mudança organizacional?
Como a gente já adiantou anteriormente, a mudança da cultura organizacional ocorre em momentos em que empresas se deparam com um cenário distópico. Muitas vezes, de maneira imprevisível, principalmente quando olhamos pra fatores externos.
E pra que elas não fiquem atrás dos seus concorrentes, é fundamental encarar o momento e se adequar.
Um planejamento estratégico, por exemplo, pode até mapear possíveis mudanças, mas, por exemplo, quem no início de 2020 imaginaria as fortes transformações que a pandemia causaria?
Não sei você, mas a gente não imaginou. E esse é um simples exemplo de que, todos nós, tanto a gente, quanto você, seus consumidores, concorrentes, terceiros, fornecedores, estão expostos a mudanças e precisam estar preparados.
Sendo assim, podemos concluir a transformação organizacional como algo necessário, principalmente pra garantir a sobrevivência e diferenciação no mercado. Do contrário, a gente pode não sobreviver.
E isso sempre vai ocorrer. E por esse motivo, é preciso sempre estar atento aos fatores externos e internos que possam contribuir pra essa mudança. Você sabe quais são eles e como afetam as corporações? A gente vai te explicar melhor. Anota aí!
Fatores externos
Aqui temos os fatores mais difíceis de serem controlados. Afinal de contas, tudo que é externo, dificilmente ficará inteiramente sob seu controle.
Portanto, o primeiro passo pra conseguir vencê-los, é ao menos, mapear os possíveis. Que são, por exemplo:
- concorrência;
- público-alvo;
- inovações tecnológicas;
- modificações legislativas e fiscais;
- contexto socioeconômico;
- meio ambiente
- crises de saúde, entre outros.
Ao menor sinal de um desses fatores, uma empresa deve trabalhar pra criar as melhores decisões que a levarão à mudança organizacional.
Há quem diga que fatores externos não influenciam no crescimento ou sequer nas mudanças, mas a gente acredita que a verdade sobre o assunto é justamente o contrário.
Ou seja, todos, enquanto empreendedores, precisamos analisar e permanecer em constante verificação dos fatores que nos rodeiam.
Fatores internos
Em contrapartida aos fatores externos, a gente pode encontrar os fatores internos. São aqueles oriundos da própria empresa. São mais fáceis de serem manipulados. Afinal de contas, podem estar mapeados, o que facilita na hora da transformação.
Estamos falando de:
- aumento no número de novos clientes;
- troca de liderança;
- rotatividade de funcionários;
- mudança de ferramenta;
- trocar ou adicionar um novo nicho;
- aumento ou diminuição no faturamento;
- desenvolvimento de novos produtos;
- necessidade de criar um novo departamento.
Eles são, principalmente, focados em gerar novas respostas ao mercado. Mas também podem ser identificados em situações em que as empresas precisam driblar obstáculos que surgem no percurso.
Quando ocorre a mudança organizacional?
De maneira geral, entendemos a necessidade de uma mudança quando o cenário atual não favorece o atual modelo de negócio. Isso pode ser em um momento planejado ou não.
Na grande maioria das vezes, podemos encarar como uma resposta pra uma gestão de crise, por exemplo.
Os gestores que contam com esse tipo de conhecimento em mãos, estão mais aptos a enfrentar esses momentos. Do contrário, a situação pode ficar mais complicada e impossível de administrar.
Pra entender melhor quando ocorre a mudança organizacional, podemos avaliar alguns sinais que transmitem a real necessidade de uma transformação. Você, um gestor, precisa conhecer quais são esses sintomas e reconhecê-los quando eles aparecem.
Portanto, conheça alguns dos principais gatilhos, dentre os fatores externos e internos que mencionamos anteriormente e quais são os principais passos a serem dados diante desse momento.
Novas tecnologias
As soluções tecnológicas fazem parte da rotina diária de uma empresa. Com a era da globalização e informação, constantemente elas estão expostas às novidades que podem mudar todo o modelo atual de negócio.
É justamente por esse motivo que a gente destaca esse como um dos principais sinais de que a sua empresa precisa evoluir. As tecnologias visam otimizar processos, produtos, serviços, atendimentos, entre outros tipos de tarefas.
Acompanhar quais são as tendências deve ser uma obrigatoriedade dos líderes. Quando não fazemos isso, sua concorrência apresenta grandes chances de se destacar. E você, certamente, não quer perder seus consumidores.
Portanto, saiba quando reconhecer uma necessidade de melhoria, entenda suas funcionalidades e como ela tende a agregar o seu negócio. O planejamento será essencial pra bons resultados.
Cenário econômico
Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das causas que mais levam à mudança estratégica organizacional. As condições do mercado nacional e internacional podem interferir diretamente no seu modelo de negócio.
Assim, se preparar pra enfrentar a crise é extremamente importante. Avaliar custos, frear produções e diminuir a frequência de colaboradores são estratégias utilizadas nesse momento.
Entretanto, vale ressaltar que tudo isso deve passar por um estudo de mercado, reconhecendo aquelas práticas que possam interferir positivamente no seu negócio, além é claro, de não esquecer que também há a economia interna da empresa e que esta precisa ser analisada com todo cuidado.
Comportamento do consumidor
É a mais recorrente de todas dentro do contexto da era da informação. Os consumidores estão em constante mudança e as empresas precisam acompanhar isso.
Seja pra atender uma nova demanda, encarar o novo comportamento de compra, seja pra oferecer novos canais, tudo isso pode interferir.
Empresas muito antigas com processos enraizados enfrentam grandes dificuldades pra encarar essa realidade e, muitas vezes, ficam pra trás nesse momento.
Reconhecer que seu negócio não está atendendo seu público-alvo é o primeiro passo pra esse rompimento.
Novas legislações
Outro motivo que leva a mudança da cultura organizacional é encarar as novas regras e leis que possam surgir no mercado. Aquilo que tange o seu negócio deve ser avaliado e adaptado rapidamente.
Todavia, devemos entender quais são esses impactos e saber quais as formas de adaptar sem gerar uma experiência negativa pra seus consumidores.
Por exemplo, empresas de tecnologia que deixaram pro último momento as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, sofreram muito impacto no seu dia a dia.
A Lei º 13.709/2018, mudou o modelo de vários negócios que precisaram adaptar as legislações referente a proteção de seus dados, de consumidores e fornecedores.
Situações atípicas e de saúde
É claro que não poderíamos deixar de citar um fator externo que transformou não somente empresas, mas como toda a sociedade.
A pandemia do novo coronavírus e suas medidas de contenção instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mudaram drasticamente a operacionalização de empresas.
Nesse momento, foi necessário muita cautela dos gestores e empreendedores, tanto pra garantir a sobrevivência do negócio, quanto a proteção de seus profissionais e clientes.
E o grande destaque que a gente deixa aqui: muitas mudanças necessárias podem ser irreversíveis ou perpetuar durante muito tempo.
Como os modelos de negócios que agora deixam o estilo de trabalho presencial e oferecem rotinas híbridas ou 100% dependentes do home office.
Além disso, devemos encarar a realidade de fatores ambientais, como mudanças climáticas, podendo ser naturais ou não. Por esse motivo, as empresas devem ter um plano de ação pra se adaptar a esse tipo de situação.
Quais são os tipos de mudanças organizacionais?
A gente conseguiu te explicar bem quais são os fatores e principais motivos que podem demandar uma mudança estratégica organizacional. Entretanto, como colocá-las em prática? Eis a questão!
Antes de mais nada, a gente precisa que você entenda que existem diferentes tipos de transformações. Citamos logo abaixo quais são elas.
Assim, você entenderá qual tipo devemos seguir diante de cada uma das situações mais recorrentes que expressam a necessidade de mudança. Confira!
Mudança incremental
Esse é um dos tipos de mudanças organizacionais mais comuns e que geram menos impacto quando comparadas com as demais que a gente vai te apresentar em breve.
Como seu próprio nome já diz, a ideia é incrementar, somar, adicionar algo que já ocorre atualmente na empresa, seja nos processos, na estrutura ou no modelo de negócio como um todo.
Ela pode ser implementada aos poucos na rotina diária e nem causar a visualização à primeira instância pros colaboradores e clientes. Por esse motivo, a aceitação pode ser muito mais fácil.
Adicionar uma mudança incremental à cultura da organização, necessita de menos planejamento que as demais. Entretanto, isso não significa que dispensa o acompanhamento e a necessidade de planos de ação pra que ela seja executada com eficiência.
Exemplos desse tipo são:
- inclusão ou atualização de um novo software;
- novo modelo de ponto;
- criação de uma nova rotina;
- desenvolvimento de projeto;
- entre outros.
Mudança transformacional
Esse tipo de mudança ocorre diferentemente daquela que trouxemos anteriormente. Aqui o foco não é agregar algo, mas sim, transformar o que já existe, trazendo algo novo. Seja totalmente, seja parcialmente.
Sendo uma mudança disruptiva ou não, ela visa alterar todo o ambiente organizacional. Com isso, influenciamos totalmente o cotidiano dos profissionais nele inseridos.
Nesse momento, empresas se reestruturam visando atender uma nova estratégia, envolvendo tecnologias, tendências e comportamentos sociais.
E considerando tanta transformação, a gente deve ressaltar a necessidade do planejamento. Mudanças nessas proporções, sem um controle, tendem ao fracasso. Além disso, também destacamos a possível rejeição de todos os envolvidos.
É muito comum sua utilização em grandes crises ou reposicionamento de mercado. Por isso, devem ser envolvidos todos os profissionais, que entendam como suas atividades serão impactadas diante dessa nova realidade.
Mudança evolucionária
Trata-se de uma necessidade de adaptar a novas demandas do mercado. E apesar de parecer algo estranho pelo nome, ela é mais comum do que você pensa. Tudo aquilo que não foi planejado no início do ano, a gente pode entender como uma mudança evolucionária.
O foco aqui será atingir novos objetivos pra organização, sendo implantados de maneira gradual, o que facilita a escolha dos caminhos a serem seguidos.
Além de ter como foco seu mercado, entendemos que ao enfrentar uma crise, é necessária a inclusão de planos de ação. Esses planos são evolucionários pra driblar os conflitos existentes na empresa que possam vir a prejudicar sua saúde.
Um exemplo extremamente recorrente que pode ser utilizado aqui é a criação de um novo produto ou adição de novas áreas ou profissionais visando atender a nova demanda do mercado.
Mudança revolucionária
Por fim, mas não menos importante, temos a mudança revolucionária. Bem, provavelmente você deve estar se perguntando qual a diferença dela pra anterior, certo? A gente te explica.
Consideramos esse tipo como a mais disruptiva de todas. Ela ocorre diante da necessidade de uma profunda alteração nos alicerces da empresae na sua gestão. O foco será a sobrevivência e cumprimento da missão. Portanto, essa mudança se faz imprescindível.
Seu foco, nesse momento, é conseguir levar toda a organização a:
- aumentar a receita;
- alavancar as vendas;
- reduzir custos;
- gerar mais valor aos consumidores;
- entre outros.
Como ela também afeta muito a rotina dos colaboradores, deve ser executada com muita cautela. Assim, também é possível garantir com que todos se engajem nesse objetivo em comum.
Por fim, gerar uma nova missão, visão e valor, criar uma nova identidade de marca, estão entre os tipos de mudanças revolucionárias que podemos identificar.
Qual o papel dos líderes diante das mudanças organizacionais?
Outro ponto muito importante que gostaríamos de destacar nesse momento, é a importância do papel dos profissionais nas mudanças organizacionais. Eles são os protagonistas e devem ter o papel de “vender” as transformações pra suas equipes.
Afinal de contas, uma empresa que não tem seus colaboradores como aliados, dificilmente irá conseguir gerar uma percepção positiva das mudanças aos seus clientes.
Eles também devem ser responsáveis por garantir que o processo transformacional seja feito com eficiência. Portanto, indicadores ligados ao monitoramento devem ser incluídos, entendendo qual o desempenho a empresa vem tomando e como a mudança vem sendo feita.
Caso esteja fora dos padrões esperados, é o momento dos líderes colocarem em prática os planos de ação. Seja pra retornar a situação, seja pra garantir que a engrenagem da mudança ocorra conforme o planejado.
Quais são os cases de sucesso de uma mudança organizacional?
Pra que você consiga entender melhor sobre as mudanças organizacionais, separamos alguns cases que mostram como foi o processo de transformação. Lembre-se que o planejamento e controle dos gestores são essenciais nesse momento.
Sendo assim, você identifica como esse processo demanda a necessidade de acompanhamento. Isto é, desde os momentos iniciais, que são aqueles que levam a decisão, até a garantia que a mudança ocorreu de fato e o fluxo organizacional ocorre organicamente.
Apple
Você já imaginou que a gigante no mundo da tecnologia já passou por uma grande mudança organizacional? Pois é, esse é um reflexo de que transformações são fundamentais pro crescimento de uma empresa.
Então, por esse motivo, iniciamos a lista com a Apple. A entrada de Steve Jobs como CEO da corporação em 1997 foi o pontapé inicial pra chegar no cenário que ela é hoje.
Visando aumentar a sua participação no mercado, o novo líder da empresa reestruturou toda a linha de produtos, desenvolvendo sistemas operacionais proprietários e um novo design de seus dispositivos.
Foi a partir desse momento que tivemos a origem de produtos como iPhone, iMac e o sistema operacional iOS, presente em todos os seus dispositivos. Com as mudanças estratégicas organizacionais, a empresa rapidamente se tornou líder e perpetua na posição até hoje.
Microsoft
Em 2005, a líder de computação no mundo iniciou um processo de transformação que, até então, era pouco conhecido. O foco foi implementar novas soluções e atender as principais dores dos consumidores diretos.
Colhendo bons resultados nesse processo, a Microsoft identificou a gestão de mudanças como uma grande oportunidade pra atingir bons resultados. Hoje, a empresa tem como principal foco, não a inovação dos produtos, mas sim, a solução estratégica dos problemas de seus consumidores.
Não é uma mudança disruptiva e visível a curto prazo, mas traduz o padrão de excelência que hoje é ofertado pra seus clientes.
McDonald’s
Agora vamos sair um pouco do mundo da tecnologia e ir pro setor de alimentos, mais precisamente, de fast foods. É notório que o McDonald ‘s, de um tempo pra cá vem se apresentando de maneira diferente.
O principal salto pra essa revolução foi em 2017, com o oferecimento de alimentos mais saudáveis. Ou seja, o foco foi atender um novo comportamento do mercado. Você se recorda dos tipos de mudanças? Então, aqui se encaixa perfeitamente no tipo evolucionário.
Entre as diferenciações, deixamos de utilizar hambúrgueres congelados com alto teor de sódio — elemento utilizado na conservação —, focando em carne fresca e mais saudável. Os pães e queijos também passaram por mudanças nesse sentido.
Além disso, destacamos os nuggets como sendo feitos com carne de aves sem antibióticos.
O resultado: aumento de 40% nas vendas. Mas engana-se quem pensa que essa mudança surgiu de uma hora pra outra!
Foi visualizado como os consumidores passaram a se preocupar com sua saúde, mas também, com a pressão da sociedade por eliminar a cultura nada saudável dos alimentos de fast food.
Ninguém quer ficar pra trás, isso é um fato. Dentro do ambiente corporativo, a mudança organizacional, em algum momento, será necessária.
Por esse motivo, pra tornar o processo menos doloroso pros profissionais, é fundamental estar atento aos fatores internos e externos e executar da melhor maneira, no momento correto, uma transformação.
E agora, você já sabe o que colocar em prática nesse momento. Mas a gente pode te ajudar ainda mais a entender esse tema, te apresentando os cursos livres do Descomplica. Aqui tem muito assunto que vai te ajudar no dia a dia da gestão do seu negócio. Vem conhecer!