5 logotipos de marcas famosas que vão fazer você entender os polígonos inscritos e circunscritos!
Empresas famosas geralmente utilizam geometria na criação dos seus logotipos. O que talvez você não tenha percebido é que podemos aprender muitos conceitos de polígonos inscritos e circunscritos com eles. Duvida?
Conheça agora algumas dessas empresas e as relações de lado, apótema e raio dos principais polígonos regulares: triângulo, quadrado e hexágono.

Pode acreditar!
1- Texaco
Ligando as cinco pontas da estrela obteremos um pentágono. Como ele está dentro de uma circunferência, podemos concluir que é um pentágono regular. O pentágono regular não é uma figura muito comum, mas, como todo polígono regular, ele é inscritível e circunscritível.
2- Mercedes-Benz
Ligando os vértices do logotipo da Mercedes-Benz, formamos um triângulo equilátero inscrito. Algumas relações são importantes nesse polígono: L = R√3 e A = R/2
De brinde: O centro desse logotipo é o circuncentro, baricentro, ortocentro e incentro do triângulo.
3- Estrela
Ligando os vértices da estrela, teremos os vértices de um quadrado inscrito. Eis suas relações: L = R√2 e A = R√2/2
4- Black Decker
O logo da Black Decker passou por diversas mudanças. Originalmente, era um hexágono regular, mas, mesmo que o círculo interno não esteja tangenciando a circunferência, esse exemplo ainda é válido. Porém, para fins de estudo, temos que considerar que os lados tangenciam a circunferência. As relações para hexágonos inscritos são: L = R e A = R√3/2. O da marca está circunscrito, então suas relações são: A = L√3/2 e R = A.
5- Rede Globo
O logo da globo também é apenas para fins de ilustração, uma vez que é necessário a tangência dos lados à circunferência inscrita e que os vértices estejam sobre a circunferência circunscrita. Mas é um exemplo perfeito de inscrição e circunscrição simultaneamente! 😀