Física: Movimento Retilíneo e Uniforme
Prepare o caderno, o lápis e as canetas: hoje tem aula de Física! 😀
O professor Léo Gomes vai estar te esperando para te ensinar tudo o que você precisa para garantir uma prova de Física nota 1000 no vestibular, com uma aula ao vivo de tirar o fôlego! Quer saber os horários e baixar o material de apoio da aula? Confira tudo isso aqui embaixo:
Física: Movimento Retilíneo Uniforme
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Léo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Léo Gomes.
Faça download do material da aula ao vivo! É só clicar abaixo!
MATERIAL DE AULA AO VIVO
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MU)
É o movimento em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero. Assim a mesma coincide a velocidade escalar média.
Função horária da posição
Gráficos no M.U
• Gráfico posição (S) x tempo (t). Como a função que relaciona posição com tempo no movimento uniforme (S = S0 + V . t) é uma função do primeiro grau temos nesse gráfico uma reta!
Assim podemos saber a velocidade escalar do móvel pelo gráfico, através do coeficiente angular da reta.
Obs.: Se o gráfico estiver na mesma escala o coeficiente angular é numericamente igual a tangente.
• Gráfico Velocidade (V) x tempo (t). Como no M.U. a velocidade escalar é constante no tempo, temos como gráfico uma reta horizontal.
Nos gráficos acima temos uma propriedade importante as áreas sombreadas são numericamente iguais aos correspondente DS
Exercícios:
1. Duas esferas de dimensões desprezíveis dirigem-se uma ao encontro da outra, executando movimentos retilíneos e uniformes (veja a figura). As esferas possuem velocidades cujos módulos valem 4m/s e 7m/s. A distância entre elas nos 4 segundos que antecedem a colisão é de
a) 50
b) 44
c) 28
d) 16
e) 12
2. (UFTM/2010) No momento em que irá imprimir um texto, a cabeça de impressão de uma impressora de jato de tinta parte de sua posição de descanso, iniciando o processo de vai e vem em que é capaz de imprimir linhas de um lado para outro e vice-versa. Os momentos de aceleração e desaceleração da cabeça de impressão são tão rápidos que podem ser considerados instantâneos, conforme representado no gráfico.
Uma vez que a largura de uma linha que está sendo impressa é de 16cm, o valor absoluto da velocidade da cabeça de impressão, v, em m/s, é a) 0,09. b) 0,18. c) 0,32. d) 0,64. e) 1,28.
3. Um automóvel A parte a 40 km/h, na faixa da direita, numa via de mão única. Um automóvel B, 100 m atrás de A, parte no mesmo instante, a 60 km/h, na faixa da esquerda. O tempo, em segundos, necessário para que os veículos fiquem lado a lado é
a) 18.
b) 25.
c) 20.
d) 30.
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. (UFMG/2010) Ângela e Tânia iniciam, juntas, um passeio de bicicleta em torno de uma lagoa. Neste gráfico, está registrada a distância que cada uma delas percorre, em função do tempo:
Após 30 minutos do início do percurso, Tânia avisa a Ângela, por telefone, que acaba de passar pela igreja. Com base nessas informações, são feitas duas observações:
I. Ângela passa pela igreja 10 minutos após o telefonema de Tânia.
II. Quando Ângela passa pela igreja, Tânia está 4 km à sua frente.
Considerando-se a situação descrita, é CORRETO afirmar que
a) apenas a observação I está certa.
b) apenas a observação II está certa.
c) ambas as observações estão certas.
d) nenhuma das duas observações está certa.
2. Dois ciclistas que movem-se com velocidade constante possuem funções horárias S1 =20+2t e S2=-40+3t; em relação a um mesmo referencial e com unidades do Sistema Internacional. Podese afirmar que o instante de encontro entre eles é:
a) 30 s
b) 40 s
c) 50 s
d) 60 s
e) 70 s
3. O gráfico posição x tempo abaixo, refere-se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.
Pode-se afirmar que a equação horária dos espaços para o movimento dessa partícula, com unidades no sistema internacional é:
a) s=20+10t
b) s=20+20t
c) s=20–10t
d) s=2+10t
e) s=20–40t
GABARITO
1. C
2. D
3. C