Blog Descomplica
mapa mental de calorimetria com pontos importantes da matéria

Calorimetria mapa mental: conheça algumas fórmulas da termodinâmica!

Vem ver esse mapa mental maneiro, que vai te ajudar a conferir todos os conceitos importante sobre Calorimetria!

Atualizado em

Compartilhe

O estudo do mapa mental da calorimetria pertence à área da física. Em termodinâmica, o estudo também caracteriza os fenômenos que estão relacionados com a troca de energia entre dois ou mais corpos distintos.

Sendo assim, a calorimetria considera o estudo que calcula a troca de energia térmica, ou fontes de calor entre corpos próximos. Com isso, é possível saber como manter as temperaturas em equilíbrio, qual pode ser a variação e também possíveis mudanças no estado físico.

Pra entender melhor como funciona a calorimetria, é importante entender o calor. Que na física, nada mais é do que energia térmica no trânsito. Sendo assim, quando dois corpos distintos entram em contato, acontece a troca ou transferência de calor entre eles.

Entretanto, também leva o nome de equilíbrio térmico. Mas, que nesse caso faz com que os dois corpos passem a ter a mesma temperatura. Além disso, o calor que flui é sempre do que está em maior temperatura pra quem está com menor temperatura.

O que é calorimetria?

A calorimetria é a área da física que estuda o calor. Sendo assim, o principal objetivo da área é entender todos os conceitos que envolvem as temperaturas e o calor em si, assim como suas quantidades. Pra isso, é importante conhecer todos os conceitos mais importantes.

Como mencionado, o calor é energia térmica que se transfere de um corpo pra outro. Contudo, vale ressaltar que nenhum corpo possui calor, já que a temperatura é energia em trânsito que pode ser passada de um corpo pra outro.

Existem tipos de calor diferentes, o calor sensível e o latente. O primeiro é aquele que é suficiente pra ter uma variação no próprio corpo, o que não causa nenhum tipo de mudança de estado.

Enquanto isso, o calor latente pode provocar variações de estado no corpo, entretanto não faz qualquer alteração em sua temperatura.

Pra calcular os valores do calor sensível e do calor latente, existe uma equação. Mas pra isso é preciso levar em consideração que “m” é massa, “L” é o calor latente e “Q” é a quantidade ou valor do calor. Portanto, pra calcular o valor da temperatura latente, a fórmula é:

Q = m.L

Sobre a fórmula da variação da temperatura sensível, ela fica calculada pela equação fundamental da calorimetria. Continue lendo pra saber como ela é feita.

Mapa mental de calorimetria

mapa mental de calorimetria com pontos importantes da matéria

Leia também o post sobre Temperatura e calor

Termos importantes

Calorimetria é, basicamente, a parte da Física em que é estudado a troca de calor entre os corpos. Precisamos antes entender alguns conceitos:

  • Temperatura: Temperatura é o grau de agitação das moléculas. Quanto mais agitadas, maior a temperatura;
  • Escalas Termométricas: Existem diversas formas de mensurar a temperatura, mas as 3 escalas mais comuns são: Kelvin, Celsius e Fahrenheit.

Dependendo da questão será necessário fazer a conversão de uma escala pra outra. A equação que relaciona essas escalas é:

TC = temperatura em graus Celsius

TF = temperatura em graus Fahrenheit

TK = temperatura em Kelvin.

  • Calor: é a energia trocada entre dois corpos que pode ou não acarretar em mudança da temperatura;
  • Calor Sensível: tipo de calor que provoca variação na temperatura do corpo. Calculado através da equação Q = m.c.ΔT = C.ΔT, onde m é a massa do corpo, c é o calor específico do material, C é a capacidade térmica do corpo e ΔT é a variação de temperatura. Unidade usual:cal (caloria). Unidade no SI: J (joule).
  • Capacidade Térmica: característica do corpo que determina o “quão rápido o corpo esquenta ou esfria”.
  • Calculado pela relação: C = m.c, onde m é a massa do corpo e c é o calor específico. Unidade usual: cal/ºC. Unidade no SI: J/K
  • Calor específico: característica da substância de que o material é feito. Unidade usual: cal/gºC. Unidade no SI: J/ kg.K.

Calorimetria e fórmulas

Dentro da termodinâmica, o calor sensível é calculado pra mostrar a variação de temperatura de um corpo pro outro. Alterando ou não suas dimensões durante o processo. Pra isso, a equação usada pra medir o calor sensível é:

Q = mc ΔT

Tendo Q e M o mesmo significado anterior, o “C” representa o calor específico em J/Kg.K e ΔT a variação de temperatura.

Calor específico

Em um mapa mental da calorimetria, é possível encontrar todas as fórmulas de cálculos de temperatura.

No caso do calor específico, a letra “c” indica a quantidade de calorias ou o calor específico de determinada massa. Essa é uma unidade de medida pronta, que tem valor específico.

Como é o caso da água que possui calor específico 1. Enquanto que o gelo tem o calor específico 0,5, e assim por diante. O valor é medido em cal/g°C.

Capacidade térmica

Outra grandeza que está presente na física é a capacidade térmica, que tem como objetivo ajudar a definir a quantidade de calor que o corpo deve receber ou doar. Pra entender que a temperatura varia entre 1°C ou 1,0K.

Contudo, diferente do calor específico, a capacidade térmica envolve o corpo todo e não só parte de sua composição. Por esse motivo, ela é considerada uma propriedade de substância do corpo em si.

Quando a capacidade térmica é elevada, ela ganha o nome de reservatório térmico, o que diz que ela tem a capacidade de absorver ou doar quantidades elevadas de calor.

Fluxo de calor

Também chamado de fluxo térmico, possui uma grandeza relacionada à taxa de passagem de calor, que é transmitido através de uma área. Ou seja, o fluxo de calor tem por definição o Sistema Internacional de Unidades, o J/s (Joules por segundo).

Além disso, o símbolo do fluxo é o Φ. Veja abaixo como a fórmula é representada:

Tendo “k” como condutividade térmica (W/m.K), “A” área do corpo e “e” espessura do corpo (medida em m).

Trocas de calor

Durante os estudos ou durante as provas, quando houver o termo sistema fechado, isso indica que a soma da troca de calor é nula entre os corpos. Sendo assim, ela será 0. A calorimetria resumo, precisa ser avaliada de acordo com as propriedades de cada um dos conceitos.

Sendo assim, no caso da troca de calor, a conservação de energia ou todo o calor do corpo maior, é absorvido como corpo menor. Pensando assim, a equação fica descrita da seguinte forma:

Q recebida + Q cedido = 0

Veja também o vídeo do nosso canal sobre calorimetria

Exercícios de calorimetria

Abaixo, deixamos uma lista com algumas atividades. A resposta correta vai estar em negrito!

Questão 1

Quando a água em seu estado líquido possui sua massa m = 200 g, é colocada sob uma temperatura de 30°C, junto de 150 g de gelo em um calorímetro que se encontra a 0 °C. As temperaturas se igualam até atingir um equilíbrio.

Dados os valores específicos da água de c = 1,0 cal/g . °C, e o valor latente do gelo de L = 80 cal/g, qual das opções abaixo indica a temperatura final da experiência.

  • A) 10 °C
  • B) 60 °C
  • C) 30 °C
  • D) 15 °C
  • E) 0°C

Questão 2

Os estudos revelam que o tipo de panela mais recomendada pelos especialistas pra beneficiar a saúde, as panelas de inox. Contudo, o aço inox possui baixa condutividade térmica.

Pra resolver o problema, algumas marcas passaram a usar um difusor de calor, normalmente o alumínio, pra melhorar essa condutividade e transferência de calor na parte do fundo da panela.

Sendo assim:

  • O alumínio tem condutividade térmica de = 60 cal/s.m °C
  • Enquanto que a vaporização da água chega aos = 540 caç/g
  • O calor específico da água é de = 1 cal/g °C
  • A fusão latente do gelo é de = 80 cal/g
  • E o calor específico do gelo é = 0,5 cal/g °C

Dados os dados informados, selecione todas as opções com as afirmações corretas.

  • A) o difusor depende da geometria pra liberar mais fluxo de calor, assim como o material e a diferença de temperatura entre as duas faces, superior e inferior do produto.
  • B) Um difusor com face inferior de 105 °C a face superior a 100 °C, tem fluxo de calor de 1,8 cal/s.
  • C) O fundo de uma panela acaba aquecendo a água que fica no seu interior por convecção. Responsável por envolver o transporte de matéria de um lado pro outro.
  • D) O calor recebido pela substância dentro da panela causa mudança de temperatura e de fase.

Confira também a nossa lista com exercícios de calorimetria

Conheça o cursinho de preparatório para o Enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!

Comentários

Juliana Richelli
Juliana Richelli
16/09/2016 às 15:31

Gostaria de todos os mapas mentais do plano de estudos, não consigo ver todos

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você